O SC Braga já igualou a sua segunda melhor participação da história na Liga Europa - chegou aos quartos de final em 2015/16 - e agora tem pela frente os escoceses do Rangers se quiser chegar às meias finais da prova. Os adeptos bracarenses mais esperançosos já começam a imaginar a possibilidade dos Gverreiros repetirem o feito de 2010/11, ano em que foram finalistas da Liga Europa.
Nessa equipa, que perdeu na final com o FC Porto por 1-0, estava o lateral direito Miguel Garcia, peça fundamental nesse conjunto comandado por Domingos Paciência e que esteve á conversa com o zerozero para relembrar essa partida e antever a participação do SC Braga nesta fase final.«Quando fui para Braga, as condições ao nível de estruturas, fisioterapeutas, equipas técnica,…estava ao nível dos três grandes. Estive no Sporting e era tudo praticamente idêntico. O clube estava preparado e por isso é que não foi uma surpresa aquela temporada. Campos, condições de trabalho, tudo era de grande nível. Não me surpreenderam as grandes prestações nacionais e internacionais, porque ganhou a Intertoto, do Braga», começou por dizer-nos.
Conseguimos no ano de 2010 grandes feitos: o 2º lugar no campeonato, a ida à Liga dos Campeões e, depois a final da Liga Europa. Deveu-se muito a essas condições, a estrutura e a jogadores que vinham de equipas grandes, como o Custódio, o Hugo Viana, o Sílvio – que foi para o Atlético Madrid - ou até mesmo eu. Nesse ano da final, começámos na Liga dos Campões, apanhámos o Arsenal, Shakhtar Donetsk e Partizan e fizemos nove pontos. Estivemos quase a passar para os oitavos de final, mas acabou por não acontecer. Contudo, fizemos uma grande campanha na Liga Europa, onde eliminámos o Liverpool, o Dynamo Kyiv, o Lech Poznan, o Benfica nas meias finais. Depois tivemos aquela final renhida com o FC Porto, que até podíamos ter ganho. O Mossoró falhou uma bola isolado na 2ª parte e acabámos por perder esse jogo, mas foi uma época que acho que os bracarenses ainda hoje se lembram», acrescentou.
Mas será que aquela equipa do SC Braga estava, na altura, à espera de alcançar uma final europeia? Miguel Garcia relembra o percurso na Liga dos Campeões, onde eliminaram o Celtic e o Sevilla nas pré-eliminatórias e apenas caíram na fase de grupos, onde defrontaram Arsenal, Shakhtar Donetsk e Partizan: «Podíamos ter feito melhor com o Shakhtar. Caímos para a Liga Europa e não pensávamos em finais ou meias finais, mas fomos vencendo as várias eliminatórias contra adversários teoricamente mais fortes.»
«Na altura nós já sabíamos a qualidade do FC Porto, que naquela época ganhou tudo o que havia para ganhar. Tinham excelentes jogadores, como o Falcao, Varela, Hulk,…Era uma equipa que marcava muitos golos, tinha eliminado o Villarreal, mas nós também tínhamos uma defesa muito forte, de tal modo que nos jogos da Liga Europa em casa quase não sofremos golos. O FC Porto sabia disso e sabíamos que seria sempre um resultado curto, fosse para quem fosse, mas infelizmente sofremos o golo e não conseguimos marcar», recorda.
Feito pode ser repetido
Olhando para o cenário atual, este SC Braga está a «apenas» quatro jogos - dois com o Rangers e os dois das meias finais, caso passe - de repetir o feito do SC Braga 2010/11 e chegar à final da Liga Europa. Para já, ficaram pelo caminho Estrela Vermelha, Midtjylland e Ludogorets - na fase de grupos - e ainda o Sherriff Tiraspol - no play-off de acesso aos oitavos de final - e o Monaco. Miguel Garcia acredita em nova final europeia com os Gverreiros ao barulho.
«O SC Braga este ano está um bocadinho intermitente em relação aos resultados. A nível nacional é uma equipa onde o 4º lugar é quase certo antes de começar o campeonato, porque está naquele espaço entre os três grandes e os outros todos, embora de vez em quando se consiga intrometer entre os grandes. A nível internacional está a corresponder às expectativas e a última eliminatória contra o Monaco vai de encontro ao que disse quando, na altura, eliminámos o Liverpool, Benfica,…O SC Braga está agora a apanhar adversários com mais qualidade e está a conseguir avançar. Muita gente não estava à espera que ultrapassasse o Monaco, mas conseguiu. Agora é o Rangers, que teve algumas dificuldades há uns anos, mas acho que o SC Braga tem todas as condições para ultrapassar e fazer uma campanha como em 2010/11», afirmou, de forma convicta.