placardpt
Jovem salta do banco e dá triunfo

Menino Rui Pedro acaba com o bruxedo

No futebol há coisas muito difíceis de explicar com palavras e que aconteceu este sábado no Dragão, entre FC Porto e Braga, é uma delas. Os portistas não estão bem, é certo, mas há coisas que não entram no campo desportivo. Desde penáltis falhados, a bolas falhadas na pequena área, tudo aconteceu à equipa de Nuno Espírito Santo. E quando dizemos tudo, incluímos um jovem de 18 anos saltar do banco e voltar a marcar golos nos portistas mais de 500 minutos depois.

O que fica para a história é simples. Uma vitória conquistada com um golo daquele que será o jogador mais falado  nos próximos dias: Rui Pedro. Os portistas aproximam-se o Benfica, ultrapassam o Braga, e atenção porque para a semana temos clássico entre os dois grandes de Lisboa. Rui Pedro voltou a lançar os dragões no campeonato.

Nem de penálti

André Silva falhou grande penalidade ©Global Imagens / Octavio Passos
Com duas equipas em 4x4x2, podemos dizer que o jogo começou num ritmo interessante, ainda que com muitos erros, especialmente na equipa portistas. Nuno Espírito Santo explicou que quer os laterais estejam sempre muito projetados, mas isso acaba por não servir de muito se estes só conseguem fazer cruzamentos a meio do meio-campo.

Desde riscos desnecessários na defesa, a um meio-campo que por vezes parece que desaparece no relvado, a primeira meia-hora dos portistas teve de tudo. E se NES tinha assumido que a questão dos golos é já um problema, na primeira parte ninguém o mostrou mais do que André Silva. Aos 21 estava isolado e cruzou para Jota falhar de cabeça e aos 30' não conseguiu bater Marafona novamente isolado. Nem de penálti o internacional português conseguiu...mas já lá vamos.

Demorou um pouco Óliver a entrar no jogo, mas quando entrou o FC Porto melhorou. Foi num dos poucos passe a rasgar que Óliver encontrou André Silva com espaço. O internacional português é ligeiramente puxado, ganhou uma grande penalidade e ainda uma expulsão. Só que quando as coisas estão mal, estão mesmo mal e o avançado não conseguiu marcar. 

Marafona gelou e Rui Pedro parecia Kelvin

Brahimi misturou o bom com o mau  ©Global Imagens / F‡bio Poo
Brahimi entrou ainda na primeira parte para o lugar do lesionado Ótavio, mas foi no inicio da segunda parte que trouxe alegria. Esteve perto de marcar logo abrir, mas o impeto do FC Porto foi sendo quebrado com as sucessivas perdas de tempo do guarda-redes Marafona. Foi impressionante a forma como se comportou o guarda-redes dos minhotos e podemos até chamar de feio quando um jogador profissional usa de uma arma desta forma.

Só que se Marafona perdeu muito tempo, também se fartou de defender. Parou os remates de quase todos e foi enervando o FC Porto. Os últimos 20 minutos não foram de táticas, quadros ou frases feitas. Foram de uma equipa portista pressionada, atabalhoada e com claros problemas ofensivos. Jogaram contra 10, esmagaram, mas falharam coisas que não são possíveis serem falhadas.

Quando já se misturavam os assobios com as palmas surgiu um salvador. Não foi Kelvin desta vez, mas a explosão que provcou foi semelhante à que aconteceu na temporada 2012/2013. Diogo Jota lançou o menino que, com a calma que os graúdos não tiveram, picou por cima de Marafona para quebrar o enguiço que parecia que se ia prolongar.

É tónico ideal para relançar o campeonato e, ao mesmo tempo, preparar o importante jogo de quarta-feira frente ao Leicester a contar para a Liga dos Campeões.



U Sábado, 03 Dezembro 2016 - 20:30
Estádio do Dragão
Carlos Xistra
1-0
Rui Pedro 90'
Estádio do Dragão
Lotação50 033
Medidas105 x 68 m
Inauguração2003
FaseCampeonato
JornadaJornada 12
Lances Capitais
37´
André Silva (FC Porto) falha a grande penalidade! Marafona advinha o lado e defende.
55´
GOLO INVALIDADO FC Porto
Golo invalidado a Diogo Jota, por uma suposta de Diogo Jota. Não é perceptível nas imagens.
88´
GOLO INVALIDADO FC Porto
Rui Pedro marca mas estava ligeiramente em fora de jogo. Boa decisão.
90´
+5
GOLO FC Porto!
Rui Pedro marca
Rui Pedro marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
A Chave
Nos descontos André Silva lançou Rui Pedro e o menino de 18 voltou a colocar o FC Porto na rota das vitórias.
O Árbitro
Bem a assinalar a grande penalidade e bem na expulsão. Ainda assim, continua a ser um árbitro que para muitas vezes o jogo de forma desnecessária. Vários golos anulados e todos bem. Permitiu ainda assim muito anti-jogo a Marafona.
O Melhor
Só Rui Pedro bateu Marafona
Não é normal ter dois jogadores no melhor do jogo, ainda por cima de equipas adversárias, mas não podemos ignorar o jogo que Marafona fez. Defendeu quase tudo e, ao mesmo tempo, perdeu imensos minutos. Só não contava com um menino chamado Rui Pedro que saltou do banco para lhe picar a bola nos descontos.
O Pior
André Silva
Um avançado como André Silva não pode acusar a pressão como o internacional português acusou esta noite. Nos momentos que devia rematar passou, falhou frente ao guarda-redes e até um penálti perdeu. É certo que ele corre muito e pode chegar à fase da finalização sem a devida frescura, mas neste jogo ajudou a intranquilizar a equipa.
Forma
FC Porto
2016/2017
22J
11V
9E
2D
31-9G
Braga
2016/2017
20J
10V
5E
5D
33-24G
Sabia que...by playmaker stats
Cinco jogos depois o FC Porto volta aos triunfos; a última vitória tinha sido no Dragão frente ao Club Brugge por 1-0 (André Silva)
Um mês separa a vitória frente ao Club Brugge (1-0) e o triunfo desta noite contra o SC Braga (1-0)
O FC Porto não perde há 12 jogos (6 vitórias 6 empates)
O FC Porto regressa às vitórias frente ao SC Braga; não tinha vencido os 3 últimos jogos
Depois de 3 vezes consecutivas André Silva ter oferecido a vitória ao FC Porto, agora foi a vez de Rui Pedro, ambos das escolas dos dragões
Rui Pedro fez o golo da vitória do FC Porto mais tardio de sempre no Estádio do Dragão
Golos do FC Porto aos 90'+5:
2016 RUI PEDRO (vs. Braga, Liga)
2015 Aboubakar (vs. Marítimo, Taça Liga)
Diogo Jota fez a 3.ª assistência para golo nesta temporada pelo FC Porto
Assistências em 2016/17 (FCP):
5 Otávio
3 JOTA
3 Layún
2 Herrera
2 André Silva
2 Corona
1 Depoitre
1 Brahimi
1 Maxi
1 Marcano
1 Alex Telles
Há 2 anos que um jogador tão jovem do FC Porto não marcava na estreia pelos dragões na Liga Portuguesa (2014 Rúben Neves)
A última vez que o FC Porto foi campeão e esteve a 4 pontos do líder à 12.ª jornada, foi em 1958/59 no conhecido «Campeonato de Calabote»
FC Porto recupera o 3.º lugar na Liga e aproveita a derrota do Benfica, encurtando a distância para 4 pts (há dérbi na próxima jornada)
O FC Porto sofreu 5 golos em 12 jornadas (melhor defesa da Liga); os dragões mantêm este registo há 3 épocas
Se o FC Porto não sofrer golos no próximo jogo (vs Leicester) os dragões fazem história neste século com 6 partidas sem golos sofridos
O FC Porto não sofre golos há 5 jogos consecutivos, é o melhor registo dos dragões nos últimos 21 meses!
Gomes, continua a ser o dragão mais jovem de sempre, a marcar na estreia na Liga e a oferecer a vitória (1974 V 2-1 CUF, com 17 anos)
Portistas + jovens a marcar na estreia (Liga):
Rúben N. (17A,5M)
Gomes (17A,9M)
Ângelo (17A,9M)
RUI PEDRO (18A,8M)
Diógenes (18A,11M)
Rui Pedro é o 4.º mais jovem de sempre a marcar pelo FC Porto na estreia pelo clube na Liga Portuguesa (18 anos, 8 meses e 14 dias)

Fotografias(30)

Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
FC PORTO
EMPATE
SC BRAGA

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Força Porto
2016-12-04 15h21m por petitor via mobile
E tão fácil queimar os jogadores, estou farto de ver André Silva a pressionar em todo o lado e depois não eStar na área, sinceramente prefiro o 4 3 3, e valorizar o que é nosso, andamos a valorizar jota com uma cláusula absurda e a encostar brahimi que é muito melhor. André tem de estar na área a lutar com os centrais, jc Teixeira também deve ter oportunidades.
ZA
. . .
2016-12-04 13h00m por ZanDrev9 via mobile
como é possível o clubezeco do braga , contra o porto perder tanto tempo e contra os namorados de lisboa abrem as pernas ? realmente este campeonato é um nojo , por isso é que nunca seremos um campeonato decente .
SemPalavras
2016-12-04 12h51m por 4lfredo
Sou Sportinguista, e eu gosto do André Silva e desejo-lhe um grande futuro nos clubes que passa e na seleção nacional. Neste momento como é óbvio espero que faça mais na seleção do que no Porto
V. Guimarães
2016-12-04 12h41m por 4lfredo
Agora espero que o meu 2º clube em Portugal ganhe hoje ao Chaves para igualar o Braga na 4ºposição.
JO
andre silva
2016-12-04 12h25m por joao20pedro20
nao tenho nada contra o a. silva mas ele tem de deixar de ser o menino bonito. quando ele falha teem que lhe fuder a cabeça como aos outros jogadores. Ele é bom mas tem de ter um avançado experiente ao lado dele e não um mais novo-diogo jota. Para isso era ideal o falcao e devia voltar moutinho guarin . . . . .

Rui Pedro
2016-12-04 12h14m por 4lfredo
grande golo que ele fez e foi salvar o que seria incontornável o 0-0. Vi já alguns jogos da equipa b do porto e parecia-me que é um PL goleador e com grande futuro. Faz-me lembrar um pouco o Pedro Marques do meu clube, onde espero que chegue um dia a equipa A do Sporting.
HA
EQUIPA
2016-12-04 11h21m por Halibut
1º lugar temos falta de 1 box to box intenso, que saiba pautar o jogo, que jogue e faça jogar, o oliver precisa de aumentar a sua intensidade de jogo, resistência e agressividade se quer vingar naquela posição, o resto já tem e basta melhorar mais.

2º lugar, o jota devia ser utilizado nas alas, fica muito preso junto ao andré silva, devíamos ter 2 extremos bem abertos, o brahimi puxa muito para dentro, e mesmo o corona também o faz. . .

3º lugar, falta-...ler comentário completo »
Arbitragem
2016-12-04 10h49m por klmmiranda via mobile
O bom de ver o jogo num canal de televisão estrangeiro é que os comentadores não tem palas e falam de forma imparcial . O penalty e mal marcado e a expulsão e ao contrario porque o As ja tinha amarelo e levava o segundo por simulação de resto nada a apontar a arbitragem. Mais uma vez se viu que o treinador e muito medroso. O brahimi tem de ser titular e as substituições tem de ser feitas mais cedo não quase no final do jogo.
André Silva
2016-12-04 10h40m por RAZZ
Não me parece justo que façam do miúdo o grande responsável pela ineficácia goleadora da equipa. É verdade que tem falhado algumas ocasiões de golo feito, mas não se esqueçam que o André Silva é um miúdo a quem estão a pedir para ter a estrutura mental que se exige a um finalizador duma equipa com calibre de Champions League. Como se costuma dizer, há coisas que não é para quem quer, é para quem pode. E para ser absolutamente honesto, há que ter mais paciência e menos exigência com os jov...ler comentário completo »
JAOF (problemas estruturais)
2016-12-04 10h25m por hjtc
A analise está corretíssima!
Disposição dos jogadores avançados FCP não está mal pensada. Só é mal executada.
Os avançados do Porto avançam sobre a defesa, de frente para eles, de fora para dentro ou seja os jogadores que apoiam o avançado afunilam jogo em direção baliza adversaria e estes só precisa de concentração e mt gente nessa zona. Ora, para este cenário de ataque o necessário é eficácia e sabemos que isso não abunda no FCP.
Outra coisa que devemos atentar é qu...ler comentário completo »
BA
Rui Pedro é superior ao André Silva
2016-12-04 10h01m por batuko
André Silva por mais que queiram fazer dele o menino bonito do actual FCP, ele para avançado falha muito golos, se derem as mesmas oportunidades ao Rui Pedro que deram ao André Silva, RP é melhor jogador que AS, e se fosse ele a marcar o penalty ele não falhava, AS não pode marcar penaltys aquele penalty de ontem foi muito mal marcado.

zerozero
2016-12-04 08h17m por vai_a_linha_e_cruza
E contratarem jovens que tenham cursos de jornalismo e Português, não?
É só mentalidade de tijolo e cimento.
Tanto erro numa só notícia alem de ser lamentável e ridículo é algo que não acontece quAndo OS TEXTOS SÃO REVISTOS!!!

Ás vezes, pôr o clubismo de lado e prestar atenção ao profissionalismo é o melhor a fazer. Recomendo em especial durante as entrevistas de trabalho como no mundo normal, out of Portugal
IN
FC Porto!
2016-12-04 03h00m por InvictusV
Finalmente a sorte esteve do nosso lado, finalmente conseguimos e finalmente a bola entrou. Para muitos os nossos festejos são ridículos para mim são algo mais que importante para o nosso clube, são momentos como os de hoje que definem temporadas, que nos unem e que ligam os adeptos com a equipa porque nós não tê-mos passado a melhor das fases mas eles esquecem-se disso não incluindo os que têm bom senso. Por exemplo das épocas do Quique Flores e do Camacho eles não falam, a época das seca...ler comentário completo »
DI
A Galinha ?
2016-12-04 01h36m por DISLB
Nao vi o jogo? Foi Na baliza onde O Rui Pedro marcou o golo que colocaram a galinha?kkk
Furia_canina
2016-12-04 00h42m por llIIIIDELTAlllllll
hahah 80 "
Barbaridades
2016-12-04 00h38m por Furia_canina
Li por aqui que estavam a comparar o RP com o RS.
Como se compara um jogador de 18 anos com outro de 26?
Alguem me diga se é possivel!
JO
Sou um adepto sportinguista
2016-12-04 00h38m por josericardobranco
O porto mereceu, jogou melhor, a expulsão é justa e teve a sorte que lhe faltou noutros jogos. . .

Mas agora não concordo com muitas coisas que andam aí a dizer?

Um empate no clássico é melhor para o porto? Amigos, tão se a preocupara com o clássico, para vos ajudar e tal. . . que interessa? Uma equipa "supostamente" candidata ao titulo, que fez 6 jogos fora de casa e só ganhou dois?

Primeiro, acho que deviam criticar o vosso porto e a maneira...ler comentário completo »
Gunner
2016-12-04 00h37m por WeAreUnited via mobile
Não fui propriamente apoiar ferrenhamente porque o meu clube toda a gente deve saber (tu mais que ninguém até) . Fui mais pra desfrutar e claro, torcer pelo Porto . Já o disse várias vezes que eh a equipa que mais simpatizo em Portugal .
Mas antes um Dragao como hoje, talvez pouco mais de meia casa mas todos a apoiar do que um Dragao a assobiar a torto e a direito como se vê muitas vezes .
gunner18
2016-12-04 00h31m por llIIIIDELTAlllllll
cadeiras vazias?nos nao metemos as cadeiras as cores como voces para parcerem que sao mais haha, e isso sao as de baixo que sao as que se ve na TV as de cimas estao sempre todas cheias, ja chega de azia jovem mas eu comprendo e com o farsenal com o zbording isso ja e um melao intercontinental.
Obrigado a Deus Adeptos e F. C. Porto
2016-12-04 00h15m por katanga-azoriano via mobile
Jogo muito sofrido mas com final feliz ainda bem 😊

Uma das coisas que mais gostei neste jogo foi os adeptos dos F. C. Porto a APOIAREM a EQUIPA até ao FIM e a propia equipa NUNCA DESISTIU 😉

Rui Pedro Obrigado e que sejas um exemplo para Treinador Direção e Adeptos que temos bons jogadores na formação nem sempre e preciso gastar milhões 😉 André Silva Rui Pedro Gonçalo Paciência Etc

Vamos F. C. Porto 😉
Fui ao estadio
2016-12-04 00h15m por WeAreUnited via mobile
E dou nota 20 ao Dragao . Se estivesse sempre assim, o Porto ganhava muito mais . Nota 18 ao Porto, apenas pecou na finalização . Mas aquela defesa parece que foi construída com betão .
Pros Marafonas, Bracalis etc desta vida, que vão pra 'Senhora que os deu à luz' . São a coisa mais nojenta de se ver num jogo de futebol .
___Conquistador es___
2016-12-03 23h56m por llIIIIDELTAlllllll
a 1 ponto?
gunner18
2016-12-03 23h53m por llIIIIDELTAlllllll
nao te preocupes para a semana, ja ficam -1, mas sao para esses lados, nao tarda voltam para de onde nunca deviam ter saido da luta pelo 3 lugar com o braga, e deixam a luta para os grandes.
gunner18
2016-12-03 23h47m por llIIIIDELTAlllllll
"proque?" "prposta" comes as letras tu ?
achas que algum dia o brahimi e o herrera iam do sair do porto para ir para o sporting? um clube que deve a doyen, que esta cheio de dividas onde ia arranjar dinheiro para jogadores com o valor de mercado do brahimi?. . larga a fantasia.
HA
jogo
2016-12-03 23h39m por Halibut
podíamos ter matado o jogo bem cedo se o andré silva não falhasse aquele penálti, sempre o disse desde inicio de época, o andré silva não tem estaleca para ser já o titular absoluto no Porto, precisávamos de 1 jogador com créditos firmados, estes empates entre outros jogos só me vem dar razão, além disso não temos fazia-nos falta 1 extremo que explore mais a linha, e que não parta tanto para dentro. . . corona e brahimi gostam muito de procurar zonas interiores, o jota é muito utilizado ...ler comentário completo »
12

OUTRAS NOTÍCIAS

FC Porto
Presidente do FC Porto falou sobre o central
André Villas-Boas, presidente recém-eleito do FC Porto, concedeu uma entrevista ao canal 'Now' na qual abordou vários temas da atualidade azul e branca. Um deles foi a ...