betano
    Portugal sub-21 perdeu frente à Inglaterra

    Melhorias inglórias no derradeiro exame

    Publicado em: 2025/03/24 21:45
    Atualizado em: 2025/03/27 18:55
    Melhorias inglórias no derradeiro exame

    A seleção portuguesa sub-21 mostrou claros sinais de melhoria comparativamente com o último embate. No entanto, acabou por sair derrotada frente à Inglaterra (4-2), no The Hawtorns, em mais um duelo de cariz particular, com vista à preparação para o Campeonato da Europa.

    Um erro, um pesadelo e uma resposta imponente

    Face ao empate caseiro frente à Roménia, Rui Jorge não promoveu qualquer alteração nas peças iniciais. Diogo Nascimento, Mateus Fernandes, Gustavo Sá e Pedro Santos ficaram responsáveis por servir a dupla Fábio Silva-Tiago Tomás. À frente do guardião João Carvalho, o eixo defensivo foi formado por Rodrigo Pinheiro, Eduardo Quaresma, João Muniz e Flávio Nazinho. No outro canto da sala, também estavam presentes múltiplas jovens promessas como Jarrad Branthwaite, Harvey Elliott, Jobe Bellingham e Ethan Nwaneri, inseridos no 4-3-3 de Lee Carsley.

    Todavia, os pupilos lusos não se mostraram perturbadas com as valências adversárias, pelo menos nos cinco minutos inaugurais. Movidos por uma grande vontade, os avançados dos heróis do mar criaram oportunidades interessantes para abrirem o marcador. James Beadle, porém, soube lidar tranquilamente com as ameaças. O acrescido fulgor ofensivo da seleção nacional, visível numa primeira instância, caiu por terra, após um erro grosseiro.

    Eduardo Quaresma ofereceu o ouro ao bandido aos 7', quando passou a bola a...  Hayden Hackney, que se antecipou defensivamente. Posteriormente, o camisola '6' encheu o pé e, com um remate colocado e rasteiro, seguiu para os festejos. Aos 10', o pesadelo da equipa pintada de vermelho intensificou-se. Ethan Nwaneri recebeu a bola entrelinhas e, depois de um excelente trabalho individual, fez o gosto ao pé na entrada da área. Uma bela execução do ponta de lança do Arsenal!

    Contudo, os duros golpes não afetaram a mentalidade portuguesa, que prontamente se recompuseram para contornar a difícil situação. Esta atitude positiva levou mesmo a que o défice fosse reduzido aos 22'. Mateus Fernandes, com um passe disruptivo, descobriu Rodrigo Pinheiro, que serviu Fábio Silva através de um cruzamento tenso e bem medido. O tento fez jus à exibição do avançado do Las Palmas, que esteve sempre muito irrequieto no primeiro tempo.

    Os visitantes podiam ter mesmo chegado ao empate, mas Gustavo Sá, depois de ter ganho o esférico numa zona vantajosa, atirou em direção ao poste esquerdo. Destaque para as queixas lusas no respetivo lance, na sequência de uma saída imprudente de Beadle, dentro da área. Não foi a única vez que os jogadores portugueses protestaram uma eventual grande penalidade ao longo da primeira metade...

    Mexidas não alegraram o desfecho

    Henrique Araújo, Christian Marques, João Marques, Joelson Fernandes, Francisco Chissumba, Carlos Forbs e Gonçalo Nogueira foram chamados à ação após o intervalo. As múltiplas mexidas acabaram por trazer pormenores distintos para a partida, mas a intensidade geral acabou por sofrer uma valente queda. A primeira chance clara para restabelecer a igualdade surgiu aos 68', por intermédio de João Muniz. Na sequência de um canto, o central apareceu de rompante ao primeiro poste. O cabeceamento violento passou ligeiramente ao lado.

    Os three lions, apagados durante muito tempo, foram bem mais pragmáticos e incisivos. Assim, contra a corrente do jogo, a turma da casa desferiu mais uma machadada. CJ Egan-Riley, de cabeça, encontrou Omari Hutchinson, que teve apenas de encostar para o fundo das redes, aos 76'. A maior clarividência dos ingleses na hora da finalização voltou a fazer-se sentir. Carlos Forbs, num lance de insistência, mostrou a frieza desejada para diminuir os danos, já ao cair do pano.

    Jaden Philogene, aos 89', ainda foi a tempo de fazer o quarto tento da sua formação, com um bonito remate em arco. O último prego no caixão encarnado. Recorde-se que Portugal irá estrear-se no Euro diante da França, no dia 11 de junho. Seguem-se jogos diante da Polónia e da Geórgia, agendados para 14 e 17 de junho, respetivamente.

    Veja as incidências da partida no acompanhamento feito pelo zerozero.pt.

    jogos em destaque

    U Segunda, 24 Março 2025 - 19:45
    The Hawthorns
    Iwan Griffith
    4-2
    Hayden Hackney 7'
    Ethan Nwaneri 10'
    Omari Hutchinson 76'
    Jaden Philogene 89'
    Fábio Silva 22'
    Carlos Forbs 85'

    ESTÁDIO

    The Hawthorns
    The Hawthorns
    Inglaterra
    West Bromwich
    Lotação26 500
    Medidas115x74
    Inauguração1900
    Lances Capitais
    GOLO Inglaterra!
    Hayden Hackney marca
    10´
    GOLO Inglaterra!
    Ethan Nwaneri marca
    22´
    GOLO Portugal!
    Fábio Silva marca
    76´
    GOLO Inglaterra!
    Omari Hutchinson marca
    85´
    GOLO Portugal!
    Carlos Forbs marca
    89´
    GOLO Inglaterra!
    Jaden Philogene marca
    Positivo
    Lusos não atiraram a toalha ao chão
    Lusos não atiraram a toalha ao chão
    Depois dos dois golos precoces concedidos, os visitantes não desistiram de disputar o jogo, mostrando uma mentalidade bastante positiva. Esta excelente atitude valeu um golo antes do apito para o descanso. Sinais bastante positivos no que toca ao setor ofensivo.
    Negativo
    A permeabilidade defensiva
    A permeabilidade defensiva
    Se Portugal deu notas interessantes do ponto de vista ofensivo, o mesmo não se pode dizer da vertente defensiva. Entre erros na construção e falhas posicionais, a Inglaterra acabou por anotar quatro golos em escassas aproximações. Tópico que necessita urgentemente de ser trabalhado e discutido antes do arranque do Europeu.
    Forma
    Inglaterra
    2024/2025
    12J
    9V
    1E
    2D
    48-13G
    Portugal
    2024/2025
    12J
    9V
    0E
    3D
    35-11G
    O Árbitro
    A equipa de arbitragem comandada por Iwan Griffith foi uma das notas negativas deste encontro. Aos 34', Fábio Silva caiu na área após um derrube claro de James Beadle. Aos 87', Henrique Araújo foi agarrado na zona proibida, não conseguindo corresponder ao cruzamento de Francisco Chissumba. Duas grande penalidades favoráveis a Portugal que ficaram por marcar.
    Sondagem

    RESULTADO SONDAGEM

    INGLATERRA
    EMPATE
    PORTUGAL

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Portugal
    2025-03-25 10h32m por SalgadoNevoa
    Mesmo sem as primeiras escolhas, do meio campo para a frente continuamos a ser uma equipa bastante competitiva. Agora na defesa? Meu deus. Que banalidade.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    ZY
    Sub-21
    2025-03-25 08h22m por zyxw_4321
    É uma geração bastante talentosa, só está condicionada pela existência de uma prova que impede o uso da equipa mais forte. A quantidade de Sub-21 que vai estar indisponível à conta do Mundial de Clubes é enorme. E a Inglaterra decidiu ignorar isso e convocar esse tipo de jogadores à mesma. Pode ser que se arrependam no torneio, quando tiverem de usar outros.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    zyxw_4321
    2025-03-25 10h59m por rubenferreira877
    A Inglaterra so convocou 3 jogadores que vao estar no Mundial de clubes. . . . e deles so o Harvey Elliott foi titular. . .
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Sub21
    2025-03-25 00h25m por moumu
    Vi parte de jogo e pareceu-me boa a reação aos primeiros 2 golos de desvantagem da nossa seleção, até tiveram bons momentos.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Rui [. . . ]
    2025-03-24 22h42m por Sir_jaof
    Está ideia genial de cortar as cegas todos os jogadores com contracto com equipa que vá ao Mundial de clubes. . . Brilhante!

    Grande parte deles não vai ao Mundial. . . E como já foram cortados também não vais aos Sub-21. . . a não ser que sejam chamados só para a fase final e os restantes que tem jogado agora, sejam descartados como lixo.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Mundial de Clubes
    2025-03-25 02h46m por RoazSado
    A não convocação de jogadores que alinham em clubes presentes no Mundial de Clubes não partiu do Rui Jorge, é uma imposição da FIFA, é uma estupidez e um abuso de poder, mas enfim é o que é, aliás foi por isso que o Essugo não alinhou nestes dois jogos, pois ele até fazia parte dos convocados mas assim que a transferência dele para o Chelsea foi confirmada, a FIFA comunicou á FPF que não poderia alinhar no Euro Sub-21. O Rui Jorge não anda a descartar jogadores como lixo, ele está a tent...ler comentário completo »
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Sub 21
    2025-03-24 21h59m por B1TW
    Nao é propriamente uma geracao mega talentosa no seu geral e poderao haver ate jogadores mais jovens (sub 19) a juntar-se aqui em junho, para os jogos a serio, visto que a proxima fornada tem mais qualidade. No entanto:

    - Andre Gomes tem de ser o titular na baliza. É mt melhor que os GRs chamados e joga num patamar competitivo superior.
    - Estando Tomas Araujo, em principio e se houver o minimo de consistencia nas decisoes, na seleçao A, o Chico Lamba passa a ser o c...ler comentário completo »
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    AP
    Essugo
    2025-03-24 22h15m por apsd93
    O essugo foi dispensado. Com a compra do Chelsea há a possibilidade de estar presente no mundial de clubes e passou a estar fora
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Não se aproveitam muitos jogadores
    2025-03-24 21h52m por weavilexd64
    A Inglaterra tinha claramente uma equipa melhor, e era favorita.
    Esta geração de jogadores sub-21 não tem praticamente nenhum talento acima da média, a maioria é jogador mediano que atuam em equipas medianas e muitos deles nem titulares são.

    Dá para destacar Essugo e Mateus Fernandes talvez.

    De resto uma safra fraca.

    Os sub18/Sub19 empolgam mais, o Flávio Gonçalves é um absurdo de jogador, Gabriel Silva, ponta de lança com muito potencial, Edu, Trovisco.

    Para não falar de Quenda e Mora.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Geração Sub-21
    2025-03-25 03h01m por RoazSado
    Não acho que esta geração Sub-21 seja assim tão má como dizem, a questão é que o Rui Jorge, devido às imposições da FIFA de não permitir a utilização de jogadores no Europeu Sub-21 pertencentes a clubes que irão ao Mundial de clubes, prejudica bastante a seleção nacional e se adicionarmos algumas lesões graves, como a do Tiago Santos ou do Vasco Sousa, menos opções o selecionador fica. Sem o Mundial de clubes e sem lesões, podíamos ter Samuel Soares na baliza, Tiago Santos e Martim Ferna...ler comentário completo »
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!