placardpt
    FC Porto empatou em casa contra o FC Famalicão

    Meia chama não chegou

    O FC Porto voltou a perder pontos em casa. Os dragões empataram a dois golos contra o FC Famalicão, num jogo onde a equipa da casa foi muito curta a defender na primeira parte. Melhorou no segundo tempo, mas não chegou, perante uma equipa minhota bem organizada.

    É inevitável, a equipa do FC Porto vive tempos de ansiedade. Joga debaixo de uma pressão emocional, como há muito tempo não se via, e isso reflete-se em campo.

    Os comandados de Sérgio Conceição tiveram muita dificuldade em organizar o jogo, como quase sempre fizeram, deixando o FC Famalicão confortável desde início.

    A formação de Armando Evangelista descobriu cedo como ferir os dragões. Wendell viveu uma primeira parte de terror: sem intensidade no ataque, nos duelos, em quase tudo o que fez. Aos nove minutos, Cádiz abriu o marcador, depois de um cruzamento de Puma Rodríguez pelo lado do ala esquerdo portista.

    Muita bola e pouca ligação

    O FC Porto pagou caro o preço de entrar sem a dinâmica asfixiante de outros tempos e, como tal, teve de ir atrás do jogo.

    @Catarina Morais / Kapta +

    A equipa de Sérgio Conceição soube povoar os terrenos ofensivos, mas revelou falta de rapidez e ligação entre os setores. Grujic nunca teve a capacidade de Alan Varela, assim como a relação de Jorgie Sánchez com Francisco Conceição foi uma sombra do papel entre João Mário e o irreverente extremo português.

    Os dragões melhoraram quando Pepê ganhou influência nas zonas interiores, com Francisco Conceição e Iván Jaime. A relação com o português foi mais notória e o golo portista surgiu assim. Lance individual, pela linha final, remate de ângulo apertado e uma ajuda inusitada de Zaydou Youssouf.

    O empate ajudou os portistas a ganharem confiança no jogo. A equipa de Sérgio Conceição acelerou processos, ganhou mais bolas, correu mais, mas chegar com perigo à baliza de Luiz Júnior foi um objetivo que nunca atingiu.

    A arte de defender

    Apesar do domínio durante a primeira parte, o FC Porto terminou os primeiros 45 minutos a sofrer. Sérgio Conceição deve ter ficado com os cabelos em pé, quando viu a quantidade de erros defensivos que originaram o segundo golo dos famalicenses. Gustavo Sá cruzou sem oposição, toda a defesa falhou e Cádiz marcou, solto de marcação.

    A grande maioria dos 30 mil adeptos das bancadas - tirando os aficionados do FC Famalicão - não gostou. A equipa do FC Porto foi para o balneário debaixo de um coro de assobios estrondoso.

    A imagem da segunda parte foi bem melhor: os azuis e brancos apresentaram-se com Alan Varela, Galeno e Taremi e o jogo ficou mais intenso. A equipa de Sérgio Conceição encostou o FC Famalicão à defesa, mas teve muita dificuldade em acordar o espírito do Dragão.

    O FC Famalicão foi uma muralha a defender, com Luiz Júnior a encabeçar esse papel. Com uma estrutura muito próxima, os minhotos anularam com grande mestria as investidas de Galeno e Francisco Conceição, assim como o trabalho interior de Taremi e Evanilson.

    Tentar, tentar e conseguir

    A pressão azul e branca cresceu de uma forma brutal. Sérgio Conceição reencarnou Quinito e colocou toda a carne no assador. Namaso juntou-se a Evanilson, Taremi, Pepê, Francisco Conceição e Galeno. E ainda houve Varela e Nico González a recuperar bolas numa fase de construção permatura.

    O FC Porto fez o empate, depois do FC Famalicão ter ficado com a defesa perdida. Taremi encostou, após uma arrancada de Galeno. Os últimos minutos ficaram marcados pela grande intensidade portista na procura da vitória, mas Armando Evangelista soube congelar o jogo, refrescou a equipa e as substituições quebraram o ritmo dos dragões.

    Evanilson ainda foi expulso a terminar e o FC Porto não teve capacidade de inverter o resultado. A partida terminou com empate e um novo coro de críticas dos adeptos.

    U Sábado, 13 Abril 2024 - 18:00
    Estádio do Dragão
    Gustavo Correia
    2-2
    Mehdi Taremi 82'
    Jhonder Cádiz 9' 45'
    Zaydou Youssouf 17' (p.b.)
    Estádio do Dragão
    Lotação50 033
    Medidas105 x 68 m
    Inauguração2003
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 29
    Lances Capitais
    GOLO FC Famalicão!
    Jhonder Cádiz marca
    17´
    GOLO FC Porto
    Zaydou Youssouf marca na própria baliza!
    45´
    +1
    GOLO FC Famalicão!
    Jhonder Cádiz marca
    82´
    GOLO FC Porto!
    Mehdi Taremi marca
    90´
    +3
    Cartão vermelho para Evanilson (FC Porto)
    A Chave

    Segundo golo do Famalicão

    Além de ter surgido em cima do intervalo, o golo revelou a fragilidade do FC Porto a defender durante 45 minutos. Foi fundamental para que os minhotos pudessem gerir o encontro de outra forma, na segunda parte.

    O Árbitro

    Gustavo Correia teve um jogo com muitos casos e casinhos. O árbitro mostrou-se sempre próximo dos lances e ajuizou bem quase sempre. Talvez tenha exagerado no capítulo disciplinar, marcando muitas faltas e sendo detalhista no sítio de marcar as faltas

    O Melhor
    Entrega do Famalicão

    Foi uma Alma até Almeida dos rapazes de Armando Evangelista. A equipa minhota nunca perdeu o norte do que tinha de fazer, mesmo quando foi extremamente pressionada pelo azuis-e-brancos. Notável. São três jogos sem perder, com o novo técnico.

    O Pior
    Defesa portista

    Um desastre. O setor recuado de Sérgio Conceição está a atravessar momentos de grande dificuldade e no encontro contra o Famalicão ficou bem patente nos dois golos.

    Forma
    FC Porto
    2023/2024
    45J
    29V
    5E
    11D
    85-39G
    FC Famalicão
    2023/2024
    31J
    9V
    11E
    11D
    38-40G
    Sabia que...by playmaker stats
    Foi a 6.ª derrota do FC Porto na Liga Betclic 2023/24, o pior registo das últimas 8 temporadas:
    Sérgio Conceição (2023/24)
    Julen Lopetegui, José Peseiro (2015/16)
    Há 22 anos que o FC Porto não perdia 8 pontos em 3 jornadas consecutivas na Liga Portuguesa:
    2001/02 Vitória SC [F], SC Braga [C], Santa Clara [F]
    2023/24 Estoril [F], Vitória SC [C], FC Famalicão [C]
    Há 8 anos que o FC Porto não estava 3 jornadas consecutivas sem vencer na Liga Portuguesa:
    2016/17 - 3 empates
    2023/24 - 1 empate e 2 derrotas
    O FC Porto é a equipa com mais expulsões (9) na Liga Betclic 2023/24.

    Top 5 mais expulsões nesta edição 2023/24:
    9 FC Porto
    8 FC Famalicão
    7 Chaves
    6 FC Arouca
    6 Estrela Amadora
    É o sexto jogo consecutivo em que o FC Porto não chega em vantagem ao intervalo.

    A última vez que os dragões saíram em vantagem para as 'cabines' foi em Portimão [0-1], com golo de Nico.
    Jhonder Cádiz faz o 7.º bis na carreira, o primeiro frente a um dos 'três grandes' do futebol português.

    O FC Porto já é a 2.ª maior vítima do avançado com 3 golos apontados, o extinto CD Aves foi a equipa que mais golos sofreu do avançado venezuelano (4)
    O FC Porto entrou sempre a perder nos últimos 3 jogos em casa.

    Desde a goleada no Dragão por 5-0 frente ao Benfica, que os portistas não entram a ganhar no jogo (no Porto)

    Fotografias(37)

    Liga Portugal Betclic: FC Porto x Famalicão
    Liga Portugal Betclic: FC Porto x Famalicão
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    FC PORTO
    EMPATE
    FC FAMALICÃO

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    O QUE SE PASSA COM O PLANTEL DO FC PORTO
    2024-04-16 08h26m por mario1953
    Afinal, o que se passa com a equipa profissional de futebol do FC Porto? Efetivamente não está bem. É que os adeptos, aqueles mais “antigos”, não viam uma série tão negativa, como esta, há cerca de duas décadas. Certamente o problema não está nas arbitragens, como querem fazer querer. Será que o timoneiro da equipa, Sérgio Conceição, perdeu as rédeas, na equipa? A cinco jornadas do fim da Liga Portugal Betclic, e com quinze pontos de atraso em relação ao Sporting CP, o líder, será...ler comentário completo »
    Opinião dos comentadores/an alistas
    2024-04-14 16h31m por GERRARDandRONALDINHO
    Fica por expulsar Zaydou na 2ª parte após falta sobre Nico no meio-campo.
    Famalicão fez as faltas que quis. . .
    2024-04-14 14h59m por GERRARDandRONALDINHO
    Penalty por marcar sobre o Taremi aos 54', pareceu-me.
    E muitas outras faltas e faltinhas por marcar que ajudaram o Fama a levar a água ao seu moinho.

    Zaydou(!), Sá e Cádiz em bom plano.
    Otávio (o repetente do costume), Zé Pedro e Jorgie a enterrarem forte e feio. Já se sabia que o Porto, com as baixas que tem (e tem tido muitas desde a pré-época!), ia precisar de um milagre para ganhar este jogo.
    Iván Jaime continua a ser muito pouco objetivo e prod...ler comentário completo »
    RA
    Porto
    2024-04-14 13h02m por raguar
    Pra mim os jogadores já não suportam SC. Tem jogadores que dão muito mais, mas a forma como o Sérgio atua eles já não aguentam mais.
    Ao Porto que tente ganhar a taça e que finalmente mude a direcção do clube. Algo novo, está agarrado aos tempos antigos, precisa de se modernizar.
    A identidade estará sempre aqui, e quando alinhavar vai ser outro duro osso de roer.
    Os adversários que aproveitem agora.
    AN
    Podre
    2024-04-14 09h02m por angryagain
    O clube está podre!
    Queremos mais 4 anos disto?
    Eu não!

    E a tendência é para piorar. . .
    Teremos FCP daqui a 4 anos?

    Se também não querem mais destas vergonhas, sabem bem o que fazer no dia das eleições.

    Não percebo
    2024-04-14 06h55m por Muhamad
    As críticas ao porto. . . pessoalmente acho que continuam muito genuínos e honestos, mais que nunca, aliás! Aprecio a troca argumentativa entre os candidatos à presidência, em particular a finorra ironia do principal; aprecio o cuidado e o carinho demonstrado com a família de um dos heróis do crescimento do clube; aprecio o estilo de vida frugal e honesto do terratenente da claque, e a sua alcunha fofa; adoro ver o treinador a verbalizar vezes sem conta o "espírito à porto"; cativam imenso a...ler comentário completo »
    FO
    Eu não vi o jogo
    2024-04-14 01h33m por Formiga1979
    Por isso não me posso pronunciar sobre a exibição do Porto.
    Mas, como habitualmente, sempre que as coisas correm mal, lá vem o discurso regionalista. . . agora é o de que querem tirar o norte do mapa do sucesso desportivo.
    Percebo que esse discurso tenha tido efeito nos primeiros anos de presidência do Pinto da Costa.
    No entanto, desculpem-me os regionalistas, esse discurso já está totalmente ultrapassado. O Porto é atualmente um clube de prestígio internacional e e...ler comentário completo »
    tarik
    2024-04-14 01h33m por miguelcarvalho244
    O nosso mal é sempre o mesmo, seja contra Porto ou Vizela. Só jogamos 45 minutos minimamente ao ataque. Tivemos jogos sem fazer mais que um remate à baliza o jogo todo. . . somos 8 ou 80. Depois temos meia dizia de jogos, em que na primeira parte, tal como este, as coisas podiam estar resolvidas, e na segunda parte baixar tudo para defender e mal só na nossa área. . . tem sido a nossa sina.
    Deixem-me adivinhar
    2024-04-14 01h06m por JamaicaNN
    A culpa foi novamente da arbitragem? Se jogassem mais á bola é que era
    Maus resultados e Geografia. . .
    2024-04-14 00h25m por JHendrix
    Eu percebo que os maus resultados afectem a moral da equipa, mas a geografia do treinador é inédito. Agora queixa-se que "querem tirar a região do Norte do mapa sucesso desportivo". Alguém explique ao Sérgio que a norte do Porto ainda está o Minho. Braga, Guimarães, Viana, Famalicão, Barcelos etc que nada têm a ver com os problemas e transtornos dos seus jogadores e clube.
    Se o bispo vencer as eleições na próxima época nem à Europa vão. . .
    petitor
    2024-04-14 00h23m por A_Drifter
    Na minha sincera opinião essa dos milagres é uma mentira que os portistas contam a eles próprios porque tem uma clara obsessão com uma falta de figura para adorarem como um Deus, como PDC começou a falhar essa obsessão passou a ser o SC.
    Porque se formos coerentes e honestos os anos em que o SC foi campeão.
    1º - Tinha um grande 11 apesar de não ter grande banco ainda tinha Otávio, Dalot e Soares no banco tinha um núcleo sólido de 14 jogadores.
    2º - Perdeu o campeonato ...ler comentário completo »
    Porto
    2024-04-13 23h55m por petitor
    Claramente em fim de ciclo, sou fã do SC, mas está claramente desgastado, são muitos anos a fazer milagres, vejam e comprarem e primeiro plantel quando ele não pode contratar ninguém eram só emprestados e o plantel que temos agora. Fomos vendendo mal, saídas a custo zero como Herrera, Brahimi entre outros, Vitinha que no Benfica tinha sido vendido por 100 milhões ou mais, Luiz Diaz igualmente e aqui foi vendido á pressa.

    Não posso culpar o SC por não fazer sempre milagr...ler comentário completo »
    AS
    Halibut
    2024-04-13 23h39m por asa_scouting
    concordo contigo, é preciso uma renovação muito grande do plantel.

    GR - Diogo Costa vai ser vendido porque precisamos de um grande encaixe financeiro. Cláudio Ramos é bom, mas não serve para nº2 do Porto, assim como o Samuel Portugal.

    Laterais direitos - concordo o Martim Fernandes deve ser promovido, João Mário é para vender.
    Centrais - nenhum se aproveita, o Pepe já não tem idade e o vigor de outrora, para mim, subia-se o Gabriel Brás.
    ...ler comentário completo »
    Incrível
    2024-04-13 23h20m por LuvasPretas
    Quando finalmente se acaba com a impunidade que sempre pareceu rodear esta equipa, falo de 50 anos que eu vivi enquanto espetador de futebol, acontece um descalabro. Claro que jogam e têm valor para muito mais, mas estão sem ajudas, o da claque está preso e o presidente está preso por fios finos.
    Porto
    2024-04-13 23h10m por DietmarVonKrieg
    Vamos ver os factos: fizemos um jogo absolutamente miserável. Defensivamente estivemos uma completa bandalheira. No ataque, fomos demasiado inofensivos. Se não ganhamos e se deixamos o Braguinha colar a nós, a culpa é, mais uma vez, só nossa. Há muita coisa a repensar para a próxima temporada, porque temos estado muito mal e estamos em sério risco de cair para o 5º lugar.

    Deixem adivinhar: foi o árbitro? Que queixas vamos fazer hoje? No máximo podemos falar de uma expuls...ler comentário completo »
    TA
    Famalicão
    2024-04-13 23h10m por tarik
    Não trouxemos a vitória por culpa própria. Dois golos sofridos por nanarem. Nathan pede para c@g@r e sai por favor.
    Grande JHONDER Cadiz, renovem com o homem urgentemente. É um trapalhão de primeira água mas é daqueles que depois de tantas críticas há duas temporadas tem vindo a calar muita gente e a dar pontos (já desde a temporada passada).
    Não se percebeu no final do jogo colocar o Aranda a PL, quando é claramente um desequilibrado pela esquerda.

    O Ivan J...ler comentário completo »
    HA
    Porto
    2024-04-13 23h08m por Halibut
    Esta é das piores defesas que eu me lembro, olhando para a defesa o Wendell está uns furos abaixo de jogadores como Telles, Alex Sandro ou Álvaro Pereira assim como o João Mário não tem o nível de um Maxi, Ricardo Pereira ou Bosingwa. . . Os centrais tirando o veterano Pepe são todos medianos, o Otávio ainda tem muita sopinha a comer. . . Isto é daquelas coisas cruciais, claras como a água, na próxima época espero eu que não renovem com Pepe e se comece a renovar a defesa com defesas que...ler comentário completo »
    PdC 4 Ever, na história!
    2024-04-13 22h44m por PalancaFCP
    PdC elevou a instituição FCP a um patamar internacional, como não há igual em todo território nacional e tão poucos se podem orgulhar neste mundo. Porém, todo ciclo tem um fim.

    Perdeu-se o pulso e a liderança marcante no seio do nosso Porto, que habituou-nos a ser uma marulha intransponível, esvaneceu-se. Hoje, somos nós que vivemos do passado! Lembro-me dos tempos da minha infância, esse era o argumento de todos os portistas contra os benfiquistas e sportinguistas. Hoj...ler comentário completo »
    Gasperini
    2024-04-13 21h48m por fcpinvicta
    Com a idade dele e histórico no campeonato italiano, duvido que tenha interesse de vir para o campeonato português.
    Fcpinvicta
    2024-04-13 21h44m por Minnowkr
    Acho que estás a dar só o Porto como exemplo, o Sporting tem o melhor plantel desde há uns bons anos, o Benfica o mesmo (o que não significa que seja equilibrado e/ou que esteja a ser aproveitado da melhor maneira), o Braga talvez tenha o melhor plantel de sempre, e depois os mais pequenos alguns deles este ano cresceram muito e foram sempre ossos duros de roer para os 3 grandes.
    Na minha opinião este ano, existiu um salto de qualidade na nossa liga, e isso é bom pois há mais competitividade.
    AS
    A_Drifter
    2024-04-13 21h44m por asa_scouting
    Gostava de ver o Gasperini, os italianos são ossos duros de roer, tem feito ótimas épocas com o Atlanta, mas penso, que depende do que ele fizer com o Atlanta na Liga Europa, se chegar a final, outros tubarões devem assediá-lo, deve ficar impossível de vir para o Porto, mas também o que se paga ao Sérgio Conceição, dá para pagar o Gasperini.

    Por mim, podia trazer alguns jogadores da Série A, que terminam contrato este ano, para o Porto.

    Christian Kou...ler comentário completo »
    Incrível sempre sopa. . .
    2024-04-13 21h44m por miguelcarvalho244
    Sempre primeira parte com avanço, tranquila, e depois segunda parte já foste. Toca a baixar linhas. Seja contra adversário for. Três jogos do novo treinador mas ainda se aplica a regra de meter nojo, baixar a linha e dar esperança a qualquer adversário. Seja o FCP ou até o Vizela!
    Asa scouting
    2024-04-13 21h38m por Kurika
    Mas ninguém colocou isso em causa. O que se estava a dizer é que o vencido da Taça já não tem direito a nada. Já é assim há 9 anos
    E essa notícia está incompleta porque parte do princípio que a Taça vai ser ganha por um dos 3 primeiros.
    Se for ganha pelo 5o classificado, é o 4o que vai para a Conference. Do 3o ao 5o está tudo dependente de quem ganha a Taça.
    ZY
    Asa Scouting
    2024-04-13 21h33m por zyxw4321
    Isso é para o vencedor de taça apenas. O finalista vencido não vai às competições europeias a não ser que o faça via campeonato. Já é assim pelo menos desde 2016. Hás-de reparar que esse artigo não menciona de todo o finalista vencido, dizendo que se o vencedor da Taça ficar num dos dois primeiros lugares, automaticamente a vaga da Taça passa para o 3°.
    Bater no fundo
    2024-04-13 21h33m por Blueonblue
    ainda não batemos já que ambos os candidatos suspiram pelo Serginho. . .

    Por muito menos se despediu o Victor Fernandez!!!

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    Playmaker
    Campeão recebe último já despromovido
    Sporting e GD Chaves defrontam-se este Sábado pelas 18h, em jogo a contar para a 34.ª e última Jornada, numa partida que coloca frente a frente o 1.º e o 18.º da ...