betano
    Ex-central leonino em entrevista ao zerozero

    Maurício: «Varandas era um visionário, teria sido muito melhor se tivesse sido meu presidente»

    2024/11/14 20:30
    ENVIADO ESPECIAL Diogo Vidal Silva, em Roma:

    «Gosto muito de Portugal e do Sporting. É a minha segunda casa»

    Maurício aterrou em Alvalade como um desconhecido, oriundo do segundo escalão do futebol brasileiro (Sport), foi visto, inicialmente, como o quinto central na hierarquia de Leonardo Jardim, mas rapidamente conseguiu encontrar o seu espaço e criar uma história bonita de leão ao peito.

    Numa altura de muita turbulência no Sporting - chegou no ano de transição na estrutura leonina, com Bruno de Carvalho a presidente, e após o ano do desastroso (e traumático) sétimo lugar -, o central brasileiro fez parte do grupo que conseguiu restaurar alguma estabilidade e união no seio do clube.

    Maurício
    Sporting
    Total
    52 Jogos  4616 Minutos
    2   20   0   12x
    ver mais >

    Em 2013/2014, recorde-se, o Sporting - sob o comando de Leonardo Jardim - lutou com o Benfica pelo título (terminou no segundo lugar) e efetivou o regresso à elite europeia. Duas temporadas importantes na vida do leão e na carreira de Maurício.

    Em Portugal, o central lutou contra as probabilidades, conquistou um lugar de destaque na defesa do Sporting e, folheando o passado - apesar da Taça de Portugal no currículo -, fica apenas a «mágoa» de não ter conseguido ser campeão pelos leões.

    À margem da visita do zerozero a Roma - a propósito do Lazio - FC Porto -, o nosso portal esteve à conversa com o atual jogador do North Esporte Clube e aproveitou para recordar alguns dos momentos marcantes do central no Sporting.

    Desde o primeiro contacto - e primeiro contrato - memorável com Bruno de Carvalho, ao «visionário» Varandas, Maurício deixou elogios e assumiu ter «saudades da sua segunda casa».

    «'Se quiseres assinas, se não quiseres voltas para o Brasil'»

    @Carlos Alberto Costa

    Zerozero: Saudades de Portugal/Sporting?

    Mauríco: Muitas. Gosto muito de Portugal e do Sporting. É a minha segunda casa. Identifiquei-me muito com a cultura, as pessoas - fui sempre muito bem tratado - e quando me perguntam qual o melhor país e clube onde estive, respondo de imediato: Portugal e Sporting.

    zz: E nem esteve muito tempo em Portugal.

    Maurício: Fui muito feliz no Sporting. Mas, no início, vim para ser, basicamente, o quinto defesa central. O Rojo, Dier, Semedo, Fokobo estavam todos à minha frente na hierarquia, mas, graças ao meu trabalho e dedicação na pré época consegui o meu espaço. Depois, a nível oficial, comecei como titular depois da lesão do Rojo e, a partir daí, agarrei o meu lugar no 11. Foi uma época boa para mim, mas para o clube também, que lutou pelo título e conseguiu regressar à Champions no ano seguinte, o que foi importante.

    zz: Mas acabou por não apanhar um Sporting muito estável...

    Maurício: Sim... Ainda antes de ir para Portugal, por exemplo, mandaram-me o contrato para o Brasil com umas determinadas condições. Contudo, quando cheguei a Lisboa, apercebi-me que tinha em cima da mesa um contrato diferente e que não era tão favorável para mim. Falei com o presidente [Bruno de Carvalho] que não cumpriu com o que tinham combinado e ele apenas me disse: 'Se quiseres assinas, se não quiseres voltas para o Brasil'. 

    zz: E assinou.

    Maurício: Assinei, mas ele não foi nada correto, ao não ter cumprido com a palavra. Disse logo ao presidente: 'Eu vou assinar porque confio muito no meu trabalho e podem ter a certeza que, daqui a uns anos, irão me vender por milhões'. Ele riu-se, mas no final da temporada já tinha recebido sondagens do Man United, Lazio e Marseille. Seis meses depois da primeira temporada, acabei mesmo por sair.

    [N.d.r: Maurício foi vendido pelos leões à Lazio, numa transferência na ordem dos 2.6 milhões de euros]

    zz: Como foi a relação com o presidente [Bruno de Carvalho] a partir daí?

    Maurício: Com o tempo a nossa relação melhorou. Começámos a ter melhores resultados [do ponto de vista desportivo], estava a fazer um bom trabalho e isso ajudou. Mas sou muito grato ao presidente pela oportunidade que me deu. Foi-me buscar a um clube pequeno no Brasil.

    zz: E o Varandas, estava à espera de o ver como presidente?

    Maurício: O Varandas era o nosso médico e falava muito com ele. Era muito inteligente, um visionário que percebia muito de futebol, mas para ser muito sincero não imaginava que ele um dia fosse ser presidente do clube.

    zz: O que se lembra dele em concreto?

    Maurício: Recordo-me de trocar muitas ideias com o Varandas no balneário, sobre os jogadores, o nosso plantel, tática, etc. Para mim, teria sido muito melhor se Varandas tivesse sido meu presidente. Ainda para mais tinha uma boa relação com ele. Ele gostava muito de participar, de estar no balneário, perto dos jogadores e é algo que no Brasil nós não estamos muito habituados. Os médicos distanciam-se um pouco mais. Lembro-me de pensar muitas vezes para mim: 'Nossa, o médico percebe muito de futebol.'

    zz: O Frederico Varandas vai ter de tomar uma decisão importante após a saída de Amorim. [N.d.r: a entrevista foi realizada antes de João Pereira ser oficializado nos leões]

    Maurício: Certo, mas vai tomar uma boa decisão. É um homem inteligente, que sabe negociar e certamente irá encontrar a melhor opção para o Sporting. O Amorim, ainda assim, não será fácil de substituir. Fez um trabalho incrível. Estar no Sporting tantos anos não é fácil.

    zz: Chegou a jogar contra ele.

    Maurício: Sim, e na altura dava para perceber que era um jogador muito inteligente e que tinha uma comunicação com os jogadores muito boa, sem dúvida.

    Veja as incidências da partida no acompanhamento feito pelo zerozero.pt.
    Sondagem

    RESULTADO SONDAGEM

    LAZIO
    EMPATE
    FC PORTO

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    AU
    Verdades_incove nient
    2024-11-16 10h09m por auribrancos
    Esse nome não é para andar aí a dizer. O anterior presidente fez muito mal ao clube, basta ficar por aí. VARANDAS mudou o paradigma.

    O Maurício não era assim tão mau. E foi o principal titular. Jogou Rojo e depois com Paulo Oliveira, sendo o principal central utilizado com eles

    E se fosse assim tão fraco a Lazio não o tinha ido buscar e não tinha feito lá mais de 50 jogos em ano e meio, sendo que a Lazio foi ao playoff da CL na altura que o 3o de Italia já t...ler comentário completo »
    CO
    simaoandrade199 7
    2024-11-15 21h11m por Comentadorimplacavel
    Nisso estamos de acordo. O Mauricio tentou elevar-se, nem são precisas as aspas. Bem que precisa de o fazer, fraquíssimo jogador e a realidade é essa.
    No resto nao posso concordar, seria o mesmo que dizer que por exemplo o Kokçu tinha o Chiquinho à frente dele quando chegou ao Benfica. O Kokçu veio para se assumir como titular porque o Chiquinho não era suficiente. Aqui o caso é semelhante
    Comentadorimpla cavel
    2024-11-15 17h46m por simaoandrade1997
    Como é óbvio, há que ter em conta o contexto. Claro que aquilo que ele disse também serviu para ele próprio se "elevar", por assim dizer. Mas como eu disse, na teoria, era normal que, acabado de chegar ao clube, os outros jogadores com mais tempo de casa estivessem à frente dele na hierarquia. Claro, que isto é tudo teoria, porque na prática, quase nunca é assim, como se verificou no caso do Maurício, que chegou e foi titular, bom ou mau, não interessa.
    Agora, um pouco o...ler comentário completo »
    CO
    simaoandrade199 7
    2024-11-15 17h24m por Comentadorimplacavel
    É preciso olhar para o contexto da época. É lógico que um Sporting que só tinha dinheiro para jogadores como o Mauricio (nem meio milhão custou, assim como o Slimani, Gerson Magrão e outros) tivesse que tentar ver se jogadores da formação podiam ser opção ou não.
    E se não tinha dinheiro e contratava estes jogadores é porque os responsáveis sabiam as posições onde eram precisos reforços. Ou seja, ja tinham noção que era mesmo necessario um central, como se provou pela não utilizaçã...ler comentário completo »
    Comentadorimpla cavel
    2024-11-15 15h20m por simaoandrade1997
    Não é que a afirmação dele esteja errada. Pegando no exemplo do Fokobo, se um jogador já tinha jogos na equipa principal, na teoria, em termos de hierarquia, estaria à frente de um jogador vindo da Serie B do Brasil. E o Rúben Semedo, nessa pré-época somou minutos, tenho ideia que até marcou no Troféu Cinco Violinos, frente à Fiorentina. Por isso, na teoria, não é uma afirmação descabida, na minha opinião.
    CO
    E para quê inventar?
    2024-11-15 14h14m por Comentadorimplacavel
    Só reparei agora que referiu ter à sua frente o Ruben Semedo e o Fokobo na hierarquia de centrais. O Fokobo tinha feito 2 jogos na epoca anterior (11 minutos num deles) na equipa principal e na epoca em que veio o Mauricio nem 1 jogo fez.
    O Ruben Semedo tinha feito 20 anos e subiu à equipa B nessa mesma epoca em que veio o Mauricio, tendo feito 1 jogo na equipa principal
    CO
    Mauricio
    2024-11-15 14h03m por Comentadorimplacavel
    Péssimo jogador, teve a grande sorte de ter vindo para o Sporting apenas porque o Sporting tinha acabado de ficar em 7º lugar e estava perto de falir naquela altura. Só havia dinheiro para este tipo de jogadores, assim como Gerson Magrão, Naby Sarr e por aí fora. Ainda se conseguiu descobrir um Slimani no meio da lama, já foi muito bom.

    Jogava na Série B (!!) e veio para titular do Sporting veja-se bem. Devia sim de ser agradecido pela sorte que teve
    Frederico Varandas
    2024-11-15 10h30m por Mr_Crowley
    É sem dúvida o melhor presidente dos últimos anos e, não é só pelos títulos mas por tudo o que tem feito pelo clube. Pela frente tem um desafio diferente é esperar que as decisões sejam boas.
    VE
    DanielCosta19
    2024-11-15 07h58m por Verdades_incovenient
    "Esse tal presidente" custa-te dizer Bruno de Carvalho?
    Maurício e sarr
    2024-11-15 02h07m por Maisinform
    Dupla icónica do futebol português
    Auribrancos
    2024-11-15 00h28m por DanielCosta19
    Até não, hoje em dia o sporting está muito melhor do que quando o mauricio estava cá, mas antes do mauricio vir e desse tal presidente, o sporting já nem contava po totobola e até em 7o ficou, agora se me disseres que esse tal presidente apesar de ter levantado (e muito) o clube tambem tomou decisões muito más e o clube nunca esteve tao bem como agora, concordo contigo
    AU
    Maurício
    2024-11-14 21h19m por auribrancos
    Passaste pela era mais negra da história do Sporting com aquele presidente. Mas felizmente, pelo futebol português, conseguiram dar a volta por cima. Luta a 3 é melhor, e se fosse a 10 ainda melhor

    jogos em destaque

    U Quinta, 07 Novembro 2024 - 20:00
    Stadio Olimpico
    Georgi Kabakov
    2-1
    Alessio Romagnoli 45'
    Pedro Rodríguez 90'
    Stephen Eustáquio 66'

    OUTRAS NOTÍCIAS

    CRÓNICA | <i>Leão</i> provou chocolate estragado
    Liga dos Campeões
    Crónica
    Novo desfecho negativo para o Sporting
    Arsenal, Santa Clara, Moreirense e Club Brugge. Os quatro pesadelos do Sporting atualmente. Momento de forma inexplicável para uma equipa que sofreu a quarta derrota consecutiva, agora na UEFA ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    mundial200 10-12-2024, 22:16
    slbmeireles 10-12-2024, 22:13
    O_Jaime_Pacheco 10-12-2024, 22:09
    kabsieulb 10-12-2024, 21:38
    redlegion 10-12-2024, 20:26
    redlegion 10-12-2024, 20:23
    ACastro6 10-12-2024, 20:12
    monsmagaius 10-12-2024, 19:47
    carocha2023 10-12-2024, 19:30
    JO
    JoaoSousaaa 10-12-2024, 19:30
    AU
    auribrancos 10-12-2024, 19:04
    Magico6 10-12-2024, 17:38
    VerdeRubro 10-12-2024, 17:28
    ZY
    zyxw_4321 10-12-2024, 17:15
    lmperial 10-12-2024, 17:15
    FutebolMaravilha1 10-12-2024, 17:10