placardpt
      Portugal entra a perder na qualificação

      Mau começo... bom prenúncio?

      Portugal entrou a perder na qualificação para o Mundial da Rússia, tal como tinha acontecido há dois anos frente à Albânia, na caminhada para o Europeu que foi conquistado. Sem Cristiano Ronaldo nem Renato Sanches, a turma de Fernando Santos pagou caro dois erros a meio do primeiro tempo. Quaresma, último a ser lançado, ainda conseguiu agitar o jogo, só que foi curto para evitar que o Engenheiro registasse a sua primeira derrota por Portugal em jogos a contar. Passo em falso no arranque, mas que (ainda) não é motivo para apreensão - ainda que faltem muitas coisas a esta equipa.

      Relógio suíço acertado

      Dupla surpresa
      Eram esperados João Mário e Quaresma no onze, só que surgiram Bernardo Silva e Éder, num regresso ao 4x3x3 mais clássico da seleção.
      Quem acionou o despertador foi Bernardo Silva. Uma das novidades de Fernando Santos no onze, no apoio a Éder com Nani do outro lado, foi o primeiro a ameaçar Sommer e a tentar condizer no marcador uma melhor entrada de Portugal em jogo.

      Só que o alarme serviu à equipa suíça. Sem a estrela Shaqiri (tal como Portugal se apresentou sem Cristiano Ronaldo ou Renato Sanches), o conjunto helvético demorou a perceber como canalizar o seu jogo, mas teve em Embolo a chave, já que o camisola 7, habitual referência de ataque, apareceu a deambular no terreno, deixando a frente para um Seferovic mais posicional e que prendia os dois centrais lusos.

      Essa movimentação do jovem suíço acabou por ser decisiva na forma como a Suíça se adiantou no marcador, muito porque William e Adrien não se sentiram totalmente confortáveis com o elemento estranho que foi Moutinho - não pela qualidade, mas pela falta de rotina com os dois sportinguistas, o que fazia com que muitas vezes o trio não ocupasse o espaço certo no campo, proporcionando desequilíbrios do adversário quando aparecia no último terço.

      Eficácia
      É verdade que a Suíça teve mais bola e foi mais dominadora a meio do primeiro tempo, mas foi sobretudo a eficácia a mandar: em três remates à baliza (um deles no livre que deu no primeiro golo), dois golos.
      Portugal entrou subido, depois desceu no terreno, deixou a equipa da casa crescer e ganhar confiança e acabou por se desconcentrar de forma fatal, sofrendo dois golos que complicaram, e muito, a discussão pelos primeiros pontos da qualificação.

      Ainda houve reação na reta final da primeira parte, que foi muito melhor pelo corredor esquerdo (Guerreiro e Nani) do que pelo direito (Cédric não acertou cruzamentos e Bernardo Silva eclipsou-se muito rápido). Mas sem a melhor clarividência.

      Corrida contra o tempo

      Para o segundo tempo, houve André Silva, houve também João Mário e houve ainda um regresso ao 4x4x2, já sem William no meio e com Moutinho e Adrien mais vagueantes na zona central. Só que continuava a faltar virtuosismo capaz de desmontar a boa estratégia defensiva dos helvéticos, cada vez mais confortáveis a abordar o jogo, com o relógio a favor.

      Nani cabeceou ao poste na melhor ocasião ©Getty / Julian Finney
      Portugal assumiu o jogo (só podia ser assim), só que as dificuldades em penetrar na área eram evidentes. Houve alguma melhoria na posse (muito por causa de João Mário), houve também paciência, só que o espaço fechado levou a que vários ataques terminassem com inofensiva meia-distância.

      A cartada que faltava para romper com a apatia era Quaresma, pois claro (o banco também não sugeria mais ninguém), que foi chamado em último recurso para a sua meia parte habitual. Deu o dinamismo que lhe é habitual, só que as pernas dos companheiros já não eram as mesmas e André Silva, em boa verdade, nunca conseguiu encaixar as movimentações necessárias neste sistema tático.

      U Terça, 06 Setembro 2016 - 19:45
      St. Jakob-Park
      Mateu Lahoz
      2-0
      Breel Embolo 23'
      Admir Mehmedi 30'
      St. Jakob-Park
      Lotação38 512
      Medidas105x68m
      Inauguração2001
      FaseFase de Grupos
      GrupoGrupo B
      Lances Capitais
      23´
      GOLO Suíça!
      Breel Embolo marca
      Breel Embolo marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
      30´
      GOLO Suíça!
      Admir Mehmedi marca
      Admir Mehmedi marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
      A Chave
      Minuto 30: Ainda Portugal não tinha definido bem o comportamento a ter depois de sofrido o primeiro e uma falha na zona média permitiu o contra-ataque que resultou no segundo golo, tornando tudo mais complicado.
      O Árbitro
      Mateu Lahoz nem sempre foi prático, por vezes complicou e teve um critério demasiado largo no início, que depois corrigiu. Pareceu decidir bem nos vários lances nas áreas e leva nota positiva por não ter tido influência no resultado.
      O Melhor
      Suíça compactada
      Jogar contra o campeão europeu é um tónico extra de motivação e a equipa suíça soube usar isso como motivação. Mesmo sem Shaqiri, não se resguardou e foi sobretudo sóbria na abordagem à partida. Coesa a defender, oportuna a atacar, a equipa de Petkovic justificou o triunfo com um estilo... à Portugal.
      O Pior
      Clarividência ofensiva
      Uma equipa que remata 27 vezes e só em quatro acerta na baliza não se pode considerar com bom acerto ofensiva. As tentativas foram várias, só que ficou evidente que a seleção nacional não teve a melhor clarividência no ataque. Apesar de ter melhorado com a entrada de Quaresma.
      Forma
      Suíça
      2016/2017
      Portugal
      2016/2017
      0J
      0V
      0E
      0D
      0-0G
      Sabia que...by playmaker stats
      Segunda derrota consecutiva de Portugal frente à Suíça e pelo mesmo resultado (2-0)
      Há 77 anos que Portugal não sofria 2 derrotas consecutivas frente à Suíça
      Portugal não consegue marcar um golo à Suíça há 180 minutos; é o pior registo luso em jogos frente aos helvéticos
      Em 21 jogos entre Portugal e Suíça, esta foi a 10.ª vitória dos helvéticos, que cederam 5 empates e perderam 6 vezes contra Portugal
      Ao fim de 8 jogos frente aos helvéticos, Portugal perdeu novamente frente à Suíça em qualificações (Mundial e Euro)
      Foi a 4.ª vez que a campeã europeia não venceu o 1.º jogo oficial após a conquista do título (Espanha, Dinamarca, Grécia e Portugal)
      Foi a derrota mais pesada de uma seleção Campeã da Europa após a conquista do troféu (2 golos de diferença)
      Derrotas da Campeã da Europa (1.º jogo oficial após título):
      2016 Suíça 2-0 PORTUGAL
      2004 Albânia 2-1 GRÉCIA
      1965 Rep. Irlanda 1-0 ESPANHA
      Fernando Santos perdeu pela 1.ª vez no comando da Seleção Nacional em provas oficiais
      Portugal perdeu pela 2.ª vez consecutiva o 1.º jogo da fase de qualificação (Mundial e Euro)
      Há 63 anos que Portugal não perdia por 2 vezes consecutivas o 1.º jogo de uma fase de qualificação (Mundial e Euro)
      Nas últimas 4 qualificações (Mundial e Euro), Portugal só venceu uma vez o 1.º jogo (2012 V 1-2 Luxemburgo)
      A última derrota de Portugal em provas oficiais (D 0-1 Albânia); faria amanhã dois anos (7 de setembro 2014)
      Fernando Santos no comando de Portugal (provas oficiais):
      9 vitórias, 4 empates e 1 derrota; 19 golos marcados e 10 sofridos
      Das 8 vezes que Portugal perdeu o 1.º jogo da fase de qualificação, só por uma vez chegou à fase final... Euro 2016 e foi campeão!
      Derrotas 1.º jogo (Qual. Mundial e Euro):
      2016 Qual. > Campeão
      1978 Elim.
      1968 Elim.
      1964 Elim.
      1954 Elim.
      1950 Elim.
      1938 Elim.
      1934 Elim.
      Sondagem
      RESULTADO SONDAGEM
      SUÍÇA
      EMPATE
      PORTUGAL
      Comentários (75)
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      Força Portugal!
      2016-09-07 17h36m por Sehtor
      Calma compatriotas users! Portugal vai-se levantar, há imensa qualidade já estabelecida, não esquecendo a qualidade emergente. E Ronaldo voltará, trazendo com ele o poder de fogo que faltou ontem. Portugal apurar-se-á para o Mundial.
      Força rapazes!
      AD
      Nomak21
      2016-09-07 15h03m por Adepto
      Exatamente, bem observado. . Aí é que está, é o mesmo, exigência inferior nos sub-21, não evoluiu, agora pede-se exigência top, e temos o mesmo jogador.
      Bem observado, até o SERGIO Oliveira nos sub-21 era dos melhores.
      Adepto
      2016-09-07 13h31m por Nomak
      Porque o William dos sub 21 não era mais rápido que o William de ontem.

      Porque o William dos sub 21 tinha o mesmo estilo de jogo do que o William de ontem.

      Em suma, porque William é o mesmo jogador dos sub 21 e é o mesmo jogador que teve bons desempenhos no EURO 16 e não é o jogo de ontem que vai mudar isso.
      AD
      Rajacasablanca
      2016-09-07 12h54m por Adepto
      Quem diz que BERNARDO não joga nada, das duas uma, ou és contra os jogadores do benfica ou não percebes nada de futebol. . . Creio que é a segunda.

      Pois bem, BERnardo Silva, é verdade que não esteve bem, mas NANI esteve??? WILIAM esteve??? EDER esteve???

      Vai ver os jogos do Mónaco. . .
      AD
      Nomak
      2016-09-07 12h51m por Adepto
      Que o sub-21 na altura tem a ver com o presente???
      Foi o melhor na altura e agora é justificação para o presente???
      Lembro-me que foi Considerado e até justo, como também era justo o SERGIO OLIVEIRA ou o BERNARDO SILVA (se não me engano)
      AD
      Steko
      2016-09-07 12h48m por Adepto
      Concordo totalmente. . .
      AD
      Notaartistica
      2016-09-07 12h46m por Adepto
      Suissa também era acessível.
      NO
      portugal
      2016-09-07 11h43m por notaartistica
      a perder ainda bem que foi agora, logo apos ter vencido o euro para trazer a equipa para a terra. o facto de ser o campeão em titulo não quer dizer que os jogos estão ganhos á partida. aconteceu o que já era previsível, a suiça a aproveitar os excelentes laterais que tem, dai Portugal ter entrado em 433 para em teoria mante-los mais presos (não resultou) e com o meio campo com liberdade fizeram o jogo deles. Portugal "so" tinha que fazer 2 coisas para ficar por cima, travar os laterais e ...ler comentário completo »
      Incrível. . . .
      2016-09-07 11h04m por jpar
      Alguns jogadores da seleção jogaram a paço. . . . . e as marcações eram feitas à zona. . . mas por largo. . . .
      Aquela jogada do 2º golo é uma vergonha. . . . . . parece futebol amador. . . . . ninguém mata o contra ataque. . . só a acompanhar o portador da bola. . . . . então aquele wiliam foi vergonhoso. . . . .
      A postura do wiliam em toda a jogada do 2º foi de uma apatia total. . . parecia que estava a fazer um frete em campo. . . . e estavam somente decorridos 30 minut...ler comentário completo »
      Bernardo, o mais fraco????
      2016-09-07 10h35m por steko
      LOL depois dizem q os outros é q são aziados LOL ridiculo!!! q dizer de Cedric q fez 150 cruzamentos do tipo balão???? ou de William q andou as aranhas???? e até de Rui Patricio q defende uma bola para o coração da área???? Ou até mesmo Nani q pensa q joga sózinho e quer fazer tudo???? ridiculo ao quadruplo!!!!!
      Danilo 1000x > a William
      2016-09-07 10h32m por steko
      Não percebo onde raio se vê valor no William Carvalho. . . jogador lento até na receção e controlo de bola, incapaz de fazer um passe ao 1º ou 2. º toque (tem de rodar, ajeitar a bola e. . . perde-la lol). . . acresce a pouca agressividade e a nula velocidade. . . aproveita-se o posicionamento em campo, o q é muito curto para um internacional.
      Portugal William
      2016-09-07 09h07m por Nomak
      Adoro ver estes treinadores de bancada. William é de facto o "ódio de estimação" de muitos. Já tinha sido eleito o melhor jogador do euro de sub 21 mas claro que isso não conta para nada. . o que conta é a opinião dos treinadores de bancada. . depois fez um EURO 16 de alto nível e calou momentaneamente os mais cépticos, mas claro estava toda a gente à espera que William comprometesse para começar a destilar o ódio todo.

      Contra o Porto não vi ninguém se queixar do William s...ler comentário completo »
      J_
      Mau início , mas sem dramas
      2016-09-07 08h05m por J_L2008 via mobile
      Exibição fraquinha de Portugal, mesmo assim fizemos o suficiente para não perder 2a0 mas tivemos muita infelicidade desta vez, alguns jogadores mt abaixo daquilo que podem fazer.
      No entanto de rir com 90% dos utilizadores deste site, loool ja perdia conta da quantidade de jogadores que são criticados e já não tem valor nenhum lol ou como muitos já falam em começo terrível e vamos tentar ir ao play-off.
      Enfim mentalidade de adepto de bancada e clubitr aguda explica muita coisa. <...ler comentário completo »
      falso 433
      2016-09-07 07h45m por RajaCasablanca
      433 estúpido. . . o médio esquerdo é o raphael quando sobe ao ataque.

      bernardo silva é o pior jogador desta equipa. . . ainda pior que o éder.

      A certa altura achei que seria um jogador acima da média mas o JJ tinha total razão quando o mandou embora. Não tem nível, não tem intensidade, não tem nada. . . apenas bola do pé.
      AZ
      Engenheiro barato
      2016-09-07 05h01m por azulado via mobile
      O engenheiro esqueceu-se da fórmula:
      Portugal - CR7 = 0
      AZ
      Fracos
      2016-09-07 04h56m por azulado via mobile
      Fraquinhos do costume.
      A miséria está de volta.
      Sem o Ronaldo são uns zeros.
      Jogo fraco de Portugal
      2016-09-07 04h37m por Mario1127 via mobile
      Jogo muito fraco da nossa parte, no primeiro golo um erro do Rui Patrício, no segundo golo uma defesa passiva que se limitou a olhar e deixou jogar, apesar de nos ter dado a vitória no euro, o Eder não tem qualidade para ser titular na seleção, achei que meter o André Silva neste jogo tenha sido uma decisão precipitada, nesta fase é natural que aconteçam estas coisas os jogadores não tem a mesma entrega que tiveram no euro porque estamos numa fase inicial da época e ninguém se quer lesiona...ler comentário completo »
      HU
      Sem dramas
      2016-09-07 02h59m por hugosilva81
      Perdemos hoje, como haveria de acontecer alguma vez. E perdemos por culpa própria. A Suíça tem bom coletivo, nada mais. É daquelas equipas capazes de fazer a vida negra a seleções de topo e perder pontos com equipas do mesmo tipo, ou seja, com bons coletivos e que defendem bem. É o caso da Hungria e Letónia neste grupo, que podem perfeitamente roubar pontos à Suíça nos jogos em casa.
      Acho engraçado o discurso do selecionador suíço que ganha o 1º jogo de 10 jornadas e acha que de...ler comentário completo »
      Portugal
      2016-09-07 02h09m por zlatan_ibrahimovic via mobile
      Nada de alarmismos! Há muitos jogos pela frente e perder na Suíça não é uma tragédia.
      A Suíça usou a estratégia e um 11 quase igual ao do Euro ao contrário de nós por isso foi normal o pouco entrosamemto em vários momentos do jogo.
      Próximos dois jogos é para vencer com obrigatoriedade.
      TA
      Portugal
      2016-09-07 01h35m por TASTY via mobile
      Como não marcamos é a questão como tinha dito Moutinho e Adrien não resultam muito bem , aqui muita gente a culpar o william e eu não percebo teve um erro , mas vi-o a recuperar muitas bolas durante o jogo e esteve sempre muito bem posicionado (o 2 golo pronto. . . ), não consigo apontar o dedo a um jogador, o mal foi a finalização.
      Portugal
      2016-09-07 01h08m por dragaoazul_18
      1º Parte completamente mediocre. . . Dominamos onde? Na posse de bola so se for ! tivemos 4 REMATES A BALIZA !! A Suiça em 8 ataques teve 5. Perdemos por culpa propria. Ponto.

      Fernando Santos a demonstrar o que para mim foi no euro, TREINADOR FRACO DE IDEIAS! Demorou 3 jogos para por o Adrien pelo Moutinho e R. Sanches pelo André Gomes. Quase que perdemos o euro na fase de grupos por culpa da teimosia dele.

      João Mario no Banco e Quaresma é completamente ri...ler comentário completo »
      AldoTheApacheLe ader
      2016-09-07 00h45m por iSMURF4
      Eu não acho o Danilo nenhum Deus mas fogo. . . como é que o William não corre? o correr dele parece que já vai cansado e até o arbitro correu uma parte mais rápido q ele xD

      Por mim podem continuar com William! :D
      AldoTheApacheLe ader
      2016-09-07 00h38m por iSMURF4
      Foi por isso que eu disse aquilo!

      Depois de ver esse vídeo kkkkkkkkk
      Ai de alguém
      2016-09-07 00h36m por EddyParera
      que volte a dizer que o William é o melhor MDf português depois disto: https://www. facebook. com/sportingcomedia/videos/659 578664204925/

      Eu sei que esse video está nessa página que os sportinguistas não gostam nada, mas vejam o video e depois falamos.

      Isto é o que o WC faz todos os jogos. . . se ele for mesmo o melhor MDf português, tamos bem [. . . ] 's. . .
      William
      2016-09-07 00h32m por iSMURF4
      Consegue ainda ser mais lento que o S. O!!! 😂😂😂 28514;

      OUTRAS NOTÍCIAS

      II Liga
      Oficial
      Técnico registou duas vitórias em 14 jogos
      Depois de uma série de mau resultados - 10 jogos sem vencer - Vasco Faísca já é não é treinador Belenenses. O treinador assumiu o comando da equipa ...