placardpt
Ex-Sporting atua no Cruzeiro

Matheus Pereira (ex-Sporting) num depoimento arrepiante: «Eu não aguento mais, eu não aguento mais»

2024/04/19 12:43

Produto da formação leonina desde tenra idade, Matheus Pereira, atualmente jogador do Cruzeiro, concedeu recentemente uma entrevista onde fez revelações chocantes. 

Em conversa com o The Players Tribune, o médio de 27 anos revelou as lutas que travou com as drogas leves e com o álcool, admitindo mesmo que chegou a treinar sob o efeito de álcool. Pelo meio, uma depressão profunda levou-o mesmo a pensar em tirar a própria vida. Agora, recorda as palavras que Luís Castro lhe dirigiu em 2017/18, quando era treinador do Chaves: «Haverá sempre estrelas a iluminar o céu, mesmo que não as vejas por causa dos dias nublados.» 

O fundo do poço aconteceu quando já estava na Arábia Saudita, ao serviço do Al Wahda em 2022/23. Por empréstimo do Al Hilal, Matheus Pereira revelou que treinou várias vezes bêbado e que a esposa o ajudou a evitar o pior. 

«Só não me atirei porque a minha mulher foi mais rápida»

«Para mim, era tudo escuridão e desespero. Estava cansado e cansado de ficar cansado. Queria livrar-me de sofrimento que nem entendia de onde vinha. Havia noites em que bebia três garrafas de vinho. Treinei bêbedo várias vezes e cheguei a ser internado no hospital com hipocalemia [níveis de potássio muito baixos] e a soro, porque eu não comia, só ingeria álcool. Um dia abri a janela do nosso apartamento com uma vista espetacular e só não me atirei porque a minha mulher foi mais rápida. Agarrou-me, puxou-me para dentro e ficámos sentados a chorar abraçados», começou por dizer, revelando que não foi o único caso em pensou em suicídio. 

@Al Hilal
Mais tarde, já durante a terapia ainda no Médio Oriente, Matheus Pereira revelou outra recaída: «Peguei na chave do carro e saí a correr... Não me importava o destino, desde que ele fosse o fim. Daí toca o meu telemóvel. Era a minha irmã mais nova. Atendi a chorar. 

'Eu não aguento mais, eu não aguento mais, eu não aguento mais. Ajuda-me, por amor de Deus! Eu quero matar-me. Eu preciso de me matar'.

Ela tinha-me ligado para partilhar comigo a notícia mais feliz da vida dela: ia ser mãe... Conversámos bastante, a minha irmã disse que o bebé ia precisar de um tio craque que o ensinasse a jogar bola. Isso comoveu-me muito e trouxe-me uma felicidade momentânea, que não foi suficiente para silenciar aquele impulso de morte na minha cabeça», revelou o jogador que, assim que desligou a chamada, voltou a ter mais um sinal. 

«Assim que desliguei a chamada, pensei em ir à ponte Hudariyat. E se eu me atirar dali? É isso. Vou-me atirar desta ponte. Pronto. Acabou. Dei à chave e o carro não pegou. Tentei de novo. Nada. Passei uns 10 minutos a tentar pôr o carro funcionar e não conseguia. Insisti de todas as formas, mas não pegava. Parecia que tinha algo a travar-me. Até que a minha esposa aparece, abre a porta do carro e me dá um abraço », acrescentou o jogador. 

«Quando não conseguimos sozinhos, temos de deixar outro guiar»

Depois desses episódios deixou o Médio Oriente e, por uns tempos, deixou o futebol e recordou as palavras que Luís Castro lhe disse em 2017/18, quando se cruzaram no GD Chaves, numa altura em que o médio deixou Alvalade por empréstimo, devido a casos de indisciplina e comportamento fora dos relvados. 

@Vítor Parente / Kapta+
«‘Miúdo, na vida, às vezes, quando não conseguimos sozinhos, temos de deixar outro guiar. Fica calmo. Haverá sempre estrelas a iluminar o céu, mesmo que não as vejas por causa dos dias nublados’. O futebol mais uma vez estendia-me a mão, agarrei-me a Deus e fui melhorando», revelou. 

Pelo meio, Matheus Pereira revelou ainda que o corte de relações com os pais, quando estava em Inglaterra (West Brom) também influência neste desfecho: 

«Tive de tomar uma decisão muito difícil: afastar-me de vez dos meus pais, cortei todos os contactos. Em duas temporadas estive bem no West Brom, mas depois aconteceu a pandemia de Covid, os clubes cortaram investimentos. Apareceu uma proposta absurda do Al-Hilal, da Arábia Saudita, e mudei-me», recordou, apontando que o afastamento da comunidade cristã, quando se mudou para a Arábia, não ajudou este quadro de saúde mental. 

Infância difícil salva pelo futebol

No mesmo sentido, Matheus recordou também a infância difícil que teve no Brasil, antes de se mudar para Portugal, com 13 anos: «Só escorreguei para o lado da vida porque certa tarde o meu pai apareceu com uma bola de futebol que me encheu com a energia que eu precisava para sarar [Pneumonia que sofreu aos dois anos]». 

Antes da mudança, teve ainda de assumir responsabilidades. O pai mudou-se primeiro para Portugal, depois a mãe, e ele, com 11 anos, e quatro irmãos, ficaram a cargo de uma avó cega e surda: «A minha educação dali para frente seria responsabilidade de uma senhora de idade que não falava nem ouvia. Para completar, uns tios meus que também moravam ali estavam envolvidos com tráfico de droga». Acabou por mudar-se para Portugal com 13 anos. 

Por fim, sobre o regresso ao Brasil [Cruzeiro] e ao futebol, Matheus Pereira revelou que foi um jogo de seleções em Alvalade que o fez voltar: 

@Gustavo Aleixo/Cruzeiro
«Naquela altura, eu já tinha prometido que não voltaria para a Arábia e não cumpriria o resto do contrato no Al-Hilal. A Seleção Brasileira foi fazer um amigável contra o Senegal em Alvalade, o estádio do Sporting. Estava com tempo, comprei bilhete e fui assistir. De repente, sentado na bancada, fiquei emocionado…», relembrou, antes de surgir o convite do Cruzeiro. 

«No Cruzeiro, reencontrei mais do que paz. Reencontrei-me. Parece bobagem, mas não é. Porque no meio da escuridão, e eu andei muito por lá, a coisa mais difícil que há é conseguir reconhecer-me. A terapia ajudou-me muito e as estrelas guiaram-me», finalizou. 

Brasil
Matheus Pereira
NomeMatheus Fellipe Costa Pereira
Nascimento/Idade1996-05-05(28 anos)
Nacionalidade
Brasil
Brasil
Dupla Nacionalidade
Portugal
Portugal
PosiçãoMédio (Médio Ofensivo) / Avançado (Extremo Direito)

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
canelax
2024-04-20 00h46m por kurionsesh
nem tem de ser devido a nenhum desses motivos, toda essa parte podia ser perfeita e não haver problema nenhum e ele estar na mesma nesta situação. Não tens de ter nenhum motivo ou acontecimento em específico, e é dificil de compreender para quem nunca passou por isso, mas é assim que o cerebro funciona
Plágio?
2024-04-19 21h12m por Blueonblue
esta noticia é ou foi manchete no jornal O Jogo online!!! Sem tirar nem pôr
canelax
2024-04-19 21h08m por mundial200
Infelizmente há pessoas que ficam mais afetadas do que outras, há situações enormes que para um não são nada e para outro são tudo e também há situações pequenas que para alguns influenciam imenso. A depressão afeta toda a gente diferentemente, até quem lida com ela pode não entender como certos eventos levam à depressão dos outros, o que é preciso é compreensão que todos temos os nossos limites e quase são ultrapassados é muito difícil de recuperar sozinho
canelax
2024-04-19 20h53m por TomPen
Tu não és o Matheus Pereira. A tua mente não é a mesma que a dele. Tu reagiste de uma forma, ele reagiu de outra.

A única pessoa que sabe o que o Matheus tinha na cabeça é o próprio Matheus. A única pessoa que sabe o que tu tens na cabeça és tu. A única pessoa que sabe o que eu tenho na cabeça sou eu.

Isso não se compara. O que interessa é que o Matheus teve esses problemas e, felizmente para ele, conseguiu superá-los. Tu terás os teus, e eu terei os meus.
AL
Canelax
2024-04-19 19h22m por Alvibranco
Com a saúde mental não se brinca nem se julga. Muito menos se compara entre as pessoas. Dinheiro pouco importa, já vi gente de muito dinheiro se escangalhar.

Basta uma crise existêncial, mais nada. Basta o minimo problema que se teres nada onde te agarrar se torna algo gigante ( não é nas notas que te vais agarrar )
Zerozero
2024-04-19 19h00m por ricardocunha251
Será que foi comprado pelo grupo Cofina?
[. . . ] zerozero que porcaria é esta?
2024-04-19 17h53m por Triper
Parabéns ao zerozero pelo HORRÍVEL E NOJENTO título clickbait que foi usado. Em vez de usarem palavras positivas tipo "Matheus Pereira fala sobre a sua batalha contra a depressão (palavras positivas)", usam esta M E * * A (não tem outro nome, é simplesmente nojento porque há limites para tudo). Espero que consigam dormir espetacularmente bem hoje porque isto está ao nível do lixo que é o Twitter.

Espero que vocês nunca tenham conhecimento de ninguém nos vossos grupos de amigo...ler comentário completo »
Tompen
2024-04-19 17h26m por canelax
Continua sem fazer sentido para mim. . . ser afastado dos pais?? Tambem eu fui afasrado dos meus com 4 anos de idade por conta de drogas, com 18 anos fui posto na porta da rua e tive que me virar. . . trabalhei e trabalho 8h a 10h como tantos outros, ja emigrei, tenho contas pa pagar vivo numa sociedade da treta onde recebes ordenado minimo de 800e e pagas 300/400e so por um quarto. . . mas este ganham milhoes e ficam depremidos prq se afastam dos pais ou escolhem ir pa um pais com diferente cultura. . . n consigo aceitar
RI
buzioscp
2024-04-19 15h35m por RicardoHGoat21
para la com a teoria da conspiraçao.
Não tirem os olhos do campeonato e da ta
2024-04-19 15h16m por Buzioscp
Mais uma entrevista encomendada no caso do SLB sair vergado de Marsella. É que nem escondem já. Tudo serve para distrair as atenções . . até dos mais atentos!
canelax
2024-04-19 15h08m por TomPen
Eu sei que é difícil perceber como é que uma pessoa que tenha tido o sucesso do Matheus Pereira possa sequer entrar em depressão, afinal ele tem o dinheiro para cobrir qualquer necessidade que alguma vez tiver.
Mas, como o artigo mostrou, isto não veio de uma falta de meios financeiros para nada. Veio de vários factores, aqueles que me pareceram o mais gritante foram a separação com os pais e, mais tarde, o isolamento completo da comunidade cristã.
Força Matheus
2024-04-19 14h50m por Gnitro56
Não é fácil encontrar uma luz ao fundo do túnel principalmente quando é a nossa cabeça que não deixa ver com clareza. A vida é cair e levantar e fico contente que o Matheus, com ajuda dos outros e também graças a sua própria força de vontade tenha conseguido levantar-se mais uma vez.
Boa sorte
Talvez
2024-04-19 14h32m por canelax
Possa parecer insensivel, mas fiquei sem perceber prq tanta depressao?? Foi as drogas ou o alcool?? Foi a infancia rodeada de maus exemplos?? Foi por ter sido despachado do sporting?? Foi prq o dinheiro n lhe chegava??? Foi a mulher?? O carro topo de gama que n pegava??
RI
okay desculpem la
2024-04-19 14h30m por RicardoHGoat21
mas eu nao vou ler isto tudo, motivo por ele se envolver nisto tudo?
M. Pereira
2024-04-19 13h58m por moumu
Fico feliz por ele recuperar o gosto pela vida, pelo que leio aqui tinha qualidade mas na altura era muito novo no SCP, que lhe corra tudo bem no Brasil.
M. Pereira
2024-04-19 13h51m por Aleaotejano
Eu cheguei a pensar que tínhamos um craque desaproveitado, jogou muito em Chaves e a espaços na equipa A (sendo que a gestão de JJ foi desastrosa) mas afinal a luta dele era outra. . .

Que se possa reencontrar com a vida. Há coisas MUITO mais importantes que a bola.
Matheus pereira
2024-04-19 13h04m por FutebolMaravilha1
Tantas coisas bem mais graves do que o treinar bêbedo e é isso que vocês usam no título?
Força Mattheus
2024-04-19 13h02m por Schmyokeres
Tinha muitas expectativas para ele no Sporting, mas não deu, quiçá a cabeça já não estava focada. .
Tópicos Relacionados

OUTRAS NOTÍCIAS

Tema do Dia
Ponto de Vista
O tema forte desta sexta-feira
O presidente do Benfica reuniu alguma comunicação social e respondeu a questões sobre a época encarnada. Luís Rocha Rodrigues, Diretor de Informação ...

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

liverpoolpt 24-05-2024, 14:40
ZY
zyxw4321 24-05-2024, 14:39
zzcaldass 24-05-2024, 14:38
Krat 24-05-2024, 14:35
zzcaldass 24-05-2024, 14:34
zzcaldass 24-05-2024, 14:32
ZY
zyxw4321 24-05-2024, 14:32
Krat 24-05-2024, 14:28
zzcaldass 24-05-2024, 14:28
zzcaldass 24-05-2024, 14:26
Krat 24-05-2024, 14:21
zzcaldass 24-05-2024, 14:17
Vic-54 24-05-2024, 14:16
zzcaldass 24-05-2024, 14:15
zzcaldass 24-05-2024, 14:14
AL
Alvibranco 24-05-2024, 14:14