Portugal ficou, esta quinta-feira, a conhecer o seu grupo para o EuroBasket 2025, onde defrontará Letónia, Estónia, Turquia, Chéquia e Sérvia. Mário Gomes, selecionador nacional masculino, reagiu ao mesmo e apontou à necessidade da melhor versão da seleção.
«Sorteio é sorteio. Importante é pensarmos mais em nós e no que podemos fazer do que pensar nos adversários. Para termos hipóteses de ganhar a qualquer uma destas equipas temos de jogar ao nosso nível máximo, e quando chegarmos ao final de agosto temos de ser mais fortes do que agora», começou por dizer, em declarações à FPB.
«A Sérvia é uma das melhores equipas do mundo. Só num dia em que eles não estejam muito bem e nós nos consigamos superar é que temos hipóteses de competir de igual para igual com eles. Não vamos entrar no jogo contra a Sérvia para os admirar, vamos entrar para competir e ver onde conseguimos chegar», acrescentou, destacando o conjunto sérvio.
Mário Gomes olhou ainda para cada um dos restantes adversários:
- Letónia: «No último Europeu foi a equipa que melhor Basquete, não ganhou, mas foi a equipa que mais prazer me deu ver jogar.»
- Turquia: «Cliente habitual destes campeonatos, das fases finais, de passar a fase de grupos para a fase seguinte. Nos últimos anos tem ficado um algo aquém do que se pensava que poderiam vir a fazer, mas é também uma potência europeia da modalidade.»
- Estónia: «Tem uma maneira muito própria de jogar, são muito móveis, bons lançadores, trabalham muito sem bola. Mas estou convencido que se conseguirmos adaptar-nos às exigências que o jogo vai ter, se conseguirmos contrariar estes pontos fortes, podemos claramente competir com eles.»
- Chéquia: «Já a Chéquia tradicionalmente seria mais forte, embora os resultados dos últimos anos não sejam prova disso. Estou convencido que temos as nossas chances.»
O EuroBasket 2025 joga-se de 27 de agosto a 14 de setembro, em Riga, para Os Linces. Esta será a 4ª participação de Portugal na fase final de um Campeonato da Europa.