Portugal a dar cartas além fronteiras. Maria Alagoa e Inês Simas conquistaram a fase regular das respetivas conferências na primeira divisão da NCAA, o campeonato universitário norte-americano. As duas atletas venceram, ao serviço das universidades que representam, a primeira fase de duas das mais conceituadas conferências da competição.
Alagoa, que já venceu por duas vezes a NCAA ao serviço de Florida State Seminoles, ajudou a USC Trojans a garantir o primeiro lugar da Big Ten Conference, uma das melhores do país. O conjunto da internacional portuguesa, que é uma das figuras da equipa, venceu a UCLA Bruins por 1-0 e assegurou a conquista da fase regular.
Quanto a Inês Simas, que trocou no último verão o Benfica pela Mississippi State Bulldogs, venceu a mesma fase, mas na Southeastern Conference (SEC). Um triunfo por 2-0 frente à Texas A&M Aggies selou a conquista. É a primeira vez na história que a universidade de Mississippi termina a fase regular no primeiro lugar.
Para as duas seguem-se agora as fases a eliminar das respetivas conferências. Caso consigam também passar por essas fases, Alagoa e Simas vão disputar o NCAA Tournament, a fase final que apura as campeãs universitárias norte-americanas.