Recordes, recordes e mais recordes. Lamine Yamal continua atrás deles e a batê-los de forma quase constante. Desta vez, é o jogador mais novo de sempre a atuar num Campeonato Europeu.
O extremo do FC Barcelona está entre os onze titulares do duelo diante da Croácia e, com 16 anos e 338 dias, quebra mais um recorde e ultrapassa Kacper Kozłowski, jovem polaco que se estreou na prova em 2021 com 17 anos e 246 dias, perante a Espanha.
Este é, pelo menos, a quarta vez que a idade serve para entrar para a história do futebol esta temporada. Logo em setembro, o extremo fez a estreia absoluta na Liga dos Campeões com apenas 16 anos, dois meses e seis dias, na vitória frente ao Royal Antwerp (5-0) e tornou-se o mais jovem jogador espanhol e do FC Barcelona a disputar a liga milionária. Apenas não é o mais novo de sempre por pouco mais de dois meses - sendo que o detentor do recorde é Youssoufa Moukoko.
No entanto, é o mais novo a disputar as fases a eliminar da Liga dos Campeões. Yamal foi titular na partida disputada em Itália, diante do Napoli, e estreou-se na fase a eliminar da Liga dos Campeões com apenas 16 anos e 223 dias - e bateu um recorde que pertencia a Rodrigo Ribeiro.
Na La Liga, não é diferente. Também é o mais novo a marcar num jogo do campeonato espanhol. Diante do Granada, um tento certeiro aos 45 minutos ditou mais uma linha nos parágrafos da história quem têm vindo, sucessivamente, a ser escritos por Lamine Yamal.