Depois do empate frente ao Trofense (perdeu ainda frente ao Académico de Viseu na Taça de Portugal), o Lusitânia de Lourosa regressou, este domingo, às vitórias na Liga 3. A turma de Jorge Pinto foi ao reduto do Canelas 2010 vencer por 0-2 e isolou-se, à condição, no segundo lugar da Série A.
Numa partida dominada na grande maioria do tempo pelos visitantes, não foi preciso esperar muito pelo primeiro golo. Aos 13 minutos, Henrique Martins fez o placard mexer pela primeira vez com um grande pontapé de meia distância, a premiar uma boa entrada dos forasteiros. O encontro passou depois por uma fase mais equilibrada e longe das balizas, antes do Lusitânia de Lourosa voltar a tornar-se mais perigoso. Ao intervalo, a turma de Aveiro vencia por 0-1.
Incapaz de incomodar o guardião adversário na primeira parte, o Canelas 2010 deu sinais de vida logo nos primeiros minutos da segunda metade. Aos 48', Francisco Sousa «disparou» do meio da rua e levou a bola a embater com violência no travessão da baliza de José Costa.
Sinal positivo, mas que não teve continuidade. O Lusitânia de Lourosa voltou a controlar o jogo, dispôs das melhores ocasiões e sentenciou a partida aos 58 minutos, num belo golo de Fábio Fortes. Em tempo de descontos, Rúben Gonçalves ainda enviou a bola aos ferros por duas vezes.
Ao fim de sete jornadas, o Lusitânia de Lourosa soma 14 pontos e está na segunda posição, a dois do líder FC Felgueiras 1932. Logo atrás segue o Varzim, que defronta ainda este domingo o Anadia e pode chegar aos 15 pontos, e o Canelas 2010, quarto classificado com dez pontos.