Não foi o melhor arranque para a Indonésia, de Luís Estrela, na AFC Women's Futsal Asian Cup 2025. A seleção orientada pelo técnico português foi derrotada na estreia na competição, que decorre na China, pelo Japão (5-2).
Perante um dos grandes favoritos ao troféu, a Indonésia entrou praticamente a perder. Ikadai, ala japonesa, fugiu pela esquerda e rematou cruzado ao ângulo superior mais distante da baliza adversária, logo aos dois minutos. Um grande golo da nipónica e que cedo quebrou a resistência das indonésias.
Com menos capacidade para ferir no ataque, a Indonésia procurou defender bem e aproveitar qualquer espaço que pudesse ter para levar perigo à baliza contrária. Com muita solidariedade, a seleção de Luís Estrela foi aguentando a pressão, mas o Japão chegou mesmo a uma vantagem confortável nos derradeiros minutos da primeira parte.
Perante o aumentar do ritmo das nipónicas, o resultado acabou por fugir do controlo da Indonésia. Aos 12', Egawa apareceu ao segundo poste apenas para encostar, na sequência de uma bela jogada coletiva pela ala direita. O terceiro chegou dois minutos depois, num grande lance individual de Yukari, e Saki fez o 4-0, aos 17', com uma finalização ao segundo poste.
Para a segunda metade, perante um resultado adverso e que praticamente sentenciou o jogo, as indonésias lutaram para tentar reentrar na discussão. Porém, o Japão marcou novamente primeiro, aos 28 minutos, num lance individual de grande categoria por parte de Yukari.
Na saída de bola, a Indonésia conseguiu, por fim, colocar-se no marcador com uma preciosa ajuda da guarda-redes japonesa, que se atrapalhou com uma colega de equipa e acabou por introduzir na própria baliza uma bola que tinha sido parada inicialmente pela trave. No minuto seguinte, com recurso ao 5x4+GR, as indonésias desenharam um ótimo lance e Dinar reduziu para 5-2, resultado que se verificou até ao final.
A Indonésia sai, desta forma, em desvantagem no Grupo C e na corrida por um lugar nos quartos-de-final. Na segunda jornada do grupo, agendada para a próxima sexta-feira, a seleção de Luís Estrela mede forças com a Tailândia. Recorde-se que a Asian Cup tem em disputa três vagas para o primeiro Campeonato do Mundo.