betano
    Representam a causa LGBT

    Lisbon Foxes, o clube inclusivo: «Só têm de ser boas pessoas para entrar na equipa»

    Publicado em: 2025/03/27 18:30
    Atualizado em: 2025/03/30 14:45
    Lisbon Foxes, o clube inclusivo: «Só têm de ser boas pessoas para entrar na equipa»

    «O futebol e a homossexualidade não têm uma grande relação. Por norma, pessoas que não sejam heterossexuais não se revêm no ambiente do futebol e tendem a afastar-se um pouco. Uma pessoa que, durante a sua adolescência ou infância, não se reviu no papel de um rapaz hétero, se calhar nunca teve a oportunidade de jogar à bola durante esse período. Aqui, as pessoas têm a oportunidade de competir pela primeira vez, de entrar num balneário, fazer parte de uma equipa. Por essas razões, mais que colegas de equipa, formam-se amigos. Isso muda a vida de muita gente», Nuno Rosado.

    O futebol é para todos. Pelo menos, é por esta ótica que o Lisbon Foxes se rege.

    Em Lisboa, encontrámos um clube inclusivo, que quer albergar todos: «O principal objetivo é incluir através do desporto. Não só em termos de orientação sexual, como em relação à nacionalidade, idioma, religião ou capacidade desportiva».

    qQueremos criar um espaço seguro e mostrar à sociedade que também podemos jogar e competir
    Nuno Rosado

    As declarações são de Nuno Rosado e Guilherme Simões, jogadores e coordenadores da equipa de futebol. Quando confrontados com o interesse do zerozero, demonstraram todo o gosto em explicar os detalhes do projeto ao nosso órgão: «Pertencemos a uma associação desportiva de carácter inclusive. Começou com rugby e alargou o naipe de desportos.»

    «Entrei há cerca de quatro anos e descobri por amigos, pelo passa a palavra», contou Nuno. «Comecei antes do COVID e descobri o clube no Arraial Lisboa Pride; reparei que havia lá uma associação desportiva e, na altura, não tinha futebol, então fui só acompanhando e, quando criaram, juntei-me», descreveu Guilherme.

    Com vários anos de Lisbon Foxes no currículo, Nuno e Guilherme passaram de meros jogadores a responsáveis pela equipa. Nesse sentido, anunciaram que têm as portas abertas para todos os que quiserem experimentar... e vir por bem!

    «Sempre que recebemos o contacto de alguém que está interessado, convidamo-lo a treinar connosco. Costumamos fazer open days - treinos de captação onde todos ficam na equipa, se quiserem - em setembro, mas recebemos pessoas ao longo da época inteira», começaram por informar, antes de anunciarem a única condicionante.

    A equipa em ação @Redes sociais / Lisbon Foxes

    «Só têm de aparecer e de se rever nos nossos valores. Não precisam de fazer parte de minorias, de ser homossexual ou ser português. Só têm de ser boas pessoas: de saber respeitar os outros e de tratar todos como gostam de ser tratados», revelaram.

    Como nos referiu a dupla, o feedback de quem ingressa na equipa é positivo e não é só no seio do grupo que o bom ambiente se nota: «Também temos boas opiniões das equipas com que competimos. Chegamos a ter momentos em que, depois dos jogos, reconhecem a nossa forma de estar.»

    Para já, a competição do Lisbon Foxes é pontual, marcada por alguns torneios aqui e acolá. Assim sendo, levanta-se outra questão: de que modo é possível continuar com a ímpar abordagem de acolher todos e crescer a nível competitivo?

    qQuando é para competir, vamos lá para competir e dar o nosso melhor
    Guilherme Simões

    «É um tema entre nós: haver um equilíbrio entre o querer competir, ser melhor que o nosso adversário, e o acolher toda a gente, mesmo as pessoas que tenham um nível mais modesto. É um equilíbrio que procuramos gerir e temos conseguido. Muitos estão na equipa e não querem entrar na competição: está tudo bem com isso. Depois, há as pessoas que querem competir, ganhar e ficam chateados quando perdem», explicaram.

    Nem a mais pura das intenções se livra dos males

    Com estas características, este é um projeto único em Portugal. Na teoria, é exemplar. Contudo, na prática, nem tudo é um mar de rosas.

    Nuno e Guilherme já vivenciaram episódios de homofobia enquanto praticavam a modalidade que mais amam. Atitudes que não devem ter espaço em lugar nenhum, que foram expostas pelos próprios. 

    «Sofremos diferentes tipos de homofobia. Por exemplo, dos adeptos adversários - normalmente, quem está a jogar não ouve muito o que vem da bancada, mas já nos apercebemos; ainda assim, não acontece com tanta regularidade.

    O que notamos mais é quando jogamos contra alguma equipa que tenha uma homofobia latente. Sentem-se muito mais à vontade para duelos agressivos, disputas desnecessárias, para mostrar uma "obrigatoriedade" de ganhar e de provar que são melhores que pessoas homossexuais, o que os leva a usar todos os meios possíveis... Se os árbitros não conseguirem agarrar no jogo, pode descarrilar», notaram.

    qQuem está na nossa equipa há uns anos diz que entrar foi das melhores decisões que tomou na vida
    Guilherme Simões

    No geral, o duo nota uma evolução «residual» no mundo do futebol, mas ainda há muito por percorrer: «Sobretudo, ao olharmos para o futebol masculino, porque o feminino sinto diferenças; não há masculinidade tóxica. Felizmente, as pessoas começam a assumir-se e isso é bom, para normalizar a questão. Mesmo assim, a homofobia no futebol ainda é muita e, se calhar, até tem vindo a aumentar nos últimos tempos, com a ascensão da extrema-direita na Europa e nos EUA, que faz com que as pessoas se sintam mais à vontade para serem publicamente homofóbicas. E nós sofremos isso na pele...»

    Deixando o cenário infeliz e negativo de lado, voltamos, para terminar a peça, às coisas boas. Em tom de conclusão, demos abertura ao Nuno e ao Guilherme para apresentarem motivos que convençam os nossos leitores a experimentar a equipa lisboeta.

    «Somos um grupo saudável e civilizado - algo que, por vezes, não acontece noutros, o que é triste, mas é verdade. Temos um ambiente espetacular nos treinos. Somos bem recebidos pelas instituições organizadoras de torneios, que querem a nossa presença por sermos uma equipa em que podem confiar», apontaram.

    «Grande parte dos atletas notam que os momentos onde melhor podem respirar numa semana de trabalho são nos treinos, onde passam uma hora e meia ou duas com os restantes colegas - que depois se tornam amigos».

    O futebol como elo de ligação entre todos e nunca o contrário.

    @Redes sociais / Lisbon Foxes

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Indignação
    2025-03-28 13h50m por ohhhashtagunited
    Dentro das leis da sociedade qualquer um pode criar um clube e estabelecer os objetivos que quiserem.

    Quem se indigna com a mera existência de um clube que em nada prejudica a sua vida pessoal negativamente deve repensar as suas opiniões e escolhas de vida, não é normal.

    Quem ainda não compreende a existência, conceito e necessidade de espaços criados com o propósito de serem seguros e alega auto exclusão por parte de comunidades fragilizadas geralmente faz parte do problema, mesmo que por mera ignorância. . . Mais não digo. . .
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Lisbon Foxes - Análise Metafísica
    2025-03-28 11h20m por Douto
    Bom Dia,

    Quero parabenizar esta enorme iniciativa que visa a inclusão e integração de todas as minorias.

    A criação da Lisbon Foxes e a sua entrada no mundo do futebol é a melhor forma de inclusão e integração na sociedade.

    Falta agora cumprir a sua entrada no mundo competitivo e respetiva entrada na Segunda Divisão Distrital de Lisboa.

    Fico, assim, à espera desse próximo passo.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Iniciativa
    2025-03-28 09h09m por ricardocunha251
    Boa iniciativa, mas ao criarem uma espécie de liga para estas equipas estão a ir contra tudo aquilo que defendem, ou seja, estão a colocar se mais de lado e não a defender a integração.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    No caso do futebol
    2025-03-28 08h25m por CosmoKramer
    Podem começar por resolver o ódio ao Benfica
    Com particular enfase no JORNALISMO FACCIOSO
    Ontem na CMTV todos dizer mal roçando mesmo a ofensa e fazendo juizos de valor a DI Maria, Lage, Renato Sanches
    Enxovalharam gratuitamente o Renato Sanches mais uma vez
    Vergonha
    Vá-lá que desta vez não veio à baila o João Félix nem o António Silva
    Se não até se espumavam
    Na SIC é igual
    CNN idem
    Até aqui no ZeroZero
    Parcialidade no jorn...ler comentário completo »
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    O problema em si nem é a CS
    2025-03-28 09h27m por Triper
    é que, acima de tudo, eles ainda são negócios, e essa é a maneira fácil de lucrar e manter o produto ativo. Se para continuar a entregar qualidade num lado é preciso lucrar com o outro, o pessoal engole e faz isso.

    Agora que nesses dois casos, CMTV e SIC, esticam-se em demasia com certos temas. . . sim, mas eles sabem que é isso que dá dinheiro e não ligam à credibilidade.

    A SIC até está com graves problemas financeiros atualmente e vai, quase de certeza...ler comentário completo »
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Vou fazer uma equipa de heteros
    2025-03-28 07h26m por filipeOliveiraCosta
    Editado a 2025-03-28 13h16m
    Oooops, são quase todas. Este pessoal isola-se, em vez de se integrarem na sociedade. Não cocordo nadinha com estas atitudes.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Filipe Oliveira costa
    2025-03-28 11h25m por Maisinform
    Nem mais, eles fazem auto exclusão. Mas depois a sociedade é que coiso e tal
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Resposta a MaisInform
    2025-03-28 11h44m por Douto
    Bom Dia,

    Dizer que as minorias é que fazem questão de se auto-excluir é discurso de Andrew Tate e de pessoas pertencentes ao Grupo 1143.

    O senhor nunca viu nenhum caso de vitimismo, mas como vê e lê coisas na Internet assume isso como sendo uma verdade indubitável.

    Se não houvessem casos de racismo (muitas vezes, provocados inconscientemente por pessoas que não são racistas. As famosas pessoas que ‘têm amigos de certa cor mas…’. Existe um prece...ler comentário completo »
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Bonito gesto
    2025-03-27 23h01m por dinislopes
    Haja mais clubes, mais pessoas e mais gente no mundo assim, com pequenos grandes gestos que ajudam a que as pessoas se sintam melhor, incluídas e possam fazer o que gostam.
    Concordo com o primeiro comentário aqui, este senhores são corajosos por darem este passo tão grande no nosso país e darem a cara, com orgulho e felicidade. Tudo de melhor para eles!
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    TI
    Brincadeira
    2025-03-27 22h53m por tink
    Editado a 2025-03-28 13h16m
    Os árbitros nos jogos desta equipa até estranham não serem eles os insultados
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Lisbon Foxes
    2025-03-27 21h14m por lmperial
    Bom nome
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Foxes
    2025-03-27 21h10m por Tobin
    Cada um deve ser como é, e toda a gente merece ser feliz desde que não prejudique ninguém.
    Posso ser crítico de algumas questões, mas não tenho nada contra os homossexuais.
    O carácter de uma pessoa não se avalia pela sua orientação sexual.
    Uma coisa é certa, estes senhores são corajosos.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    Berdinho89 22-04-2025, 03:20
    carlosferrari266 22-04-2025, 00:37
    FO
    Formiga1979 22-04-2025, 00:24
    MA
    MattGroening 22-04-2025, 00:22
    MA
    MattGroening 22-04-2025, 00:20
    ZZ
    zzsilva 22-04-2025, 00:16
    BlackCat 22-04-2025, 00:03
    Douto 21-04-2025, 23:41
    Vic-16 21-04-2025, 23:25
    ikercasillasbestgk 21-04-2025, 23:16
    _Drifter_77 21-04-2025, 23:08
    Diego_Forlan 21-04-2025, 23:07
    Diego_Forlan 21-04-2025, 23:06
    TheBlankSpace 21-04-2025, 23:06
    Diego_Forlan 21-04-2025, 23:05
    Diego_Forlan 21-04-2025, 23:04