Análise à seleção de Serhiy Rebrov

      Libertação simbólica em busca da história

      Com o início do Euro 2024 ao virar da esquina, está na altura de conhecer todas as 24 equipas que vão participar no maior torneio de seleções do Velho Continente. Durante os dias que antecedem o pontapé de partida, o zerozero apresenta-lhe o perfil de cada seleção, assim como a sua figura e técnico.

      Ausência natural no Mundial 2022 - conta apenas com uma presença em 2006 -, a Ucrânia carimbou o bilhete para a fase final de um Euro, pela quarta vez na história, todas elas de forma consecutiva. A 2012, 2016 e 2020 soma-se agora 2024, num palco que promete muito mais potencial do que apenas a representação futebolística, não tivesse o país a defender o seu território da invasão russa iniciada em 2022.

      Se dúvidas existissem sobre a simbologia deste apuramento, as palavras do selecionador, Serhiy Rebrov, no rescaldo do bilhete carimbado para a competição no playoff diante da Islândia, não deixam margem para dúvidas: «Estes dois jogos (do playoff) foram muito stressantes e difíceis de gerir. Antes ou depois do jogo, sempre disse que esta qualificação seria para o nosso país, para o nosso povo e para os nossos soldados que lutam pela nossa liberdade. Neste contexto, penso que todos compreendem a importância desta vitória.»

      Mudryk confirmou o apuramento ucraniano @Getty /

      Até ao decisivo embate contra os islandeses - já depois de levar a melhor sobre a Bósnia e Herzegovina -, os ucranianos foram capazes de se posicionar no segundo lugar do grupo 1 da Liga das Nações B para encontrar o caminho do sucesso, depois do apuramento via tradicional ter ficado impossibilitado face ao poderio de Itália e Inglaterra.

      Muito afetada pelo conflito armado ainda em vigência, a competitividade do futebol ucraniano vai, aos poucos, retomando o caminho do seu verdadeiro potencial, seja na liga doméstica, ou na equipa nacional. Nomes como os de Mykolenko, Artem Dovbyk ou Mudryk saltaram como trutas do viveiro e, ao lado de consagrados como Yarmolenko, Sydorchuk ou Zinchenko, procuram, pelo menos, igualar a melhor campanha da história do país: os quartos de final.

      Normalmente escalada em 4-2-3-1, a Ucrânia privilegia a estabilidade defensiva e, mesmo não tendo um apetite ofensivo incontrolável, possuiu unidades que podem fazer a diferença no último terço.

      Além dos nomes anteriormente referidos, Sudakov - responsável pela criação no último terço - Tsygankov e, no setor defensivo, Zabarnyi, são figuras a ter em conta para qualquer um dos adversários do grupo E deste Europeu.



      jogos históricos
      U Segunda, 17 Junho 2024 - 14:00
      Allianz Arena
      Glenn Nyberg
      3-0
      Nicolae Stanciu 29'
      Razvan Marin 53'
      Denis Dragus 57'

      ESTÁDIO

      Allianz Arena
      Lotação75 000
      Medidas105x68
      Inauguração2005

      COMPETIÇÃO

      FaseFase de Grupos
      JornadaGrupo EJornada 1
      A Estrela
      Oleksandr Zinchenko

      É o grande nome, mediaticamente falando, desta seleção e o estatuto não fala sozinho. Dos mais experientes da sua seleção, Zinchenko conta com conta com sete anos de Premier League nas pernas para transportar a serenidade necessária para os mais inexperientes nestas lides, já para não falar da qualidade que costuma apresentar do alto da sua polivalência, seja à esquerda da defesa ou no setor mais recuado do miolo.

      O Técnico
      Serhiy Rebrov

      Dos técnicos mais conceituados do futebol local, Rebrov, antigo internacional ucraniano com passagens de relevo por Dynamo Kyiv ou Tottenham, assumiu os destinos da sua nação futebolística na 2ª jornada da qualificação e cumpriu com distinção o primeiro grande objetivo. Segue-se a estreia num grande palco internacional de seleções, depois de experiências recheadas de títulos na Ucrânia- natal, Hungria e nos Emirados Árabes Unidos.

      Sondagem

      RESULTADO SONDAGEM

      ROMÉNIA
      EMPATE
      UCRÂNIA

      Comentários

      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      EAinda não foram registados comentários...

      OUTRAS NOTÍCIAS

      Liga Europa
      com video
      Médio abordou tema antes do jogo da Liga Europa
      Sobre a hipótese de se tornar treinador, João Moutinho não descartou a ideia mas garantiu que tal não será realidade num futuro próximo. A propósito, ...