O futebol português está a postos para mais uma final da Taça da Liga, que nesta edição coloca frente a frente Sporting e SC Braga, os dois últimos vencedores da prova. Tanto leões como gverreiros vão atacar o jogo como quem o quer ganhar, com os bracarenses cada vez mais habituados a «passar a perna aos grandes», conforme disse Carlos Carvalhal, mas o que diz a história?
O duelo entre Sporting e SC Braga é inédito na Taça da Liga, onde as duas equipas nunca se defrontaram na final, mas não é a primeira vez que os dois emblemas se cruzam num jogo decisivo na luta por um troféu. É já a quarta vez que tal acontece, e para já o passado sorri claramente a uma das equipas...
Um confronto com história
Foi em 2014/15 que Sporting e SC Braga pela última vez disputaram um troféu. Foi na Taça de Portugal e quem levou a melhor foi o Sporting, num jogo que, por diferentes motivos, será inesquecível para os adeptos de ambas as equipas.
O Braga, então treinado por Sérgio Conceição, foi quem durante muito tempo pareceu ter a vitória no bolso. Cédric tinha sido expulso do lado leonino logo aos 14 minutos, depois de cometer uma grande penalidade que Éder converteu, e os minhotos ainda duplicaram a vantagem antes da meia hora através de Rafa, que jogava um dos seus derradeiros encontros pelo Braga.
Foi há quase seis anos que se desenrolou este capítulo do futebol português, o que significa que as caras novas são muitas. Dos 28 jogadores que disputaram essa final, apenas João Mário estará presente no próximo sábado. Matheus Magalhães, guardião bracarense, será provavelmente titular, mas em 2015 ficou no banco de suplentes.
Luz verde para as taças
A amostra não é propriamente grande, mas o pleno do Sporting em finais frente ao SC Braga dá um certo favoritismo aos leões. Foram até hoje adversários em três finais, com os verde e brancos a levar o troféu em todas as ocasiões.
Época | Resultado |
---|---|
81/82 (Taça de Portugal) | 4x0 |
82/83 (Supertaça) | 7x3 (agregado) |
14/15 (Taça de Portugal) | 2x2 (3x1 g. p.) |
A conquista da Taça de Portugal frente ao SC Braga em 2014/15 não foi a primeira ocasião em que as duas equipas se defrontaram na final da prova rainha. Já em 1981/92 tal tinha acontecido, e foi o Sporting a fazer a festa com uma expressiva vitória por 4x0, com golos de Manuel Fernandes, Jordão e um bis de António Oliveira.
Vitória na Taça permitiu ao Sporting fazer a dobradinha, uma vez que nesse ano foi campeão, mas também garantiu que a época seguinte começaria com uma Supertaça frente ao vice da Taça de Portugal. Dessa forma o Sporting teve nova oportunidade de conquistar um troféu frente ao SC Braga, com um agregado de 3x7 depois de derrota (2x1) na primeira mão e goleada (1x6) na segunda.