O campeão nacional em título, o Sporting, teve de puxar dos galões e suar até ao último segundo para garantir a vitória no jogo 2 das meias-finais da Liga Placard frente ao Leões de Porto Salvo, este sábado no Pavilhão João Rocha. Depois da derrota no primeiro encontro da série, os leões de Alvalade estavam obrigados a vencer para evitar a eliminação — e cumpriram, ainda que com muitas dificuldades: 5-4 foi o resultado final, num duelo intenso e emocionante do primeiro ao último minuto, literalmente.
Veja Também
A partida começou de forma absolutamente frenética, com três golos nos dois primeiros minutos. Logo no primeiro lance, o Sporting surpreendeu com uma jogada de 5 para 4 bem ensaiada, que terminou com um golo de cabeça de Taynan. No entanto, a resposta do Leões foi imediata e eficaz: primeiro por Ruan Silvestre, que rodou com facilidade sobre Merlim numa jogada de pivot, e logo depois por Ré, que aproveitou uma perda de bola do italiano para finalizar com frieza um contra-ataque perfeito.
A perder por 2-1, o Sporting assumiu as despesas do jogo e empurrou o adversário para o último terço, criando várias ocasiões de perigo. O empate surgiu com justiça, pelos pés de Tomás Paçó, que disparou uma verdadeira bomba após um canto cobrado por Merlim. O jogo arrefeceu ligeiramente a partir daí, com maior equilíbrio e menos espaços, mas ainda assim foi o Sporting quem voltou a marcar. Em mais uma jogada de bola parada, Merlim repôs lateralmente e Zicky, solto ao segundo poste, finalizou para o 3-2.
O Leões, porém, não se deixou abalar e voltou a responder com grande personalidade. Numa jogada que começou numa subida do guarda-redes André Sousa, Hiroshi encontrou espaço e marcou um golaço, estabelecendo o 3-3 com que se chegou ao intervalo.
Na segunda parte, o Sporting entrou mais forte e, após várias ocasiões desperdiçadas, chegou ao 4-3 por Rocha, na sequência de uma excelente combinação com Diogo Santos. A vantagem deu alguma tranquilidade aos leões, que ampliaram para 5-3 a sete minutos do fim, num belo remate de fora da área de Pauleta.
Já com guarda-redes avançado, o Leões de Porto Salvo ainda reduziu para 5-4 e lançou o jogo numa reta final de nervos, mas o Sporting soube sofrer e segurar a vantagem até ao apito final.
A série segue agora empatada (1-1) e decide-se na terça-feira, novamente no Pavilhão João Rocha. O vencedor irá defrontar o Benfica na final da Liga Placard.