Na tarde desta quarta-feira, a seleção portuguesa derrotou os Países Baixos por 4-7, no último jogo da fase de qualificação para o Euro 2026, e registou um pleno vitorioso nas seis partidas disputadas.
Veja Também
Após o jogo, o selecionador, Jorge Braz, e alguns dos atletas da formação das quinas analisaram o desempenho e comentaram o percurso invicto da seleção.
Jorge Braz, selecionador, em discurso direto:
Análise ao adversário:«Sabíamos que o adversário era forte. Os Países Baixos foram extremamente pressionantes, a pressionarem nos limites e de forma muito intensa. Procurámos quebrar essa pressão, mas a primeira parte não estivemos tão bem na construção, apesar de termos criado muitas oportunidades.»
Análise à segunda metade: «A segunda parte foi mais segura, fomos mais Portugal. Oferecemos, ainda assim, um golo nesse período do jogo, mas até nessas 'ofertas' se aprende. É no erro que se aprende. É assim que vamos construir o futuro para voltarmos a ser felizes.»
Próximos passos: «Agora é descansar. Temos mais um momento interessante para estarmos juntos e fortalecermos as nossas dinâmicas, antes de fecharmos a época. Falta muito tempo para disputarmos o Europeu. Foi uma qualificação com muitos momentos positivos e até os menos positivos serviram para crescermos. No decorrer deste jogo, vimos isso: corrigimos erros, superámo-nos e chegámos ao fim com uma vitória clara. Está feito e estamos no Europeu por mérito próprio.»
Bernardo Paçó em discurso direto:
Objetivos da seleção: «Queríamos completar esta fase de apuramento perfeito com mais uma vitória. E conseguimos. Sabíamos que que tínhamos que ser sérios. Houve momentos em que podíamos ser mais pragmáticos e não dar tanto a bola ao adversário, mas acho que melhorámos bastante na segunda parte e conseguimos trazer a vitória.»
Lúcio Rocha em discurso direto:
Marcar três golos: «Qualquer jogador gosta de fazer golos, mas, quem me conhece, sabe que isso não é o mais importante para mim. Importante é a garra, a atitude e o companheirismo que esta equipa tinha durante todo o jogo. É uma honra enorme jogar com uma equipa assim.»
Mensagem aos adeptos: «Esta é a Seleção que toda a gente já conhece: muito unida, muito aguerrida, que disputa o jogo seja contra quem for, sempre com o máximo empenhamento, mesmo que já esteja apurada. Gostava de enviar um abraço a todos os adeptos portugueses que vieram apoiar-nos. Esta vitória também é deles.»
Bruno Maior em discurso direto:
Golo de estreia pela seleção: «Foi um golo inesquecível. Espero que seja o primeiro de muitos. Sou um felizardo. O golo é um dos pormenores deste ambiente fantástico da Seleção A. Estar aqui é um sonho realizado. Nós estamos aqui para ganhar todos os jogos e estarmos no topo. Não estamos surpreendidos com esta qualificação. Agora vamos trabalhar para chegarmos ao Europeu e vencermos a prova.»