Portugal regressa, esta quinta-feira, à competição no Campeonato do Mundo, no Usbequistão. A equipa lusa defronta o Tajiquistão, pelo que esta terça-feira foi dia de antevisão por parte do selecionador nacional, Jorge Braz, e também de Bruno Coelho.
A antevisão de Jorge Braz
Tajiquistão: «A identidade do Tajiquistão revelou-se muito no jogo com Marrocos, por isso é que tiveram muitas oportunidades e mais finalizações que o adversário até. Têm muita qualidade individual, são verticais e muito diretos no jogo. Aquele ataque contra-ataque que nem sempre nos agrada enquanto treinadores. Estamos perfeitamente identificados com o Tajiquistão. Mas, como sempre, o importante somos nós e a forma como nos temos de comportar no jogo para cair para o nosso lado.»
«Esperamos um Tajiquistão galvanizado e sem nada a perder. Já tinha dito anteriormente, é uma equipa que está com grande entusiasmo por ser a primeira vez que está no Mundial e fizeram uma Taça da Ásia muito boa. Vão dar tudo por tudo, são uma equipa muito alegre a jogar, que finaliza de todo o lado. Nós vamos ser Portugal, organizados e conscientes, isso é que é importante.»
Trabalho nos últimos dias: «Temos tentado afinar as novidades de forma a conseguirmos surpreender. A bola parada é algo extremamente importante. Acima de tudo, os jogadores portugueses têm maior conhecimento do jogo, com decisores e finalizadores muito bons. Agora é refinar e preparar coisas novas.»
Respeito pelo adversário: «Há muitos anos que digo o mesmo: é 40x20 em todo o lado. Nós temos de estar focados em campo. Temos um respeito enorme por toda a gente, adversários e adeptos dos adversários. Teremos sempre esse respeito. O que nos diz respeito é a forma como nos focamos dentro de campo para fazermos o nosso trabalho.»
Bruno Coelho em discurso direto
Antevisão: «Esperamos mais dificuldades, frente a uma equipa mais intensa e mais forte fisicamente. Se nós não tivermos no máximo das nossas capacidades o jogo pode tornar-se mais difícil. O Tajiquistão é uma equipa que defende mais individual e que procura pressionar no campo todo. Já tivemos a analisar bem a equipa e esperamos um jogo mais exigente.»
Expetativas: «As expetativas para este Mundial são altas, queremos sempre ganhar. Estou aqui para ajudar a nossa Seleção no jogo desta quinta-feira e passar para a fase seguinte. Depois iremos encarar jogo a jogo e veremos o que se vai passar. O nosso objetivo é terminar o grupo no primeiro lugar e com três vitórias, esse é o nosso principal foco.»