A passagem de Jonas pelo Benfica foi marcante. O brasileiro fez 137 golos em 183 jogos, ganhou nove troféus e foi duas vezes o melhor marcador do campeonato. Em 2019, com 35 anos e problemas crónicos nas costas, decidiu abandonar a Luz e afastar-se do futebol.
Cinco anos depois, Jonas dedica-se à farmácia da família e vive uma vida pacata em Taiúva, no interior de São Paulo. A cidadezinha tem seis mil habitantes e dista 400 km da capital estadual.
Jonas 13 títulos oficiais |
«Não consigo estar de pé mais do que 40 minutos/uma hora», releva numa conversa com o Cartoloucos, conhecido canal de youtube no Brasil. «É a tal questão da coluna, a saúde passa-me muito pela cabeça. Para mim não foi difícil deixar o futebol por culpa das lesões.»
Jonas vai ao detalhe e explica que em determinado ano levou «42 injeções de voltaren (anti-inflamatório)» para poder treinar e jogar. «Isto está tudo corroído por dentro.»
A paixão pelo Benfica continua no peito de Jonas, que diz não ter «noção» da importância que tem para o povo da Luz. Um regresso ao futebol, por ora, está fora de causa.
«No futuro, pode ser que sim, mas por agora não. Quero estar perto dos meus pais.»