Começou, na manhã desta sexta-feira, a última jornada da fase de grupos do torneio olímpico de voleibol masculino. É hora de fazer um resumo deste início de jornada que contou as vitórias dominantes da Alemanha e Brasil, sobre Argentina e Egipto, respetivamente, e ainda os triunfos da Eslovénia e dos EUA.
No grupo A, a seleção eslovena venceu os anfitriões e alcançou o primeiro lugar do grupo - ambas seleções estão qualificadas para a próxima fase. Os gauleses venderam cara a derrota e obrigaram os eslovenos a ir até ao quinto set. A Eslovénia venceu 2-3, depois deter entrado de forma dominadora e ter aberto o jogo com 0-2. A reação dos franceses permitiu-lhes chegar ao empate, mas os eslovenos acabaram mesmo por levar a melhor com uma vitória por 15-11 no quinto, e derradeiro, set. Destaque para Earvin Ngapeth (França) com 21 pontos e Toncek Stern (Eslovénia) com 28 pontos.
Já o Brasil, no Grupo B, venceu o Egipto sem dar nenhuma hipótese à seleção africana. Os canarinhos venceram o jogo 3-0, com um total de 75 pontos para 40. A seleção brasileira conquista assim uma importante vitória que lhes poderá permitir o acesso à próxima fase do torneio caso seja um dos dois melhores terceiros da fase de grupos. Destaque para Darlan Ferreira Souza (Brasil) com 15 pontos e Moustafa Issa Mohamed (Egipto) com oito pontos.
No Grupo C, onde já está tudo decidido, a seleção alemã esmagou a Argentina, enquanto os EUA tiveram de suar para vencer o Japão. Os alemães asseguraram a qualificação à próxima fase do torneio olímpico com uma vitória por 3-0 sobre a seleção argentina, garantindo assim o segundo lugar do grupo. A seleção sul-americana termina a participação nos Jogos Olímpicos sem conseguir pontuar. Destaque para Gyorgy Grozer (Alemanha) com 16 pontos e Facundo Conte (Argentina) com nove pontos.
No outro jogo do grupo, os EUA tiveram de dar corda ao sapato para levarem de vencida a seleção japonesa. Os norte-americanos entraram bem melhor na partida e chegaram a estar a vencer por 0-2. Os japoneses procuraram reagir no terceiro set e conseguiram mesmo reduzir a desvantagem. No quarto, e derradeiro set, os Estados Unidos venceram a seleção asiática por 19-25 - 2-3 em sets -, garantindo assim o pleno na fase de grupos e, consequente, primeiro lugar do mesmo. Destaque para Yuji Nishida (Japão) com 18 pontos e Matthew Anderson (EUA) com 16 pontos.
Os restantes encontros - Polónia-Itália e Canadá-Sérvia - serão disputados no próximo sábado, dia 3 de agosto.