Uma ascensão meteórica.
Do penúltimo lugar da última divisão distrital à promoção ao maior campeonato do país em cinco anos.
Sem olhar para trás, sem medos ou incertezas. Foi sob este mote que os loucos jovens das Lajes desafiaram a história e reescreveram-na: pela primeira vez, o JD Lajense é campeão regional dos Açores e ganhou o direito de participar no Campeonato de Portugal.
Os feitos dignos de registo, por mais escondidos que estejam, não passam despercebidos ao zerozero. Por isso, fomos em busca de contar este com o maior detalhe possível e, nesse sentido, falámos com Simão Fonseca - diretor-desportivo - e Paulo Aguiar - presidente.
O que não sabíamos era que esta história - fantástica só de si - guardava camadas ainda mais fascinantes.
Ora, Simão tem 25 anos e - além de ter passado toda a formação nos amarelos - é dirigente do clube desde os primórdios desta reestruturação, numa fase em que a ambição era fugir aos últimos lugares do singelo campeonato de ilha.
Guiou-nos durante os últimos anos no Campo Manuel Linhares de Lima. Começou no Football Manager - um videojogo onde os utilizadores podem controlar o seu clube -, passou para a vida real, onde «ninguém queria jogar no JD Lajense» e teve de reunir os amigos de infância para ter jogadores, e chegou a 13 de abril de 2025, o dia do maior título da história amarela. Conheça todos os detalhes por capítulos em baixo.
[n.d.r: no final da entrevista, emocionado, Simão dedicou publicamente a conquista do título ao pai - ex-diretor do clube, que estimulou a paixão do filho pel'os amarelos -, no décimo aniversário do seu falecimento]