placardpt
Ex-presidente do FC Barcelona em Exclusivo

JM Bartomeu: «Foi um erro despedir Zubizarreta, não o voltaria a fazer»

Andoni Zubizarreta é o nome escolhido por André Villas-Boas para comandar o futebol profissional do FC Porto. Homem apaixonado pela Cultura e pela Arte, o antigo portero foi criticado por Pinto da Costa. Os motivos? Os despedimentos sofridos enquanto dirigente do Barcelona e do Marseille, no entender do ainda presidente portista. 

Ora, nesse sentido, o zerozero foi à procura de respostas e encontrou-as na boca da personagem perfeita para confidenciá-las: Josep Maria Bartomeu, presidente do Barcelona entre as temporadas 13/14 e 20/21, além de ter sido membro da direção desde a mudança geracional de 2003, que tantos e bons frutos deu aos catalães. 

Bartomeu foi o responsável pela saída de Zubizarreta mas, admite pela primeira vez em público, esse foi «um erro». Com Josep Maria, os catalães conquistaram 13 troféus oficiais: quatro campeonatos, quatro Taças do Rei, duas Supertaças, uma Liga dos Campeões, uma Supertaça Europeia e um Mundial de Clubes.

Devido a acusações de fraude financeira, acabou por sair do Barcelona debaixo de grande polémica. Continua a batalhar na Justiça pela sua inocência. 

Bartomeu aceitou quebrar o silêncio em exclusivo para o zerozero. Fez questão de o fazer para demonstrar a estima sentida por Andoni Zubizarreta. Uma conversa cheia de revelações.  

zerozero - Enquanto membro da direção que escolheu Zubizarreta para diretor desportivo, e o presidente que o demitiu, o que nos pode dizer sobre o seu perfil e percurso?

Josep Maria Bartomeu - Contratámos o Zubizarreta no Verão de 2010 para ser o diretor desportivo do clube. No princípio, o seu trabalho principal era reorganizar toda La Masia (academia de formação do FC Barcelona). Estava muito desorganizada e ele criou novos métodos e novos protocolos para o desenvolvimento dos jogadores. Desde Espanha, Europa e outros países. Incorporou novos sistemas informáticos, novas ideias. Ele mudou quase tudo, exceto o conceito de La Masia. Falo apenas da sua reorganização. 

qO Zubizarreta foi o pai do segundo triplete na história do Barcelona. Fez o trabalho de juntar grandes jogadores na equipa para prolongar o ciclo vencedor
Josep Maria Bartomeu, ex-presidente do Barcelona
O Zubi criou um conceito novo a que chamámos As Linhas de Sucessão, que consistia em monitorizar os jogadores para chegar à primeira equipa. No entanto, esses frutos não se veem de imediato e o Barcelona está agora com os proveitos dessa nova organização de 2010/2011:  Ansu Fati, Lamine Yamal, Pau Cubarsi, por exemplo, todos estes jogadores saem desse conceito criado pelo Zubi. É o que chamamos La Masia Integral. Foi um conceito copiado logo a seguir pelas modalidades do Barça. 

zz - Que importância teve o Zubizarreta no projeto ganhador de Pep Guardiola? 

JMB - A função do Zubizarreta foi ajudar a alargar o ciclo ganhador de Guardiola, que começou em 2008. Como sabem, no futebol, é difícil prolongar os ciclos ganhadores por mais do que três anos e ele veio para ajudar a manter essa dinâmica.

Quando o Pep Guardiola foi embora, foi o Zubizarreta quem convenceu o Tito Vilanova a assumir a equipa principal. Quando o Tito adoeceu, anos mais tarde, foi ele o responsável por escolher Luís Enrique. Foi ele o responsável também por trazer o Neymar, o Ter Stegen, o Luís Suarez. Graças a esse trabalho, ele foi o pai do segundo triplete da história do FC Barcelona, na época 2014/2015. Ganhámos a Champions League, a La Liga e a Taça do Rei. Claro que tínhamos o Messi, mas ele sozinho não pode ganhar. Zubizarreta fez o trabalho de juntar grandes jogadores na equipa para prolongar o ciclo vencedor. 

zz - Que importância dá às ideias defendidas por Zubizarreta no Barcelona?

JMB - Mesmo depois da sua saída, quisemos seguir o seu projeto e as suas ideias. Foi por isso que contratámos Ernesto Valverde. O Zubi sempre me disse: 'Quando acabar o ciclo do Luís Enrique, temos de trazer o Ernesto Valverde'. O Zubizarreta já não estava em 2017, mas seguimos essa corrente e a sua filosofia.

zz - De que forma resume o perfil e o caráter do senhor Zubizarreta?

JMB - É uma pessoa muito séria, muito responsável, muitíssimo inteligente, com ideias muito claras e, sobretudo, honesto. No mundo do futebol faz falta gente honesta. Ele tem uma coisa muito boa, é que ele não te diz o que queres ouvir, diz o que ele pensa, mesmo que não esteja de acordo com o presidente.

zz - Afinal, qual é a verdadeira razão para o Zubizarreta ter sido despedido pelo presidente Bartomeu? 

JMB - Os presidentes nem sempre acertam e eu, com o tempo, admito: não acertei ao despedi-lo. Se pudesse voltar atrás, não o despediria. Na altura eu tinha de tomar decisões, eram dias de muita tensão. Houve um problema grande entre o Luís Enrique e os jogadores, e eu tinha de resolver e tomar as minhas decisões. Naquela altura, despedi-o a ele e ao diretor-geral do clube [ndr. em 2015 saíram também Carles Puyol, Albert Valentí e Narcís Julià, todos colaboradores de Zubizarreta]. 

Não é, como se diz por aí, que tenha saído por causa de ter comentado publicamente sobre as sanções que a FIFA nos instaurou [impedimento de inscrever jogadores]. Isso nada teve a ver com ele nem comigo. São anteriores à nossa gestão.

zz - Passou por uma mudança geracional no Barcelona. De que forma vê as eleições do FC Porto e que impacto uma possível mudança pode ter no clube?

JMB - Eu estive na mudança de ciclo do FC Barcelona no ano de 2003. Houve eleições e entrou um grupo de gente jovem no clube: Laporta, Sandro Rosell, Ferran Soriano, que agora está no Manchester City, entrei eu, o Txiki Begiristain, e trouxemos o Frank Rijkaard. Demos outra imagem ao clube. 

Não digo que os anteriores estivessem mal, mas os sócios quiseram-nos a nós, a geração do Powerpoint (risos). E repare que a nossa geração continua, com o regresso de Laporta. Não falarei do FC Porto, porque não estou por dentro do clube mas, dando o exemplo do Barça, é importante que se renovem gerações. No nosso caso [FC Barcelona], a mudança foi muito boa para se abrir a novas ideias. Vínhamos de uma dinâmica negativa e esta geração ajudou. Claro que foi muito importante trazer o Ronaldinho, sem ele não tínhamos conseguido. O mesmo aconteceu mais tarde com Messi. 

Conheço o Pinto da Costa, é um grande presidente. As equipas importantes que o FC Porto teve na europa foram à custa do seu trabalho. O que decidirem os sócios, será bom para um clube democrático.

Espanha
Andoni Zubizarreta
NomeAndoni Zubizarreta Urreta
Nascimento/Idade1961-10-23(62 anos)
Nacionalidade
Espanha
Espanha
PosiçãoGuarda Redes

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Zubizarreta
2024-04-22 23h38m por fcpinvicta
Vai ser como passar de burro para cavalo.
Bartomeu
2024-04-22 20h57m por Ronaldinho-gaucho
Já vejo o Pdc desmerecer a opiniao e a picar o bartomeu pelo estado que deixou o barcelona, mas se calhar pdc é um discipulo do homen.
Vozes de burro. . .
2024-04-22 20h45m por marconeves559
Só uma pessoa decadente, inerte e senil, totalmente alheado da realidade é capaz de proferir as declarações que tem vindo a proferir nos últimos tempos. Para além de não conseguir apresentar uma proposta decente e estruturada, pois só as copia da lista de AVB, ainda têm a desfaçatez de vir a público lançar mentiras atrás de mentiras. Em tempos idos já foi um grande presidente, agora não passa de uma múmia. Temos vindo a ser mal geridos financeiramente desde o tempo desde o tempo em AF ba...ler comentário completo »

OUTRAS NOTÍCIAS

FC Porto
Mercado
Lateral em final de contrato
Depois de três temporadas de dragão ao peito, o lateral esquerdo português João Mendes está de saída do FC Porto e tem muito mercado interessado em adquirir os ...

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

moumu 23-05-2024, 06:37
moumu 23-05-2024, 06:35
moumu 23-05-2024, 06:01
moumu 23-05-2024, 05:48
moumu 23-05-2024, 05:46
moumu 23-05-2024, 05:43
moumu 23-05-2024, 05:34
darkrevenge16 23-05-2024, 05:03
MI
misterchampion 23-05-2024, 04:06
relaxong 23-05-2024, 03:54
AL
Alvibranco 23-05-2024, 02:41
futebol11fc 23-05-2024, 01:59
futebol11fc 23-05-2024, 01:53
AA
AacBriosa 23-05-2024, 01:48
AL
Alvibranco 23-05-2024, 01:28
AL
Alvibranco 23-05-2024, 01:23