betano
    Números da teoria de Jesus

    Jesus tem razão: campeões costumam sair mais cedo das competições europeias

    2013/02/22 19:52

    Uma das frases fortes no discurso de Jorge Jesus esta semana foi que a equipa que sair mais cedo das competições europeias terá vantagem na luta pelo título de campeão nacional. FC Porto e Benfica ainda estão envolvidos nas competições internacionais e o zerozero.pt fez uma análise às últimas dez temporadas para apurar se o que o treinador dos encarnados disse se reflete nos números.

    O FC Porto encontra-se nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões e vai partir para o encontro da segunda mão em vantagem, depois de ter ganho ao Málaga por 1x0 no Estádio do Dragão. Por sua vez, o Benfica carimbou a passagem para os oitavos-de-final da Liga Europa após eliminar o Bayer Leverkusen. Segue-se o Bordeaux na próxima eliminatória.

    Na Liga Zon Sagres, FC Porto e Benfica continuam a partilhar o primeiro lugar com os mesmos pontos. Dragões e águias são uma espécie de gémeos, sinal disso foi o facto de terem perdido pontos na segunda volta do campeonato na mesma jornada.

    Vítor Pereira e Jorge Jesus já deixaram bem claro que o objetivo principal é ser campeão nacional. No entanto, o treinador do Benfica foi mais longe e disse mesmo que quem for eliminado primeiro terá vantagem sobre o adversário, isto porque se poderá concentrar exclusivamente à Liga interna.

    A tese de Jorge Jesus é sustentada pelos números das últimas dez temporadas. Nesse período, a equipa que mais cedo saiu das competições da UEFA foi campeã nacional por seis ocasiões. Sporting (2001/2002), Benfica (2004/2005) e FC Porto (2005/2006, 2006/2007, 2007/2008 e 2011/2012) dão razão ao técnico encarnado.

    Por sua vez, o FC Porto (2002/2003, 2003/2004, 2008/2009 e 2010/2011) e o Benfica, curiosamente orientado por Jesus (2009/2010) foram as equipas que quebraram a tese defendida por Jorge Jesus, tendo ido mais longe na UEFA e sido campeãs nacionais no mesmo ano.

    Benfica continua na Europa após eliminar Leverkusen ©Carlos Alberto Costa
    Os anos que dão razão a Jorge Jesus

    Em 2001/2002, o Sporting foi campeão pela última vez após ter deixado as competições europeias mais cedo do que Boavista e FC Porto, segundo e terceiro classificado, respetivamente.

    Nesse ano, os leões foram eliminados na segunda ronda da Taça UEFA pelo Milan e deixaram as competições da UEFA mais cedo do que os axadrezados e os dragões, que na Liga dos Campeões ficaram pela segunda fase de grupos.

    Em 2004/2005, o Benfica pôs fim a um jejum de 11 anos sem ganhar o título após ter saído das provas europeias mais cedo do que os adversários mais diretos no campeonato: FC Porto e Sporting.

    Os encarnados foram eliminados nos 16 avos de final da Taça UEFA pelo CSKA Moskva, enquanto os azuis e brancos saíram da Liga dos Campeões após serem derrotados pelo Internazionale nos oitavos-de-final. Já o Sporting foi finalista vencido na final da Taça UEFA, diante dos moscovitas que eliminaram o Benfica.

    Nos três anos seguintes, sempre com o FC Porto como campeão nacional, o primeiro classificado no final do campeonato foi a equipa que mais cedo deixou as provas da UEFA.

    Em 2005/2006, os dragões, orientados por Co Adriaanse, ficaram-se pela fase de grupos da Liga dos Campeões, enquanto o Sporting foi afastado na primeira ronda da Taça UEFA pelo Halmstads e o Benfica chegou aos quartos-de-final da Liga dos Campeões, onde perdeu com o Barcelona

    FC Porto venceu o Málaga e está em vantagem para segunda mão ©Catarina Morais
    Em 2006/2007, o FC Porto ficou arredado da Liga dos Campeões nos oitavos-de-final após ser eliminado pelo Chelsea, enquanto o Sporting deixou a Champions ainda na fase de grupos. Por seu lado, o Benfica foi a equipa que chegou mais longe na Europa, aos quartos-de-final da Taça UEFA, fase na qual foi eliminado pelo Espanyol de Barcelona.

    Em 2007/2008, tal como na época anterior, o FC Porto perdeu nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões, caindo, desta vez, aos pés dos alemães do Schalke 04. Na Taça UEFA, o Benfica foi eliminado nos oitavos-de-final pelo Getafe e o Sporting foi a formação que chegou mais longe, aos quartos-de-final, tendo perdido com o Rangers.

    A última temporada que dá razão à ideia defendida por Jorge Jesus é a transata, na qual o FC Porto conquistou o campeonato nacional após uma prestação para esquecer nas competições europeias. Os dragões e o SC Braga foram os primeiros a deixar a Europa, caindo nos 16 avos de final da Liga Europa, aos pés do Manchester City e Besiktas, respetivamente.

    Por seu turno, o Benfica chegou aos quartos-de-final da Liga dos Campeões, tendo perdido com o Chelsea, ao passo que o Sporting foi a formação que saiu mais tarde da UEFA, tendo chegado às meias-finais da Liga Europa, fase em que foi eliminado pelo Athletic Bilbao.

    Jesus já foi campeão após sair mais tarde da Europa ©Carlos Alberto Costa
    Mourinho, Jesualdo, o próprio Jorge Jesus e Villas-Boas contrariam tendência

    José Mourinho e Jesualdo Ferreira, pelo FC Porto, e Jorge Jesus, no primeiro ano como treinador do Benfica, contrariam a tendência de que o campeão nacional ganhou vantagem em determinada altura da temporada por ter saído mais cedo das competições europeias.

    Em 2002/2003 e 2003/2004, Mourinho foi mais longe do que todos os outros e foi campeão nacional e campeão europeu ao mesmo. No ano da conquista da Taça UEFA, os dragões foram melhores do que a concorrência e nada os impediu de ganharem a prova europeia. O Sporting tinha sido eliminado da Taça UEFA logo na primeira ronda pelo Partizan e o Boavista tinha caído apenas nas meias-finais, perante o Celtic. Por seu lado, o Benfica nem nas competições internacionais entrou.

    No ano seguinte, o FC Porto de Mourinho tocou o céu, conquistando a Liga dos Campeões em Gelsenkirchen. Sucesso ao qual juntou o campeonato nacional. Por seu lado, o Sporting caiu na fase de grupos da Taça UEFA e o Benfica foi eliminado pelo Internazionale na quarta ronda.

    Em 2008/2009, os dragões, comandados por Jesualdo Ferreira, foram campeões nacionais e foram os últimos a abandonar as competições, tendo perdido apenas nos quartos-de-final, frente ao Manchester United com um golo de Cristiano Ronaldo, considerado o melhor tento desse ano. Os seus rivais nessa altura já só se preocupavam com o campeonato, pois o Benfica tinha sido eliminado na fase de grupos da Taça UEFA e o Sporting tinha sido humilhado pelo Bayern Munchen nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões, naquela que foi a primeira vez que conseguiu passar a fase de grupos da principal competição de clubes da Europa.

    Villas-Boas foi campeão sem derrotas e venceu a Liga Europa ©Carlos Alberto Costa
    Em 2009/2010 Jorge Jesus foi protagonista opositor da ideia que defende ao ser campeão nacional pelo Benfica e ao fazer com que os encarnados fossem os últimos a deixar as competições europeias. Nesse ano, as águias apenas cairam nos quartos-de-final da Liga Europa frente ao Liverpool, enquanto o FC Porto foi derrotado pelo Arsenal nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões pelo Arsenal e o Sporting caiu aos pés do Atlético de Madrid nos oitavos-de-final da Liga Europa.

    Por fim, em 2010/2011 surgiu o exemplo mais perfeito de que não é preciso sair mais cedo das competições europeias para se ter vantagem no campeonato nacional. O FC Porto, orientado por André Villas-Boas recuperou sem qualquer derrota o título português que tinha sido ganho no ano anterior pelo Benfica e conquistou a Liga Europa.

    Os azuis e brancos venceram a prova pela segunda vez ao derrotarem o SC Braga na final de Dublin, enquanto o Benfica foi eliminado nas meias-finais da Liga Europa pelos bracarenses e o Sporting caiu nos 16 avos de final perante o Rangers.

    Portugal
    Jorge Jesus
    Nascimento/Idade1954-07-24(70 anos)
    FunçãoTreinador

    Fotografias(100)

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Estatistica
    2013-02-26 11h53m por mikescm
    Bom, não acho isto minimamente demonstrativo. . . Quer dizer, daqui a pouco pode afirmar-se que qqr coisa que aconteça 6/10 vezes é uma certeza. . . Ou seja - "A equipa que ganha por mais na 3ª joranada da epoca ganha o cmapeonato pq aconteceu 55% das vezes nos ultimos 10 anos"! É uma análise que cai um bocado no ridiculo.

    Até é mesmo contra a logica, pq as equipas que se aguentam mais nas ligas europeias são geralmente as que estam a fazer melhor epoca - basta ver nos campe...ler comentário completo »
    ME
    epa
    2013-02-24 17h04m por Menaco23
    Na minha opiniao condeno esta opiniao msm sendo eu portista e fosse vitor pereira dizelo. . . . eu nao considerava nenhum fracasso epoca perder campeonato e ganhar liga europa dsd k garantisse 2 lugar pa ir direto champions, é minha opiniao. . . . . alias, considero que ekipas como porto benfica so tem ter 2 objectivos em foco, campeonato e competicoes europeias, taças portugal e taças deviam ficar pa recurso, sem desprezo por elas claro. . . . mas clubes desta dimensao do porto e benfica t...ler comentário completo »
    R0
    informem-se vcs
    2013-02-24 16h28m por r0bben
    Tudo muito bonito só que JJ não disse que os campeões costumam sair mais cedo da Europa.

    Disse sim que quem sair mais cedo das competições europeias TERÁ VANTAGEM no campeonato!

    Bem diferente. Ter vantagem não é o mesmo que vencer, pelo menos até onde eu sei. . .

    o ZZ é que anda aqui a assumir coisas que não foram ditas!
    GO
    stfu
    2013-02-24 15h43m por Gorila_77
    CALA-TE Ó JESUS, PERCEBES TANTO DE FUTEBOL COMO O VITOR PEREIRA !
    BR
    Estão a analisar mal o caso
    2013-02-24 14h16m por BrunoFReis
    Os anos que o Porto juntou a competição europeia ao campeonato coincidiu com anos em que internamente era muito superior aos rivais.

    Esta discussão só tem sentido em campeonatos discutidos com equilibrio e que na fase final se pode desequilibrar para o lado menos desgastado ou não.
    JU
    Matemática
    2013-02-23 23h54m por Junior99
    Gostava de saber como é que um artigo que analisa "as últimas dez temporadas" acaba com o brilhante resultado de 6 a favor e 5 contra.

    6+5 =10???

    Se analisarmos de facto as últimas 10 temporadas (ie, tirarmos a do Sporting campeão), ficamos com 5 a favor e 5 contra. Ou seja, os dados não dão razão nenhuma a Jesus.

    O que o artigo prova é que a prestação europeia não tem relação com a prestação a nível nacional.
    20
    Escolinha faz favor
    2013-02-23 19h57m por 2040357
    Só para dizer que a tese de Jorge Jesus, nas últimas 10 épocas dá resultado nulo. Ou seja foram 5 épocas em que o campeão saiu mais cedo e 5 em que saiu mais tarde. Meus amigos, do zerozero, as últimas 10 temporadas começam na época de 2002/2003. Façam favor de não contabilizar a época anterior, de 2001/2002, em que o Sporting foi campeão.
    Campeões
    2013-02-23 14h56m por Schwarzenegger
    Boas, venho por este meio dizer que discordo com o que diz o Jorge Jesus. Todas as vezes que o Porto foi campeão da liga europa ou liga dos campeões, ganhou tambem o campeonato em portugal. Há vários campeonatos que isso acontece, mas nunca aconteceu em portugal.
    LM
    Kmirstay
    2013-02-23 13h43m por lmrs_fcp
    vendem. . mas como nao vai chegar uma proposta dessas vai ficar no benfica
    LM
    Kmirstay
    2013-02-23 13h39m por lmrs_fcp
    mas tambem sabes que ninguem da 20M por luisao. . e ele e um jogador muito importante no balneário. . por isso o benfica nao o deixa sair assim tao facilmente!!claro que se chegar uma proposta de 15M pelo cardozo, nao tenho duvidas que o vendem!!
    LM
    Kmirstay
    2013-02-23 13h33m por lmrs_fcp
    que isso e verdade, isso e. . mas o cardozo ja e dos mais bem pagos. . esta bem no clube. . no inicio da epoca e uma equipa com grandes ambiçoes. . penso que nao sai do benfica!!

    o luisao muito menos. . esse ja faz parte da mobilia
    LM
    Kmirstay
    2013-02-23 13h24m por lmrs_fcp
    começo a ter as minha duvidas. . mas logo veremos!!se nao saiu ate agora, nao me parece que saia mais!!este e para acabar no benfica
    LM
    Kmirstay
    2013-02-23 13h21m por lmrs_fcp
    so nao sei quem e que vai dar 15M por ele!

    mas e sem duvida um bom jogador
    LM
    Filipedv
    2013-02-23 13h20m por lmrs_fcp
    vindo desse jornal e mentira xD

    ele ja esta certo no benfica!!mas seria um excelente reforço para o porto!!
    PO
    Kmirstay
    2013-02-23 12h51m por portocampeao97
    Vendendo o cardozo e o garay era quase como o vosso fim, a ano ser que arranjassem substitutos á altura ( o que acho bastante improvável )
    FI
    Outra vez o porto na corrida?
    2013-02-23 12h28m por Filipedv
    http://www. abola. pt/nnh/ver. aspx?id=384477&rss=1

    Se rá verdade??
    RO
    Erro
    2013-02-23 12h27m por rolando
    Somos SLB temos q- ganhar tudo,
    sao as vitorias q- fazem as grandes equipas.
    LM
    Kmirstay
    2013-02-23 11h21m por lmrs_fcp
    aimar esta em final de contrato. . por isso sai a custo zero!!

    e acho que carodozo nao sai por 15M é muita nota por ele. . se sair por 10M ja nao era muito mau.

    mas se sair cardozo so ficam com o lima, rodrigo e nelson oliveira??hum. . nao sei se e assim tao bom para voces!!
    LM
    Kmirstay
    2013-02-23 10h24m por lmrs_fcp
    enganei me a somar. . esqueci me de uma parcela. . fazendo melhor as contas faziam 16M
    LM
    Kmirstay
    2013-02-23 10h22m por lmrs_fcp
    com garay, cardozo e maxi ate fazem mais que 30M. . talvez uns 35!!

    paulo lopes- emprestado
    miguel vitor-emprestado
    luisinho-e mprestado
    carlos martins-3M
    aimar-custo zero
    nolito-5M
    djalo-emp restado
    mora-4M
    michel-e mprestado
    kardec-4M
    jara -emprestado

    fazendo as minhas contas faziam mais ou menos 12M com estes matrecos
    LM
    Kmirstay
    2013-02-23 10h12m por lmrs_fcp
    com cardozo e diferente. . e eu nao estou a dizer que nao fazem 25M. . estou a dizer que o benfica tem de vender mais jogadores. . eles tem que realizar dinheiro. . nao podem vender apenas para as compras. . tem de vender para as compras e para parte dos salarios!!e assim que os clubes portugueses sobrevivem!!
    LM
    Kmirstay
    2013-02-23 10h04m por lmrs_fcp
    mesmo assim. . se tens vendas a rondar os 30M, nao podes gastar quase isso em compras. . o benfica para comprar isso, para ter uma boa gestao tem de vender jogadores na ordem dos 50M.
    LM
    Kmirstay
    2013-02-23 09h49m por lmrs_fcp
    e medio ofensivo/extremo

    e para mim um extremo e um avançado!!
    LM
    Kmirstay
    2013-02-23 09h48m por lmrs_fcp
    tens de facturar muito para comprar esses jogadores todos. . e os jogadores que disseste para sair, vao muitos a custo zero e outros so emprestados!!
    LM
    Kmirstay
    2013-02-23 09h40m por lmrs_fcp
    realmente sao craques. . mas mais avançados??para que??vai sair algum jogador importante??

    nao percebo algumas contrataçoes!!
    12
    Tópicos Relacionados
    Equipa
    Competição
    Treinador

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Ex-Chaves lembra palavras de Vítor Pereira: «Não sei o que o Benfica viu em ti»
    Futebol Brasileiro
    Palavras do guarda-redes Hugo Souza
    Hugo Souza, ex-GD Chaves e agora jogador do Corinthians participou no podcast DenilsonShow, do antigo internacional Denilson, e relembrou uma conversa dura que teve com o técnico ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    Johnny_Bravo 12-12-2024, 12:56
    Johnny_Bravo 12-12-2024, 12:54
    sexydriver 12-12-2024, 12:51
    BE
    Benfica_ 12-12-2024, 12:40
    AmoFutebolAmoSLB 12-12-2024, 12:35
    DO
    dodobidu9 12-12-2024, 12:13
    rubenferreira877 12-12-2024, 12:07
    LuckyLuke 12-12-2024, 12:04
    Bluething 12-12-2024, 11:50
    Johnny_Bravo 12-12-2024, 11:39
    ES
    Estebam 12-12-2024, 11:36
    miguel22 12-12-2024, 11:24
    BL
    Bluetrain 12-12-2024, 10:53
    MasterOfPuppets- 12-12-2024, 10:28
    BE
    Benfica_ 12-12-2024, 10:21
    unsub 12-12-2024, 10:20