Decorreu, esta quinta-feira à noite no Coliseu do Porto, a gala Dragões de Ouro, cerimónia de consagração dos 130 anos da fundação do FC Porto. Na plateia foi notória a ausência da equipa principal de futebol por se encontrar em Lisboa em preparação para o duelo com o Benfica,
Iván Marcano foi homenageado como Atleta do Ano dos dragões. O central, que se encontra lesionado, discursou, dizendo sentir-se orgulhoso e deixou palavras à equipa.
«Agradecer ao presidente pelo apoio que me deu. É uma honra para mim receber este prémio, sei o valor que nós lhe damos. Queria agradecer a todos, pois confiaram em mim mais do que eu próprio durante a primeira lesão e nesta. Queria agradecer a toda a equipa e desejar-lhes boa sorte para amanhã. Aos adeptos portistas pelo seu apoio incondicional, e em especial ao meu filho, que é o motivo principal pelo qual continua a jogar e a minha principal motivação para me recuperar.»
O galardão de Treinador do Ano foi atribuído a Ricardo Ares. O técnico de hóquei em patins subiu ao palco para atribuir o prémio também ao seu staff. «Queria dar os parabéns ao FC Porto pelos seus 130 anos. Muito obrigado presidente, pois este será o melhor prémio que vou receber na minha carreira com certeza. Quero agradecer também ao Eurico Pinto, que confiou em mim para liderar esta fantástica equipa. Este Dragão de Ouro é de muitas pessoas, em primeiro lugar dos verdadeiros protagonistas que são os jogadores, assim como o staff, os trabalhadores do Dragão Arena... Enfim, isto é de todos eles.»
Houve ainda espaço para homenagem a várias personalidades ligadas às modalidades do emblema portista e um espaço de recordação de Fernando Gomes. Bibota, como é recordado no mundo do futebol, faleceu no final do ano de 2022.
Casa do FC Porto: Penafiel e Rio Tinto
Atleta Jovem do Ano: Rodrigo Mora
Atleta Revelação do Ano: Martim Fernandes
Quadro do Ano: Ricardo Martins
Projeto do Ano: Greenvolt Comunidades
Atleta Amador do Ano: Kevins Apseniece - Natação
Atleta de Alta Competição do Ano: Xavi Malián - Hóquei
Atleta do Ano: Marcano
Parceiro do Ano: Betano
Treinador do Ano: Ricardo Ares - Hóquei
Carreira: Carlos Magalhães - Departamento de Saúde
Futebolista do Ano: Pepê
Dirigente do Ano: Rodrigo Barros - Voleibol Feminino
Sócio do Ano: Pedro Violas
Recordação: Fernando Gomes
Honra: Ricardo Guimarães - Presidente do Grupo BMG
![]() | ![]() |
![]() |