betano
    FC Porto e SC Braga fizeram história

    Inesquecível: Neste dia, há 10 anos, dragões e gverreiros qualificaram-se para o primeiro duelo luso numa final europeia

    Não eram mares nunca antes navegados, pois a história dos clubes portugueses na Europa é longa e rica, mas nunca uma embarcação dessa ocidental praia lusitana tinha navegado em tão boa companhia como no primeiro ano da segunda década do século XXI. Falamos, é claro, da edição de 2010/11 da Liga Europa.

    O futebol já existia na sua versão moderna. Nada era super, isso ainda estava num horizonte distante, mas o domínio das big five era notório no contexto das competições continentais e era progressivamente menos comum o surgimento de finalistas exteriores às grandes ligas. Foi preciso um abanão à portuguesa... e uma final inédita.

    Foi neste dia, há precisamente 10 anos, que o SC Braga e FC Porto garantiram a passagem à final. Não fosse uma final four 75% lusa impressionante o suficiente - Benfica e Villarreal foram os restantes semi-finalistas -, os azuis ultrapassaram os espanhóis para marcar encontro com os bracarenses, naquela que seria a primeira vez que dois emblemas portugueses se defrontaram numa final europeia.

    Em Dublin, a final sorriria ao FC Porto de André Villas-Boas, é claro, mas essa é uma história para outro dia. Se no dia 5 de maio de 2011 se celebrou uma final em bom português, quando o desfecho não era mais do que prognósticos, então recordemos as equipas, os jogos, e todos os fatores da epopeia de dragões e gverreiros.

    Boas vidas, Villas-Boas

    Comecemos pelo campeão. O FC Porto foi o finalista menos surpreendente, o que por si só é um enorme elogio àquilo que a turma de André Villas-Boas fez ao longo da temporada 2010/11. Para além da conquista do campeonato nacional, os dragões exibiram-se à altura na Europa e o troféu foi o prémio justo por uma temporada para recordar.

    A história começou em Genk, Bélgica, no playoff de acesso à fase de grupos. Passado com distinção (agregado de 7x2), os dragões rumaram a um grupo onde foram a força dominante. Um 3x0 ao Rapid a abrir, um 3x1 ao CSKA Sofia a fechar e pelo meio outras três vitórias, com um empate frente ao Besiktas (1x1) a impedir o pleno.

    Radamel Falcao
    FC Porto
    2010/2011
    42 Jogos  3330 Minutos
    38   3   0   02x

    ver mais »
    Radamel Falcao era a figura ofensiva da equipa nas provas europeias, transcendendo o impacto de Hulk e até mesmo as suas exibições domésticas. No final da fase de grupos já tinha sete golos, e marcou mais na Liga Europa do que no campeonato (17 versus 16), registando, discutivelmente, a temporada individual mais impressionante de qualquer jogador na segunda maior prova europeia.

    Na fase a eliminar haviam quatro representantes portugueses, com o Sporting a também vencer o seu grupo enquanto Benfica e SC Braga caíram da Champions. O leão caiu logo na primeira ronda, mas mesmo os outros, que viveram uma caminhada impressionante, ficaram aquém daquilo que o FC Porto fez.

    FC Porto acabaria por vencer a prova ©Getty /


    Não era só Falcao, claro. Havia uma defesa sólida, liderada por Helton e com uma postura coesa, que permitia a Álvaro Pereira protagonizar uma ala esquerda em que o ataque fluía, no apoio a Varela. Mesmo os centrais (Rolando e Otamendi, por norma), nem sempre tinham trabalho, por se posicionarem atrás do polvo Fernando, que dava segurança e liberdade ofensiva a Guarín e Moutinho. Para esmagar adversários havia Hulk, e quando as coisas complicavam havia no banco um jovem James Rodríguez...

    Essa equipa azul e branca não era brincadeira, e foi isso que o Sevilla sentiu nos 16-avos-de final, quando foi batido em casa por 1x2 depois de ter vencido em Portugal, e acabou eliminado pela regra dos golos fora. Seguia-se uma dupla moscovita, que saiu do caminho com um póquer de vitórias portistas: Primeiro o CSKA (agg 3x1) e, dias depois de garantir, em pleno Estádio da Luz, mais um título de campeão nacional, o Spartak (agg 3x10).

    Villas-Boas deu-se a conhecer no Dragão ©Carlos Alberto Costa
    A maré favorecia o dragão mas, por baixo das ondas, ainda havia um submarino amarelo à espreita. Era o Villarreal, que ameaçava ser um adversário à altura mas que acabou derrotado com um agregado de 4x7, depois dos dragões vencerem a primeira mão por um memorável (5x1). Restava só a final, onde Villas-Boas encontrou o seu adversário mais difícil.
     

    Foi preciso Paciência

    Domingos Paciência
    SC Braga
    2010/2011

    54 Jogos
    25 Vitórias
    10 Empates
    19 Derrotas

    76 Golos
    61 Golos sofridos

    ver mais »
    Por ironia, numa equipa de Paciência(s) ninguém jogava solitário, era mesmo um esforço de equipa. Havia, ainda assim, individualidades de ouro, como o XI do centenário do SC Braga, escolhido este ano pelos sócios, fez questão de elucidar: seis dos 11 eleitos são jogadores que integraram as opções de Domingos Paciência - também escolhido como técnico -, nesse ano: Moisés, o muro defensivo, Vandinho, o todo-o-terreno, Hugo Viana e Mossoró, os criativos, bem como Alan e Lima, dois terços de um trio atacante com muito golo.

    A primeira época de Domingos Paciência no comando do SC Braga já tinha sido impressionante, com os Gverreiros do Minho a terminar o campeonato em segundo lugar, mas a segunda, da qual falamos agora, foi ainda melhor. A descida de duas posições, para quarto lugar, foi um claro downgrade a nível doméstico, mas foi, também, um efeito secundário daquilo que a equipa estava a fazer nas competições europeias. 

    O alvo era a fase de grupos da Liga dos Campeões, onde os arsenalistas nunca tinham estado, e esse objetivo foi alcançado desde logo com o claro início de uma epopeia europeia. Para lá chegar, o SC Braga teve de bater o Celtic e o Sevilla, duas equipas teoricamente superiores.

    No grupo a situação complicou um pouco, com Arsenal, Shakhtar e Partizan a sair na rifa. Foram três vitórias em seis jogos, uma boa prestação que serviu para ser o melhor terceiro lugar nessa edição da Champions, mas para nada mais. Dupla vitória frente ao Partizan e o histórico 2x0 frente aos gunners deu para garantir... a queda para a Liga Europa.

    Para chegar à final foi preciso bater o... Benfica ©Getty / MIGUEL RIOPA

    Na segunda maior prova europeia a caminhada fez-se longa, até à final mesmo, e foi de muitas reviravoltas. Começou mal, com uma derrota em Poznan frente ao Lech (1x0), mas a reviravolta (2x0) permitiu aos bracarenses marcar encontro com o colosso Liverpool nos oitavos, naquela que seria uma eliminatória para recordar. 180 minutos não foram suficiente para os reds marcarem qualquer golo à equipa portuguesa e o resultado da primeira mão (1x0) foi mesmo o agregado final.

    Foi nos quartos que a competência e organização da equipa de Paciência foi mais evidente do que nunca. Um empate forasteiro com o Dynamo Kyiv (1x1) deixou o SC Braga em vantagem para o jogo caseiro, em que o nulo valeu passagem pelo golo fora. A mesma regra beneficiou os gverreiros na ronda seguinte, frente ao Benfica.

    As águias venceram em casa por 2x1, mas a Pedreira manteve-se fortaleza europeia e o SC Braga venceu por 1x0, com um golo de Custódio, para garantir um lugar à mesa na sua primeira final da Liga Europa. Dublin, o local do jogo decisivo, estava a 2 178 quilómetros de Braga, mas o adversário estava bem mais perto, e por isso já estava feita história.

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Europe League Final/FC Porto 1-0 SCBraga
    2021-05-05 15h56m por UK-SPORTING10
    Uma final indéditamente portuguesa, com uma das melhores equipas do FC Porto que me lembro de ver (não esquecendo a equipa que venceu a Taça UEFA em 2003 e a Liga dos Campeões em 2004). Do outro lado, uma das melhores equipas do SC Braga, a surpreender a Europa e a ultrapassar algumas equipas com historial.

    As boas prestações do SC Braga nas competições internas, como "lá fora" valeram a transferência do Domingos Paciência para Alvalade, numa das cartas na "manga" do Godinho Lopes. . . Que durou pouco tempo!
    SL
    EnormeSCB
    2021-05-05 15h03m por SLBong
    O Moisés já lá não estava, foi-se embora em janeiro. Aliás, vocês na altura mandaram embora uma data de jogadores em janeiro (Felipe, Matheus, Luis Aguilar, Andrés Madrid, etc. . . ) e depois como só podiam inscrever 3 novos jogadores séniores, fizeram a Liga Europa quase toda com uma data de juniores no banco, o que torna toda a campanha ainda mais espetacular!
    EN
    Braga
    2021-05-05 14h51m por EnormeSCB
    Grande equipa tínhamos então aquela defesa com Moises (uma pena ter falhado a final), Rodriguez e Paulão era uma autentica Muralha aquele jogo em Anfield e com 10 contra o D. Kiev jamais serão esquecidos. Acredito que o apanhar outra equipa lusa (a melhor sem qualquer duvida daquele tempo) foi o nosso azar com outro qualquer adversário (que tivesse menor conhecimento das mais valias daquele Braga) poderíamos já hoje ter mais um caneco Europeu. No entanto ficará para sempre e muito dificilme...ler comentário completo »
    Faltou a referência
    2021-05-05 13h20m por SCB1375
    Dos jogadores mais influentes na altura, faltou a referência ao Custódio. Esse sim, um jogador a merecer um lugar no 11 do centenário ao contrário do outro.
    Dragunners
    2021-05-05 13h17m por slb_pride
    Creio que só o Corona disputaria a titularidade, e talvez apenas pelo facto de o James na altura ainda estar a dar os primeiros passos na Europa.
    O Helton era superior ao Marchesin, apesar de o Marchesin também ser um excelente GR. O Helton em forma foi dos melhores GR que vi jogar em Portugal, uma elasticidade tremenda.
    Equipa Guerreira
    2021-05-05 13h17m por SCB1375
    Creio que foi das equipas mais batalhadoras que tivemos. Aquele jogo em casa contra o Dínamo Kiev, em que jogamos cerca de 80 com menos 1. . . foi mesmo na raça. Para não falar do jogo em casa com o Benfica que foi mesmo impróprio para cardíacos. Pena termos encontrado um Porto que limpou tudo nessa época.
    Esta equipa
    2021-05-05 11h40m por Redfoo_16
    Do atual 11, penso que só a dupla de centrais é melhor, de resto nenhum atual cabia naquela equipa.
    Grande Braga
    2021-05-05 11h24m por Tistan
    O Braga sempre na história na Europa.
    O Braga a ir a uma final europeia para a inédito final portuguesa,
    O Braga o clube português com melhor estreia na liga dos campeões com 9 pontos,
    O Braga sempre a contribuir para o ranking,
    O Braga o clube fazer o trabalho das tais 3 marias que só se fala do fraco futebol português.
    Mágico Braga
    Final Europeia
    2021-05-05 11h21m por yousandro
    este foi (a nivel de clubes) o momento mais alto até agora do futebol português
    3 equipas portuguesas numa meia-final europeia e depois final 100% portuguesa, atualmente é muito dificil mesmo na Liga Europa, talvez na Conference League seja mais possivel tal acontecer

    de relembrar que esta final europeia só nao aconteceu mais cedo porque no inicio do seculo o Boavista foi eliminado nas meias-finais da Taça Uefa e nao jogou a final contra o Porto
    teria sido alias, um jogo muito melhor e com maior rivalidade do que a final de 2011
    MO
    Jogo fraco
    2021-05-05 10h59m por Motamaral
    Mas adeptos dignificaram Portugal.
    Acredito
    2021-05-05 10h35m por CabraCega
    Que este porto tinha dado 3 a este chelsea. . . deus queira que percam e com estrondo hoje.
    Final
    2021-05-05 10h10m por O_Cancelado
    Uma final para mais tarde recordar. Muito difícil voltar a acontecer uma final europeia entre dois clubes portugueses. O Braga mais forte da sua história e um Porto que fazia tremer qualquer clube europeu.

    OUTRAS NOTÍCIAS

    OPINIÃO | A busca de problemas
    Opinião
    Opinião de António Costa
    E de repente tudo voltou a tremer em Braga, depois de uma noite de sonolência que teve consequências claras na perda de pontos. O SC Braga vinha de uma série positiva, ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    tcb9277 07-12-2024, 11:11
    ZY
    zyxw_4321 07-12-2024, 10:52
    AngelEyes 07-12-2024, 10:50
    AngelEyes 07-12-2024, 10:43
    ZY
    zyxw_4321 07-12-2024, 10:40
    DabidBTV 07-12-2024, 10:36
    TH
    TheRocker 07-12-2024, 10:33
    edgarlima 07-12-2024, 09:41
    edgarlima 07-12-2024, 09:35
    mario1953 07-12-2024, 09:32
    mario1953 07-12-2024, 09:24
    mario1953 07-12-2024, 09:16
    Ispeaksempolemicas 07-12-2024, 08:54
    Ispeaksempolemicas 07-12-2024, 08:44
    ZY
    zyxw_4321 07-12-2024, 08:42