placardpt
Em entrevista a canal brasileiro

Hulk e o caso do túnel da Luz: «Quando não podíamos ser campeões libertaram-me»

2024/05/21 20:00

Hulk, jogador que representou o FC Porto entre 2008 e 2013, concedeu uma entrevista ao canal Galo TV, onde relembrou os tempos em que vestiu a camisola azul e branca. O avançado, apesar de passados 15 anos, relembrou o célebre «caso do túnel» e revelou uma transferência que não chegou a acontecer, para o Tottenham, de José Mourinho.

O jogador, que agora representa o Atlético Mineiro, relembrou a punição de 23 jogos na sequência de confrontos no túnel da Luz, castigo que considerou «absurdo.»

«Houve uma confusão, com toda a gente envolvida, e sobra para quem? Para mim e para o Sapunaru. Apanhámos três meses de suspensão, 20 e tal jogos. Foi a confusão no túnel. Recordo-me que acabou a confusão e vem o Rui Costa, que está lá até hoje. Para mim, era um jogador espetacular, de quem sempre fui fã. Ele chegou e, como se dizem português, pergunta-me: 'F***-se, Hulk, o que é que está a acontecer?' Eu disse que era palhaçada», começou por contar. 

O avançado relembrou também a surpresa, quando percebeu que do meio da confusão apenas o seu nome e o de Sapunaru apareciam visados. O «incrível Hulk», como era carinhosamente apelidado, acabou por cumprir 18 jogos de castigo e mostrou alguma relutância em relação ao timing da decisão, de terminar com a longa punição. 

«Quando cumpri 18 jogos (de suspensão), o FC Porto já não podia ser campeão e já não podia ir à Champions na época seguinte. Aí 'libertaram-me'. Disseram que eu devia ter apanhado no máximo três jogos. De três para 23 é um absurdo», continuou. 

O extremo, que depois de sair do Futebol Clube do Porto passou pelo Zenit e pelo futebol chinês, ao serviço do Shanghai SIPG, revelou que José Mourinho o tentou convencer a ir para o Tottenham, antes do seu regresso ao futebol brasileiro: «Quando o meu contrato na China estava a terminar, o Mourinho até entrou em contacto com o meu empresário para me levar para o Tottenham, mas eles viram que não tinha como jogar em Inglaterra», concluiu. 

O avançado brasileiro, agora com 37 anos, disputou 818 jogos onde apontou uns impressionantes 418 golos.



Brasil
Hulk
NomeGivanildo Vieira de Souza
Nascimento/Idade1986-07-25(37 anos)
Nacionalidade
Brasil
Brasil
PosiçãoAvançado (Extremo Direito) / Avançado (2.º avançado)

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
mikev
2024-05-22 11h48m por tenshi
Esquece, não vale a pena descutir.
zyxw4321
2024-05-22 11h15m por mikev
São suposições, não certezas.
Estávamos a 4 pontos do primeiro lugar quando se deu esta situação.
A certeza é apenas que o castigo foi estúpido e que teve influência direta no restante campeonato.
Tanto que, como disse o hulk, quando voltaram não perderam mais nenhum jogo até ao final da época.
zyxw4321
2024-05-22 11h05m por mikev
E só para acrescentar que o Hulk falhou 17 jogos num campeonato quando após este mesmo castigo o Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol atribuiu apenas um castigo de 3 partidas, quando ele ja tinha cumprido 14.
zyxw4321
2024-05-22 11h02m por mikev
Não sei se viste a entrevista, mas depois do Hulk voltar não perdeu mais nenhum jogo até ao fim da época.
Um clube que vinha num tetra campeonato e que acontece este episódio num dos jogadores mais influente no plantel, senão o mais influente.
Era a mesma coisa que em Janeiro ter tirado o Gyokeres ao Sporting.
mikev
2024-05-22 10h59m por Blueonblue
sem falar no presidente da altura que apertou o pescoço a uma sócio. Viva a cultura vermelha!
Blueonblue
2024-05-22 10h57m por mikev
Ou que numa AG se atiram cadeiras, rebentam petardos e até mandam chapadas no presidente da assembleia.
Mulamada
2024-05-22 10h44m por Blueonblue
no Porto é só episódios de violência, mas é no teu clube tão bem educado que a UEFA não permite adeptos em jogos internacionais na casa do visitante.

Deve ser uma questão de cultura, penso eu.
jsilva77
2024-05-22 08h36m por Migas29
Sunegado um campeonato? O Porto à data estava em terceiro
Qualquer pessoa vê
2024-05-22 08h04m por Muhamad
. . . os episódios de violência no porto desta época (para não falar das anteriores) e percebe "isto não são as circunstâncias, é a própria cultura do clube que instila o ódio, promove a agressão como manifestação de portismo e valoriza o insulto como prova de amor à camisola. E tudo isto não só com os adversários mas também, como se viu, com os do próprio clube.
JS
Foi-nos sunegado
2024-05-21 20h44m por jsilva77
Um campeonato . . . Ganharíamos esse campeonato, já estava bem encaminhado e, uma história mal contada, mal vista . . . Só vista e contada por alguns que interessam e nada mais, com um FCPorto lançado para o título e . . . Retiram-nos o nosso melhor jogador e um dos melhores da equipa, além de todo o resto, mas pronto . . . Já passou mas, um dia, está história será bem contada . . . Isto também só passou por ser com o FCPorto e na altura que foi, se fosse com os clubes da capital ....ler comentário completo »
Foi uam das maiores vergonhas
2024-05-21 20h37m por TheBlankSpace
. . . que já vi. . .

De longe o melhor jogador da liga é "convenientemente" castigado por um número absurdoamente específico e exagerado de jogos. . . cumpre quase meia época de castigo e quando regressa já o Porto estava em 3º e depois ainda retiram-lhe o castigo já depois de ele o ter cumprido. . .
E não esquecer que o Braga também foi roubadinho nesse ano. . . e ficou em 2º. . . .
Aquele titulo do Benfica de JJ de 2010 é dos mais roubadinhos que já vi na minha ...ler comentário completo »
redlegion
2024-05-21 20h35m por rubenferreira877
Quem mandou dar luta ate ao fim? xD

Se ficassem longe era reduzido, simples xD

Foi dos piores casos e esquemas que aconteceu em Portugal
Hulk
2024-05-21 20h27m por redlegion
A ti e ao romeno reduziram o castigo, já o Vandinho continuou suspenso por algo que nenhuma autoridade ao jogo viu ou registou nos relatórios.
Tópicos Relacionados

OUTRAS NOTÍCIAS

Liga BPI
Oficial
Beatriz Rodrigues anunciou a saída do Racing Power, após a chegada no início da temporada. A defesa confirmou a decisão numa publicação nas redes sociais....

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

Edfcp 17-06-2024, 12:21