É um dia histórico no voleibol feminino português. O FC Porto garantiu o apuramento inédito para a Liga dos Campeões feminina, após vencer dois sets diante do Gran Canaria, na segunda mão da eliminatória - sendo que venceram por 2-3.
Caso perdessem por 1-3 ou 0-3, as campeãs lusas teriam de vencer Golden Set para conseguirem o acesso à prova, mas as portistas superaram-se e venceram os dois parciais necessários para garantir a presença na competição.
O primeiro set em Espanha demonstrou algum nervosismo por parte das lusas. O Gran Canara foi aproveitando alguns pormenores para ganhar força no resultado e continuar a sonhar com o apuramento. Aqui, foram mesmo as espanholas a levar a melhor por 25-22.
No entanto, no segundo parcial, a história acabou por se mostrar diferente. As comandadas de Miguel Coelho foram ficando cada vez mais confortáveis no encontro e, ao vencer por 23-25, conseguiram demonstrar que estavam completamente na luta pelo apuramento.
O duelo continuou equilibrado no terceiro set, mas o Gran Canaria voltou a sobrepôr-se nos pormenores e seguiu-se para o quarto e decisivo parcial, depois de um 25-21.
O FC Porto selou as contas da passagem à Liga dos Campeões, depois de um 18-25 praticamente indiscutível. O emblema azul e branco superiorizou-se e consegui aproveitar vários dos erros cometidos pelas adversárias e decidiu, assim, a história.
Ainda no quinto e último set do encontro, a equipa da casa não desistiu e tudo permaneceu taco a taco. No final, as portistas venceram por 14-16 e fecharam a qualificação com vitória.
Recorde-se que, FC Porto estará inserido na Pool C da fase de grupos da Liga dos Campeões.