Portugal apurou-se, esta quinta-feira, para a meia-final do Mundial Feminino 2024, após uma estrondosa vitória frente à Inglaterra (13-1). Após a partida, o selecionador Hélder Antunes reagiu à conquista, acompanhado da jogadora Sofia Moncóvio.
O treinador destacou a seriedade que as jogadoras mantêm «desde o início do estágio» e realçou que a equipa «está preparada para jogar em qualquer ambiente», seja qual for o adversário. Já a jogadora salientou que foram os processos da equipa que tornaram o jogo acessível.
Hélder Antunes em discurso direto:
Análise à partida: «Tornámos o jogo fácil. As jogadoras sabiam que éramos favoritos, mas que o jogo se podia complicar se facilitássemos. As jogadoras encararam o jogo com a mesma seriedade que mantém desde o início do estágio. Tentaram desbloquear o jogo rapidamente para termos tranquilidade. Tendo em conta as diferenças, a equipa portuguesa fez um jogo positivo. Ainda temos alguns trunfos guardados na manga para continuar a jogar este jogo».
Concentração da equipa: «A equipa portuguesa está preparada para jogar em qualquer ambiente. Com mais ou menos apoio na bancada, não influencia. Estamos vacinados contra isso. Preocupa-nos o que controlamos, ou seja, dentro da pista. Se estiverem focadas, como têm estado até agora, temos uma capacidade extraordinária de nos abstrair de qualquer ruído. Pode estar o pavilhão cheio de colombianos ou italianos, que a equipa portuguesa estará preparadíssima para a meia-final».
Possíveis adversários: «Se sair o emparelhamento com a Itália, vamos apanhar uma seleção que nos vai dar mais posse de bola e tem uma das melhores guarda-redes do mundo. É muito forte nas transições ofensivas e defende com um bloco muito coeso no corredor central. Se for a Colômbia, espera-nos uma equipa com uma excelente guarda-redes e com seis jogadoras que jogam em Espanha. Têm alguma experiência competitiva e uma equipa que faz das transições ofensivas o seu ponto forte, mais no um contra um ou no dois contra dois.
Vamos estar descansados. Já estamos habituados a fazer noitadas e a fazer sprints. Sempre com humildade, respeito e quem veste esta camisola, veste para ganhar qualquer jogo».
Sofia Moncóvio em discurso direto:
Análise ao jogo: «Foi um jogo tranquilo porque nós assim o tornámos. Enfrentámos este jogo com a mesma seriedade com que disputamos todas as partidas até agora. Aplicámos os processos que temos trabalhado. Enfrentámos uma equipa que não tinha os mesmo argumentos dos nossos adversários até agora, mas foram os nossos processos que tornaram o jogo acessível. As vitórias motivam-nos enquanto grupo, são o reconhecimento das nossas capacidades, mas isso não altera o nosso trajeto».
Motivação para continuar a partida: «É a base de todas as jogadoras. Quem está no campo tem de sentir o apoio de quem está no banco. Não é só querer marcar mais golos. Mesmo o resultado estando extenso, é uma boa altura para praticar outros modelos de jogo. Não vamos transformar aquele jogo num treino, mas dá para aplicar processos que noutros jogos não conseguiríamos fazer».
O que se pode esperar da Itália: «É uma equipa bastante aguerrida, como têm demonstrado em todas as competições internacionais. Apesar de não serem um conjunto com muita rotação, têm uma capacidade física muito boa. São bastante evoluídas taticamente, com jogadoras experientes. Contamos com isso e temos de nos preparar.