As duas vidas do guarda-redes islandês

    Hannes Halldórsson, para quem defender um penálti de Messi e ser realizador andam lado a lado

    Publicado em: 2018/06/16 16:26
    Atualizado em: 2018/08/15 15:54
    E8
    Hannes Halldórsson, para quem defender um penálti de Messi e ser realizador andam lado a lado

    Ronaldo marcou, Griezmann marcou, o australiano Jedinák marcou... Messi falhou. O remate até pode ter sido algo denunciado, é verdade, mas certo é que outro lado estava um guarda-redes com vontade de manter a pequenina Islândia na rota de mais um jogo histórico. E para ele, como para muitos outros da sua seleção, jogar futebol não é ofício único.

    Veja Também

    Para começar a conhecer melhor Hannes Halldórsson, porque não espreitar no zerozero o percurso do guarda-redes? E porque não espreitar também na IMDb? Sim, essa mesmo, a base de dados dedicada às figuras do cinema e televisão, porque Halldórsson pertence a dois mundos distintos.

    «Diria que o meu emprego a tempo inteiro é como realizador, e é aí que ganho a maior parte do meu dinheiro, mas tento equilibrar as coisas. Ser realizador é exigente, e depois treino às 5 da tarde», explicava Hannes Halldórsson à Sports Illustrated numa altura em que a Islândia tentava o apuramento para o Mundial2014, no Brasil. Já se passaram alguns anos, e o guardião tem estado sempre em equipas profissionais fora da Islândia, mas o trabalho em publicidade, música e cinema continua bem vivo.

    Não foi dessa que os islandeses conseguiram um apuramento histórico - dois, até -, mas foi logo depois. O apuramento para o Europeu de 2016 chegou - Halldórsson destacou-se, por exemplo, no empate a uma bola com Portugal e na por todos imprevista eliminação de Inglaterra -,  o apuramento para este Mundial chegou... e enquanto defendia com sucesso as redes da sua seleção, Halldórsson ia explorando a paixão da realização.

    ©Matthias Hangst / Getty Images

    A nova vida atrás da lente

    Tudo começou quando Halldórsson, então com 14 anos, deslocou um ombro a fazer snowboard. Ao longo de vários anos, tentou continuar no caminho para a profissionalização nas camadas jovens do KR Reykjavík, mas os problemas no ombro iam-se repetindo e o jovem guardião teve então de ser operado. No meio de tudo isto, o guarda-redes islandês tinha encontrado uma forma de ocupar o tempo sempre que jogar futebol não era possível: realizar pequenos filmes, anúncios publicitários, vídeo-clips, o que surgisse.

    «Passei a minha juventude a fazer curtas. Dos 16 aos 20 anos, estive completamente dedicado a isso».

    Hannes demonstrava talento atrás da câmara, mas o pai, que havia tentado ser guarda-redes profissional e desistido aos 19 anos, encorajou-o a não fazer o mesmo. Halldórsson, filho, encontrou espaço no Leiknir Reykjavík, uma equipa mais modesta da região em que cresceu, e retomou o caminho para a profissionalização, ou pelo menos a profissionalização possível num país com pouco mais de 300 mil habitantes e onde a esmagadora maioria dos futebolistas junta ao desporto um outro ofício.

    No futebol, conseguiu relativo sucesso e acabou por encontrar espaço nos mais competitivos campeonatos norueguês e dinamarquês, contando ainda com uma passagem pelos holandeses do NEC. Atrás das câmaras, teve como primeiro ponto alto a realização do vídeo da canção candidata da Islândia à Eurovisão de 2012.

    Poucos dias antes do arranque deste Campeonato do Mundo, e poucos dias antes deste duelo contra Lionel Messi e companhia, o gigante que é a Coca Cola divulgou um anúncio produzido na (e para a) Islândia, com as célebras palmas dos adeptos e jogadores islandeses a serem o ponto de partida para a criatividade. O autor? Hannes Halldórsson, precisamente.

    Foi o melhor em campo neste jogo entre Argentina e Islândia, considerou a FIFA, e tem ainda todo um torneio pela frente na Rússia. A Islândia voltou a mostrar no primeiro jogo que pode bem fazer sensaçãoHalldórsson mostrou que aos 34 anos pode voltar a ser figura. O futuro? Passará sempre pelo cinema, parece inevitável.



    Veja as incidências da partida no acompanhamento feito pelo zerozero.pt.
    Sondagem

    RESULTADO SONDAGEM

    ARGENTINA
    EMPATE
    ISLÂNDIA

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Benfica eterno
    2018-06-16 23h34m por ruipatricio
    Tal e qual, a Islândia é um exemplo de Pais, nação e de como o trabalho dá frutos.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    BE
    ISLÂNDIA SURPREENDE SÓ OS DESATENTOS!
    2018-06-16 19h50m por benficaeterno
    Quem acompanha o desporto no geral e não apenas o futebol sabe que este país é muito organizado e potencializa ao máximo aquilo que têm.

    O futebol nem é o desporto mais popular. Em 2008 foram vice-campeões olímpicos de Andebol, 40% dos ministros jogaram o desporto e no Mundial de 2017 tinham 4 seleccionadores islandeses no Mundial.

    Um país estruturado para criar pessoas que pensem, que se organizam e que trabalham.

    Tirando Sigurdsson, se calhar...ler comentário completo »
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Rubro negros
    2018-06-16 19h10m por ruipatricio
    Também o futebol no Kosovo tem vindo a melhorar bastante, não me admira nada ver o Kosovo num europeu nos próximos 2/6 anos.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Eterno resistente
    2018-06-16 17h26m por Rubro_Negros
    Meh isso foi um mal entendido.

    Penso que já esteja tudo resolvido
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Eterno resistente
    2018-06-16 17h06m por Rubro_Negros
    Esse tal clube bem que podia comprar jovens da Islândia.
    Um mercado em crescente na Europa
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Islândia
    2018-06-16 16h48m por Rubro_Negros
    Penso que é uma verdade que o futebol da Islândia tem andado a crescer e talvez s clubes portugueses deveriam andar mais atentos aos jovens
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!

    jogos históricos

    U Sábado, 16 Junho 2018 - 14:00
    Otkrytie Arena
    Szymon Marciniak
    1-1
    Sergio Agüero 19'
    Alfred Finnbogason 23'

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Luis Enrique: «Estamos a fazer uma época especial»
    Mundial de Clubes
    Treinador do PSG após a vitória frente ao Real
    No final do jogo entre o PSG e o Real Madrid, Luis Enrique não escondeu a sua satisfação pela expressiva vitória alcançada (4-0).

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    Mikhal18 10-07-2025, 03:13
    Emanuels92 10-07-2025, 02:40
    TheBlankSpace 10-07-2025, 02:37
    Douto-rado 10-07-2025, 02:33
    Douto-rado 10-07-2025, 02:27
    Douto-rado 10-07-2025, 02:25
    Douto-rado 10-07-2025, 02:24
    Douto-rado 10-07-2025, 02:22
    Douto-rado 10-07-2025, 02:19
    Douto-rado 10-07-2025, 02:09
    Douto-rado 10-07-2025, 02:06
    Douto-rado 10-07-2025, 02:01
    Adepto20 10-07-2025, 01:54
    Adepto20 10-07-2025, 01:52
    Douto-rado 10-07-2025, 01:52
    Douto-rado 10-07-2025, 01:51