As derrotas de Benfica e FC Porto contra o Paços de Ferreira e o Marítimo, respetivamente, tornaram o Sporting no grande vencedor da 18.ª jornada, pois os leões aproveitaram os deslizes dos dois primeiros classificados para ganhar 3 pontos a ambos com o triunfo obtido diante da Académica, ficando a 1 pontos dos azuis e brancos e a 7 dos encarnados.
Uma jornada positiva, à qual ajudou o facto do Vitória de Guimarães ter empatado com o Gil Vicente e do SC Braga ter sido derrotado pelo Boavista, para a equipa orientada por Marco Silva cimentar e reforçar o terceiro lugar na tabela classificativa. Além disso, a turma de Alvalade é aquela que tem menos derrotas na prova.
A verdade é que os leões estão novamente relançados na luta pelo segundo lugar e também pelo título, sendo que dentro de duas jornadas irão receber o Benfica em Alvalade. Mas se neste momento os verdes e brancos ganharam um novo fôlego na luta pelo campeonato, tal se deveu ao facto de nesta 18.ª jornada ter acontecido algo que não acontecia há dez temporadas: o Sporting ganhar 3 pontos a Benfica e FC Porto na mesma ronda.
A última vez que tal aconteceu foi em 2004/2005, na 28.ª jornada, quando o Sporting venceu o Beira-Mar por 1x0, graças a um golo de Liedson. Nessa mesma ronda, o Benfica foi derrotado pelo Rio Ave por 1x0 (golo de Miguelito) e o FC Porto perdeu pelo mesmo resultado no Estádio do Bessa, diante do Boavista (golo de Cadú).
Na altura, com o triunfo do leões e a derrota de águias e dragões, o Benfica mantinha o primeiro lugar com 54 pontos, mais 3 que o Sporting, segundo classificado. Já o FC Porto ocupava a quinta posição, atrás de SC Braga e Boavista, com 48 pontos. Faltavam seis jornadas para o término do campeonato e este acabaria por ser ganho pelo clube da Luz com 65 pontos, ficando o FC Porto na vice-liderança com 62 pontos e o Sporting no terceiro posto com 61 pontos.