Formação de Belém vence o primeiro jogo do playoff

    Guiados pela cruz vai-se longe: as gentes de Belém sonham

    Publicado em: 2025/05/24 21:14
    Atualizado em: 2025/05/27 21:55
    Autor: Redação*
    E9
    Guiados pela cruz vai-se longe: as gentes de Belém sonham

    Dois históricos do futebol português em momentos conturbados da sua história. De um lado está uma das cinco equipas a conquistar a I Liga, enquanto do outro está o maior vencedor de sempre da II Liga. O Belenenses bateu o Paços de Ferreira, este sábado, por 2-1, no primeiro jogo do Play-Off II Liga/Liga 3 2024/25.

    Veja Também

    Ambas as equipas têm um histórico recheado nos escalões profissionais do futebol português e é exatamente isso que está em jogo - marcar presença no futebol profissional na temporada 2025/2026.

    O sol fazia-se sentir em Lisboa, mais precisamente em Belém, porém nem isso permitiu que os adeptos não marcassem presença na importante disputa. Duas bancadas do icónico Estádio do Restelo recheadas e pintadas de cores distintas - azul e amarelo -, mas com o mesmo objetivo na cabeça: vencer.

    No restelo mandam os pastéis

    Desde o apito inicial, a formação caseira começou muito bem a partida, com iniciativa na construção e mais posse de bola. João Nuno apostou numa abordagem invulgar em termos estruturais - uma linha com dois centrais, por vezes apoiada por um médio, e dois laterais muito projetados. A pouca povoação na zona recuada fez com que os adeptos da casa tremessem em vários momentos.

    Por outro lado, os pacenses estavam ainda mais insatisfeitos. Os castores encontravam-se perdidos em campo e sem argumentos ofensivos para desmontar o bloco azul. Defensivamente, o registo foi ligeiramente melhor, todavia só não foram para o descanso em desvantagem devido à ineficácia adversária.

    Disputa de bola entre atletas das equipas @Belenenses

    Perto do quarto de hora de jogo, o Belenenses criou a primeira grande chance de perigo. Muita confusão na área do Paços, com um corte providencial no último suspiro. Mais tarde, Diogo Leitão e Rodrigo Pereira colocaram os adeptos a gritar «golo». O médio apareceu à entrada da área e colocou a bola perto da baliza, enquanto o avançado, da mesma zona, colocou a redondinha a milímetros do poste.

    Cada vez que existia uma bola parada para os Pastéis, a bancada do Paços tremia. A nulidade ofensiva da equipa nortenha sentia-se nos semblantes do povo na bancada. A primeira parte acabou com maior equilíbrio, mas fica a nota positiva para a turma do Restelo.

    Pele de galinha

    No reatar do encontro, o Paços de Ferreira decidiu aparecer em jogo e as emoções apareceram todas no período que restava. A pressão da equipa canarinha estava bastante mais alta e eficaz. Além disso, o primeiro lance de perigo foi criado pelos pupilos de Filipe Cândido, através de bola parada. Os visitados, fortemente apoiados pela onda azul, responderam de forma bastante positiva, com investidas de Evandro Barros.

    A tendência do jogo voltou a ser igual à do primeiro tempo e o Belenenses abriu o marcador, com uma combinação entre Diogos a colocar os azuis em vantagem. Diogo Paulo serviu Diogo Leitão que, sozinho dentro da área, colocou um remate em arco longe do alcance de Marafona. O estádio explodiu, com adeptos a correr para as grades, e já se fazia a festa nas bancadas. Pouco depois, voltou a ser colocada mais lenha na fogueira.

    O treinador da equipa de Belém mexeu nas suas peças e não podia ter dado mais certo. Aos 73 minutos, a vantagem aumentou devido a um golo made in banco de suplentes. Ekanga Ondoa insistiu pelo flanco direito e Xavi Fernandes só teve de brilhar - mais um remate sem hipóteses para o guardião veterano do Paços de Ferreira.

    A pele de galinha aparece quando os visitantes reduziram a desvantagem - a partir daí, nada voltou a ser o mesmo. João Pinto marcou de calcanhar e a bancada visitante voltou a sonhar. No entanto, no terreno de jogo existiu uma grande confusão na área caseira, tendo André Narciso recorrido aos cartões para manter os ânimos controlados - Camilo Triana sofreu ordem de expulsão, dois atletas do Paços ficaram amarelados.

    O ambiente ficou ainda mais tenso, daí em diante, e as bancadas não paravam. Em campo, todos os atletas começaram a abordar cada lance como se fosse o último. A equipa do Restelo começou a acusar a pressão e, nos últimos minutos, foi o Paços quem imperou.

    O típico chuveirinho fim de jogo apareceu, sempre sem sucesso, sendo que nos momentos finais já ambas as formações estavam ansiosas. O critério desapareceu e a vontade de vencer tomou conta dos futebolistas, dentro e fora de campo. Isso junto de duas nações fervorosas a berrar pelo sucesso das suas equipas - o Restelo virou um verdadeiro vulcão.

    A vitória acabou por ser do conjunto azul, mas nada está encaminhado. O equilíbrio no fim do jogo pode muito bem servir de mote para os castores darem a reviravolta na sua casa, a tão icónica Mata Real. Adivinha-se uma festa do futebol no norte do país, à semelhança daquela vivida neste sábado calorento.

    *por David Albano
     



    Veja as incidências da partida no acompanhamento feito pelo zerozero.pt.

    jogos históricos

    U Sábado, 24 Maio 2025 - 19:00
    Estádio do Restelo
    André Narciso
    2-1
    Diogo Leitão 63'
    Xavi Fernandes 73'
    João Pinto 75'

    ESTÁDIO

    Estádio do Restelo
    Estádio do Restelo
    Belém - Lisboa
    Lotação19 856
    Medidas105x70
    Inauguração1956

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Daniel Ramos chega aos quartos-de-final da Taça da China com o Henan FC
    Futebol Chinês
    Uma vitória pela margem mínima (3-2) e o passaporte carimbado para os quartos-de-final. O Henan FC, comandado pelo português Daniel Ramos, teve um dia feliz, pois derrotou ...
    Lances Capitais
    63´
    GOLO Belenenses!
    Diogo Leitão marca
    73´
    GOLO Belenenses!
    Xavi Fernandes marca
    75´
    GOLO Paços de Ferreira!
    João Pinto marca
    76´
    Cartão vermelho para Camilo Triana (Belenenses) por conflitos na sequência do golo do Paços!
    Positivo
    <i>A festa do futebol!</i>
    A festa do futebol!
    As bancadas estavam muito bem compostas e animaram o duelo. Manchas azuis e amarelas cobriam o 'gigante' do Restelo. O futebol é exatamente isto - os adeptos a puxarem pelos seus clubes nas alturas em que se mais precisa.
    Negativo
    Paços sonolento
    Paços sonolento
    A entrada do Paços de Ferreira no Estádio do Restelo foi feita em pura sonolência. Os atletas da formação canarinha estavam de rastos desde o apito inicial. Durante largos momentos da partida, não houve qualquer prática de bom futebol entre atletas do conjunto forasteiro.
    Forma
    Belenenses
    2024/2025
    68J
    25V
    32E
    11D
    87-64G
    Paços de Ferreira
    2024/2025
    37J
    10V
    6E
    21D
    38-55G
    O Árbitro
    André Narciso cometeu muitas decisões questionáveis. Na primeira parte, duas más decisões podiam ter originado golos e o desagrado nas bancadas foi notório. Desde o princípio ao fim da partida, uma coisa esteve sempre consistente - o apito fácil. Uma segunda parte mais tranquilo, com os ânimos mais exaltados conseguiu controlar 
    Sondagem

    RESULTADO SONDAGEM

    BELENENSES
    EMPATE
    PAÇOS DE FERREIRA

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    ER
    Coitadinhos
    2025-05-29 21h50m por Erkson-10
    Que azar o árbitro não ser o mesmo do jogo com o Lourosa. . .
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Erkson-10
    2025-05-30 13h04m por Jorge-Fernandes
    Pensava que estavas a dizer do arbitro do Varzim.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    ER
    Jorge-Fernandes
    2025-05-30 22h35m por Erkson-10
    É mesmo o do jogo com o Lourosa
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    O jogo.
    2025-05-25 13h03m por Jorge-Fernandes
    Bom jogo de futebol, um jogo de 1ª divisão de duas equipas que fazem falta lá estarem na liga1. Boa moldura humana cerca de 8700 adeptos dos dois clubes a puxar pelas suas equipas.
    Bom jogo do Belenenses. Na primeira parte o Paços foi totalmente dominado.
    Na segunda parte mais equilibrada, mas o Belenenses sempre mais perigoso a cominar nos dois golos de vantagem.
    O Paços foi praticamente uma bola ao poste e um golo que me parece que está fora no inicio da jogada. Ma...ler comentário completo »
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Belenenses
    2025-05-25 06h44m por moumu
    Boa vitória mas vai ser dificil em Paços, boa sorte, o Paços se descer vai ter a vida complicada internamente.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Belenenses
    2025-05-24 23h49m por Amoreira1939
    Parte em vantagem, mas vai ter um jogo difícil em Paços de Ferreira.

    Só vi o jogo a partir do golo do Paços, e o Belenenses grande parte do tempo esteve encostado à cordas, pelo que fiquei com a ideia de que a equipa dos castores tem pulmão e capacidade para mais, tendo passado desnecessariamente por este sufoco de época.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    O Belenenses lá vai voltando
    2025-05-24 22h49m por filipeOliveiraCosta
    Já fazia falta. Depois de tantas aventuras bem que merecem.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Belenenses
    2025-05-24 22h49m por sadinooo
    Vitória totalmente justa, grande jogo que foi e bom apoio que tiveram, esta quase a subida!
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Belenenses
    2025-05-24 22h04m por EaglePower
    Parabéns Belenenses, depois do esforço que fizeram no campeonato, é um prémio justo. .
    Apesar de eu ter uma opinião vincada sobre "playoffs", ao menos neste jogo fez se justiça.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!