placardpt
Entrevista ao médio-revelação do Moreirense

Gonçalo Franco diz ser «parecido com João Neves»: «É o momento certo para o próximo passo»

Em Moreira de Cónegos mora um dos melhores médios da I Liga. Gonçalo Franco, 23 anos, jogador-revelação do campeonato. Os números não enganam: no Prémio Regularidade do zerozero, o único centrocampista português com números superiores foi João Neves: Por falar no médio do Benfica, Franco considera, nesta entrevista exclusiva ao nosso portal, ser «parecido» com o algarvio.  

Pretendido pelos maiores emblemas nacionais e emblemas grandes de outras ligas, Gonçalo Franco analisa a época de excelência dos minhotos e dá algumas pistas sobre o futuro. Uma certeza já tem: este é o momento certo para mudar de ares para um palco superior.

O contrato com o Moreirense expira em junho de 2025 e os cónegos terão sempre uma palavra a dizer. Vale a pena lembrar que o zerozero escreveu em janeiro que o Benfica era uma das equipas mais entusiasmadas com o filho do histórico Pedro Franco, central de créditos firmados nos anos 90. 

PARTE II: «No FC Porto não tinha as oportunidades dos outros»

zerozero – Uma provocação para início de conversa. Os golos do Gonçalo ficaram guardados para os dois últimos jogos. Mera coincidência ou há uma explicação?

Gonçalo Franco – Guardei o melhor para o fim (risos). Todos os jogadores querem fazer golos, eu não fujo à regra, e por acaso foram dois bons golos. Toda a gente brinca comigo, mas acima de tudo estou muito feliz pela boa época. Podia ter feito muitos mais golos, sim, mas estou orgulhoso.

zz – Houve alguma alteração posicional nos últimos jogos?

GF – Não, joguei desde o início do ano da mesma maneira, à procura de golos, de assistências, de dar o meu melhor em campo. Fiz um golo ao Casa Pia no penúltimo jogo e foi determinante para chegar aos 52 pontos e igualar a melhor marca do Moreirense. No último jogo tive um momento de inspiração e fiz um golaço de fora da área.

zz - Foi o jogador do Moreirense com mais minutos, mais vezes titular e melhor média pontual. É a melhor época da carreira, em que atinge a maturidade ideal?

qGosto de pesquisar tudo, de perceber o projeto. Vou dar um novo passo agora e não quero ficar por aí. Quero perceber quais os passos a dar, até ser capaz de chegar aos melhores clubes do mundo
Gonçalo Franco
GF - Sim, posso considerar a minha melhor época. Os dados são claros. Dentro de um plantel cheio de qualidade, tenho esses números muito bons. Tive épocas ótimas anteriormente, mesmo na II Liga acho que foi um ano espetacular. Mas nesta tivemos uma excelente classificação e batemos o recorde pontual do clube, ficámos na história do Moreirense. Nunca tinha chegado aos 55 pontos. Fico muito feliz por este reconhecimento.

zz - O Rui Borges era um treinador desconhecido para muita gente. Para vocês também foi uma surpresa o trabalho dele?

GF - Sim, foi uma surpresa agradável para toda a gente. Eu não o conhecia. Tinha jogado contra ele na II Liga, mas logo na pré-época percebemos que a temporada ia ser positiva. E fizemos uma época muito boa.

zz - O que mais vos surpreendeu no Rui Borges?

GF - A forma como ele gere o grupo. Isso é fundamental. Já tive treinadores que não o faziam da melhor maneira, do meu ponto de vista. O mister mostrou como o ia gerir e deu-o a conhecer a todos os jogadores. Isso tocou-me, admirei muito a forma como foi capaz de fazê-lo. 

zz - O que pedia o Rui Borges em campo a um médio como o Gonçalo? 

GF - O mister pedia a toda a gente que jogasse naquela posição para fazer sempre a mesma coisa. E depois as características do jogador faziam a diferença. A mim pedia para equilibrar a equipa e aparecer em zonas de finalização. Esse era o pedido genérico. O resto eram momentos de inspiração, sempre com o objetivo de ajudar a equipa.

zz - A cumplicidade com o Ofori e o Alanzinho era evidente, mesmo depois com a entrada do Castro em janeiro. Esse bom funcionamento da «casa das máquinas» foi fundamental.

GF - Joguei com o Ofori e o Alanzinho na II Liga, as coisas correram muito bem, já nos conhecíamos dentro do campo. A chegada do Castro foi boa, adaptou-se perfeitamente, tem qualidade e experiência. O mister explicou-lhe rapidamente o que era preciso.

zz - O Moreirense teve um bom balneário este ano?

GF - Tínhamos um grupo fantástico. No passado já tive colegas que não jogavam e a forma de se relacionarem com os titulares mudava. Aconteceu comigo também. Neste ano a chave foi essa: os não convocados ficavam de fora e no primeiro treino da semana estavam connosco, a treinar como se tivessem jogado. É um detalhe que faz a diferença e uma chave para o sucesso. O Rui [Borges] sabia motivar quem não jogava.

Gonçalo Franco
Moreirense
2023/2024
35 Jogos  2852 Minutos
2   7   0   02x

ver mais �
zz - A equipa parecia adaptar-se bem ao que os jogos pediam. Não morria agarrada a uma ideia.

GF - Preparávamos muito bem os jogos. A equipa técnica fazia um trabalho ótimo com os vídeos dos adversários, por exemplo. Sabíamos sempre onde podíamos ferir o adversário. Um dos treinos da semana era mais a falar e a explicar tudo direitinho. Era um treino mais parado, onde o mister nos dizia onde e como podíamos ferir a equipa do outro lado. Mais um motivo para elogiar o mister.

zz - O João Neves foi o único médio português a ter uma média superior à do Gonçalo na I Liga, aqui no zerozero. Ficou surpreendido com o dado?

GF - Por acaso fiquei (risos). É o reflexo do meu trabalho diário. A carreira é muito curta, não há tempo a perder e sou muito focado nisto. Fiquei muito feliz ao ter conhecimento disso.

zz - Há mesmo quem o compare ao João Neves. Há semelhanças entre os dois ou discorda?

GF - Somos dois jogadores parecidos. Ambos baixinhos (risos). Gostamos de ter bola e, sim, posso considerar-me parecido com ele. Só muda o clube (risos), que não é o mesmo.

zz - Perante todos estes dados, o momento é o certo para dar um novo passo na carreira este verão?

GF - Sim, sem dúvida. Todos sonhamos, todos queremos chegar ao mais alto nível. É o momento de dar um novo passo, aproveitar o momento. Com calma, as coisas vão acontecer.

@Kapta+

«Vou ter calma e tomar a decisão certa»

zz - Tem vários convites. É bom saber que não está limitado só a um caminho?

GF - Tenho vários opções e vou pensar no que é melhor para mim. A minha família sempre me acompanhou e aconselhou, os meus empresários, o Pedro Cordeiro e o Moreira de Sá, também estiveram sempre comigo. Aconselharam-me calma, disseram-me que tudo aconteceria no momento certo e a verdade é que tenho várias opções e vou a escolher a melhor para mim.

zz - No futebol moderno passa tudo a correr, não se saboreia a carreira da mesma forma. Já vimos o nome do Gonçalo associado ao Benfica, FC Porto, SC Braga, vários clubes. Como é que o Gonçalo tem feito a gestão emocional sobre isto?

GF - Não mudo a minha forma de ser. Gostamos de receber boas notícias, tenho orgulho ao ver o meu nome associado a todos esses clubes, é muito bom. Fico muito feliz, mas procuro ser a mesma pessoa, dou-me bem com toda a gente. Não tenho muitos inimigos (risos). Vou ter calma e tomar a decisão certa no momento certo.

qNeste ciclo da Seleção Nacional para o Euro24, ainda era demasiado cedo para mim
Gonçalo Franco
zz - Quando escolhe um novo clube quais são as suas preocupações? A forma de jogar dessa equipa, o nome do treinador, as condições de trabalho, o projeto desportivo? Além da parte financeira, claro.

GF - Gosto de pesquisar tudo, de perceber o projeto. Vou dar um novo passo agora e não quero ficar por aí. Quero perceber quais os passos a dar, até ser capaz de chegar aos melhores clubes do mundo. Vejo tudo sobre esse clube.

zz - Imagina-se a fazer parte já do próximo ciclo da Seleção? O Roberto Martínez costuma falar de um grupo de 50/60 jogadores.

GF - Sim, sim. O meu trabalho tem crescido, sou mais conhecido e tenho esse objetivo. Se continuar a fazer bem as coisas, as coisas podem acontecer. Tenho o objetivo de chegar à seleção.

zz - No zerozero temos dois jogos do Gonçalo pela Seleção Nacional de sub20. Confirma este dado?

GF - Exato, fui chamado ainda no Leixões. Não estava à espera. Espero lá voltar. No momento queria dizer muita coisa e nada saía. Fiquei muito nervoso, posso confessar (risos). Estar entre os melhor do meu país é o máximo. Ainda me custa encontrar as palavras certas, foi uma honra.

zz - Neste ciclo, que encerra agora com o Euro24, ainda era cedo para si?

GF - Julgo que sim. Há jogadores que ainda estão melhores do que eu. Mas sei que o meu trabalho diário me vai levar à Seleção A.



Portugal
Gonçalo Franco
NomeGonçalo Baptista Franco
Nascimento/Idade2000-11-17(23 anos)
Nacionalidade
Portugal
Portugal
PosiçãoMédio (Médio Centro)

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Alvibranco
2024-05-28 08h35m por DanielCosta19
Concordo com o que dizes, mas o sporting joga com dois médios e já tem o Bragança, o morita, o hjulmand e ainda vão voltar o mateus fernandes e o essugo e fala-se que o koba vai ser emprestado, duvido que o franco (apesar de gostar dele) venha.
VI
Gonçalo
2024-05-27 17h43m por Visaodejogo
Peço desculpa, Filipe é o irmão.
VI
Filipe
2024-05-27 17h38m por Visaodejogo
Também sou parecido com o Ronaldo fenômeno. . . Na barriga.
Mais a sério, têm qualidade para um Braga . Os três grandes acho que é curto, mas nunca se sabe.
Contudo fez uma excelente época.
Orgulhobracaro
2024-05-27 16h49m por ricardocunha251
Duvido muito que o Moreira tivesse pago mesmo quase dois milhões no kodisang e no Fabiano, deve ter havido um acordo qualquer, que deve passar muito por esse tipo de “preferencia” ou “desconto”.
EN
Franco
2024-05-27 16h08m por EnormeSCB
Seria uma boa contratação. E seria bom para o Franco crescer ao lado de Moutinho ia lhe fazer crescer e evoluir ainda mais.
ricardocunha251
2024-05-27 15h57m por OrgulhoBracaro
Que existe uma preferência por jogadores não duvido nada. Só que nós também tínhamos preferência pelo Lino quando tava no Gil fruto de negócios entre os clubes e de nada nos serviu.
Tanto o Braga tem jogadores interessantes para o Moreira como o Moreira tem jogadores interessantes para o Braga e acredito que este ano voltaram a haver negócios entre os clubes.
Orgulhobracaro
2024-05-27 15h50m por ricardocunha251
À conta desses negócios entre os dois clubes, duvido que não haja uma espécie de “preferência” neste tipo de jogadores dada ao Braga. Se isso existir, acho bem, tanto o Moreira como o Braga só ganham com isso.
Gonçalo Franco
2024-05-27 15h47m por moumu
Podia ir para Braga ou VSC mas não sei se será demasiado caro para eles por outro lado nos 3 grandes poderá não ter muito tempo de jogo já que a concortênica é acérrima, ele que decida se uma aventura no estrangeiro até lhe fazia bem.
Franco
2024-05-27 15h46m por OrgulhoBracaro
Era bem sacado para cá, era aproveitar as boas relações com o Moreira já que lhes mandamos carradas de jogadores ao menos que se vá buscar um jogador deles que já deu provas que pode ser útil.
AS
opiniões
2024-05-27 14h52m por asa_scouting
não gosto quando os jogadores dizem que sou parecido com este ou com aquele. . . como no passado, diziam o novo messi, novo ronaldo, cada jogador vale por si, não são parecidos com ninguém, no máximo, dizia, aprecio o futebol de João Neves.
CO
Gonçalo Franco
2024-05-27 14h43m por Convocado
Espero que um dos 3 grandes ou o Braga vá busca lo em vez de ir para o estrangeiro
Tópicos Relacionados

OUTRAS NOTÍCIAS

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

CapitaoHaddock 24-06-2024, 08:49
CapitaoHaddock 24-06-2024, 08:47
ShaunTheSheep 24-06-2024, 08:44
unsub 24-06-2024, 07:49
moumu 24-06-2024, 07:28
DaKlaw 24-06-2024, 07:28
ZY
zyxw_4321 24-06-2024, 06:35
moumu 24-06-2024, 05:21
moumu 24-06-2024, 05:19
moumu 24-06-2024, 05:17
moumu 24-06-2024, 04:32
moumu 24-06-2024, 04:31
moumu 24-06-2024, 04:29
moumu 24-06-2024, 04:26
moumu 24-06-2024, 04:09
moumu 24-06-2024, 04:08