placardpt
      Estoril venceu e eliminou o FC Porto

      Génio para eliminar o Dragão

      Depois da surpresa no campeonato, o Estoril voltou a mostrar que tinha argumentos para travar este FC Porto, sabendo onde e como ferir os dragões e, apesar da falta de pernas na 2ª parte, conseguiu uma enorme vitória por 3-1, com um golo genial de Guitane aos 90+1 e um penálti de João Carlos aos 90+6 para eliminar precocemente o FC Porto da Taça da Liga. O Estoril, por sua vez, é a equipa equipa na Final Four na Taça da Liga.

      O detentor do troféu FC Porto fazia a estreia nesta edição da Taça da Liga e Sérgio Conceição apresentava algumas novidades no onze inicial, com a titularidade de Cláudio Ramos, David Carmo, Zé Pedro, João Mendes e Francisco Conceição. Do outro lado, Vasco Seabra também tinha novidades, com a titularidade de Mangala, Raúl Parra, Koba, Alex Soares e Heriberto.

      Lição estudada

      Sérgio Conceição tinha feito algumas surpresas no onze inicial, especialmente na defesa, mas mantinha a linha de quatro elementos a trás, com Zé Pedro adaptado a lateral direito. Mais à frente, cabia a Pepê servir de segundo avançado e apoio a Taremi, mas com uma grande liberdade posicional, tanto para permutar com Galeno na esquerda ou para a apoiar o miolo na construção e ligar jogar, fazendo lembrar um pouco o que fazia Otávio.

      O Estoril, por sua vez, mantinha-se fiel a si mesmo, dando largura com os alas e pressionando relativamente alto, embora compactando o miolo quando sem bola, o que trouxe algumas dificuldades ao FC Porto numa primeira fase, uma vez que não estavam a conseguir impor os habituais movimentos de rutura dos avançados. Os canarinhos estavam capazes de ter bola e cresceram depois do golo (bem) anulado a Francisco Conceição, aos 16', por fora de jogo de Galeno no arranque da jogada.

      A liberdade posicional dos seus avançados acabou por fazer a diferença e as descidas de João Marques a apoiar o miolo também, de tal modo que, aos 22', o jovem internacional sub-21 português fez esse movimento, arrastou a defesa e fez um grande passe de rutura a desmarcar Cassiano, que aproveitou o mau controlo da profundidade dos centrais portistas e na cara de Cláudio Ramos faturou para o 1-0. O FC Porto estava obrigado a reagir e foi através dos tais movimentos de Pepê que fez a diferença, talvez numa das primeira vezes que a defesa caseira errou a nível posicional.

      Pepê foi o melhor dragão @Kapta+
      À passagem do minuto 34, uma permuta entre Galeno e Pepê arrastou Mangala para fora de posição, abriu espaço no meio e Taremi foi servido por David Carmo numa bola longa, amortecendo, de primeira e de peito, para a entrada da área, onde surgiu Pepê a rematar para o 1-1. Os dragões cresceram com o empate, melhorando defensivamente e fazendo recuar o Estoril, mas tiveram mais dificuldades, por esse mesmo recuo, em servir os avançados em zona central e foram excedendo a aposta nos cruzamentos, sempre inofensivos.

      Faltaram pernas, mas apareceu o génio

      Ambas as equipas queriam algo diferente e ao intervalo os treinadores mexeram. Sérgio Conceição colocou Evanilson no apoio a Taremi e baixou Pepê, enquanto Vasco Seabra surpreendeu e tirou João Marques para colocar Guitane, mas a verdade é que essa opção resultou muito bem. Os canarinhos cresceram com bola e aproveitaram o desaparecimento do miolo portista (fruto da descida no campo de Pepê) para criarem perigo, de tal modo que atiraram à barra, por Heriberto, logo aos 4'.

      O Estoril estava móvel, com Mateus Fernandes bem a dinamizar o miolo e os alas e extremos - com destaque para Rodrigo Gomes e Guitane - a deixarem o FC Porto em sentido, com dificuldades no controlo da largura, e era claramente a melhor equipa em campo. Percebendo que a opção ao intervalo não estava a resultar, Sérgio Conceição não teve receio de «dar um passo atrás» e, aos 64', voltou a fazer subir Pepê para as costas de Evanilson (Taremi, apagado, saiu), com Jorge Sánchez a ocupar a lateral direita.

      Estoril perdeu pernas @Kapta+
      O Estoril Praia estava a fazer uma 2ª parte praticamente exímia, mas sentiu as saídas dos exaustos Rodrigo Gomes e Cassiano e o FC Porto, apercebendo-se da descida das linhas e intensidade canarinha, foi-se chegando à frente. Durante algum tempo o jogo esteve algo massudo, com os azuis e brancos em dificuldades criativas no último terço, mas o aproximar do apito final, e o forte apoio vindo das bancadas, pareceu dar nova vida e foi já perto do fim, aos 87', que Evanilson respondeu a um bom cruzamento na esquerda e cabeceou à barra.

      Contudo, quando nada o previa, o Estoril viu o genial Rafik Guitane tirar um autêntico coelho da cartola e, aos 90+1, numa jogada individual magistral, onde driblou no meio de dois adversários na direita, entrou na área e atirou a contar (a bola ainda desvia em David Carmo e engana Cláudio Ramos) para o 2-1. Pouco depois, aos 90+4, Koba sofreu falta na área portista e João Carlos converteu com sucesso para fazer o 3-1 final e eliminar precocemente o FC Porto da Taça da Liga e garantir a qualificação canarinha para a Final Four.

      U Quarta, 06 Dezembro 2023 - 18:00
      Estádio António Coimbra da Mota
      Hélder Malheiro
      3-1
      Cassiano 22'
      Rafik Guitane 90'
      João Carlos 90' (g.p.)
      Pepê 34'
      Estádio António Coimbra da Mota
      Lotação8 000
      Medidas105x68
      Inauguração1939
      FaseFase de Grupos
      GrupoGrupo D
      Lances Capitais
      22´
      GOLO Estoril Praia!
      Cassiano marca
      Cassiano marca o seu 3º golo na prova (4 jogos)
      34´
      GOLO FC Porto!
      Pepê marca
      Pepê marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
      90´
      GOLO Estoril Praia!
      Rafik Guitane marca
      Rafik Guitane marca o seu 1º golo na prova (3 jogos)
      90´
      +5
      GOLO Estoril Praia
      João Carlos marca de grande penalidade!
      João Carlos marca o seu 3º golo na prova (4 jogos)
      A Chave

      Taticamente, o Estoril Praia veio com a lição bem estudada e percebeu que era nas suas alas, onde tem jogadores dotados tecnicamente, que podia ferir um FC Porto com dificuldades no controlo da largura (especialmente com as novidades na defesa), colocando mesmo os dragões em sentido na 2ª parte.

      O Árbitro

      O árbitro Hélder Malheiro teve uma partida de fácil ajuizamento e foi bem auxiliado pelo VAR no golo anulado a Francisco Conceição. Nada a apontar.

      O Melhor
      Conceição tinha razão

      Para o campeonato, Sérgio Conceição disse que este Estoril jogava bom futebol e, hoje, ficou mais uma vez provado isso mesmo. A equipa teve dificuldades depois do empate, mas antes disso e na 2ª parte foi a melhor equipa, soube onde explorar os dragões.

      O Pior
      Os mesmos problemas

      Com bola, com Pepê nas costas do avançado, o FC Porto até teve momentos interessantes (embora longe do seu melhor), mas continua com claras dificuldades no controlo da largura e, por vezes, da profundidade. Esta defesa já viu dias muito melhores a nível tático e organizacional.

      Forma
      Estoril Praia
      2023/2024
      18J
      9V
      1E
      8D
      39-27G
      FC Porto
      2023/2024
      21J
      14V
      1E
      6D
      35-18G
      Sabia que...by playmaker stats
      Nos 4 últimos jogos entre as duas equipas, o Estoril venceu 2, registou-se um empate e o FC Porto ganhou um
      2.ª vitória do Estoril sobre o FC Porto esta época, em 2 jogos
      O FC Porto, detentor da Taça da Liga, está fora da Taça da Liga
      O Estoril está qualificado para a Final Four da Taça da Liga: é a 1.ª vez que os estorilistas chegam a esta fase da prova
      5.ª vez que o FC Porto é eliminado na fase de grupos da Taça da Liga

      Fotografias(25)

      Allianz Cup: GD Estoril Praia x FC Porto
      Allianz Cup: GD Estoril Praia x FC Porto
      Sondagem
      RESULTADO SONDAGEM
      ESTORIL PRAIA
      EMPATE
      FC PORTO
      Comentários (66)
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      CO
      GERRARDandRONAL DINHO
      2023-12-08 00h01m por ColorBlue
      Só tontinhos é que andaram enganados. . . por esse e pelo Galeno. . .
      Nunca vi um jogador tão BURRO jogar com a camisola do Porto. NUNCA. A facilidade com que tão estupidamente destrói posses de bola sucessivas é por demais.

      Mas para o Galeno, porque fez "números" no ano passado, vamos andar a engolir a pastilha por mais um tempinho porque vão andar ainda muitos tontinhos enganadinhos.

      Tivemos propostas por ele no início da época, que foi uma beness...ler comentário completo »
      Gérrard
      2023-12-07 23h55m por Salvadorazul
      Devo ter sido dos primeiros quando o Porto o contratou a dizer que era uma contratação em desespero e que não valia nem metade. . . . . só ir ver. Que lindo barrete. . . . . .
      . . .
      2023-12-07 20h41m por Stelio_Kontos
      Comparar o valor pago por Félix pelo valor pago por David Carmo é do mais estapafúrdio que já li aqui.
      Carmo, só enganou quem quis. . .
      2023-12-07 18h00m por GERRARDandRONALDINHO
      Volvidos estes quantos anos, finalmente ouço os grandes "especialistas" e "promotores de jogadores/narrativas" (canal 11, et cetera. . . ) a admitir que o Carmo joga muito pouco e que não vai ser nada fácil ao Porto descalçar esta bota. . .
      Para quem achava que ele era digno de valer 40-50M e ir para o Arsenal, p. e. e até achava que ele tinha lugar na Seleção. . . Demoraram +2 anos mas finalmente chegaram lá. . . Nem eles conseguem mentir durante tanto tempo.

      Mbemba ...ler comentário completo »
      . . .
      2023-12-07 17h58m por Stelio_Kontos
      zhar

      Eu já vejo futebol há muitos anos e, para além do esquema táctico, a forma de estar em campo mudou muito. O futebol não é tão físico. Os clubes mais pequenos quando antigamente tinham um jogador mais dotado, era logo comprado por um dos grandes. Hoje, , todos têm óptimos jogadores, não apenas 1 ou 2. Para mim, é excelente, não gosto de massacres, mas de futebol bem jogado, mesmo que muito táctico.
      ZH
      . . .
      2023-12-07 16h18m por zhar
      Eu pessoalmente não acho que sejam. . . do futebol que via antigamente as equipas batiam-se bem mais do que hoje em dia. . . a ultima decada pelo menos 10-12 equipas são construidas para se manterem na primeira liga e com base em defenderem com 8-10 jogadores a pensar no contra ataque com a ideia de perder o menor pontos possiveis. . . muitos jogadores fortes fisicamente para zona central , uns jogadores muito rapidos e um avançado possante que possa aguentar a bola. . . é a receita de muita...ler comentário completo »
      ZH
      Stelio_Kontos
      2023-12-07 16h10m por zhar
      anos 80 e inicio dos 90 a pontuação era feita 1 vitoria 2 pontos , empate 1 ponto e derrota zero e mudou em 95/96 (salvo erro). . . nas mesmas condiçoes a data dos ultimos 10 anos pode comparar com o que escrevi as pontuaçoes seriam iguais ou menores. . . indo a esses campeonatos dos anos 80 e 90 tambem não era bem verdade:

      no ano da mitica equipa do porto de 86/87 que venceu a liga dos campeoes o vencedor foi o benfica com 8 empates e uma derrota. . . aos dias de hoje eram 19...ler comentário completo »
      . . .
      2023-12-07 15h56m por Stelio_Kontos
      zhar
      Eu falei anos 80 e 90. E apenas quero dizer que hoje os pequenos são mais fortes do que eram antes.
      ZH
      Correção
      2023-12-07 14h56m por zhar
      em 19/20- Porto perdeu 20 pontos e não 24 (4 empates 4 derrotas) eram 12 pontos antigamente
      ZH
      Stelio_Kontos
      2023-12-07 14h49m por zhar
      Isso não é verdade. . . primeiro porque o sistema de pontuação mudou de 1 vitoria contar 2 pontos para 3 pontos , segundo porque por norma para na ultima decada e meia a equipa campea não pode perder pontos em mais que 6-7 jogos dos 34. . . e depois ainda ha a questão que por norma ha uma diferença de 30 (ou mais pontos) do campeao para o 5º classificado. . . o campeonato não esta mais competitivo. . muito pelo contrario. . . quem quer ser campeao tem obrigatoriamente de ganhar o maior num...ler comentário completo »
      HA
      rubenferreira87 7
      2023-12-07 14h39m por Halibut
      Andas a ver outros jogos do Palmeiras. . . O Piquerez não sobe no terreno? 20 milhões? Por menos contratamos, mas eu não referia apenas o Piquerez, mas alguém que venha e acrescente qualidade imediata, Wendell e Zaidu os dois juntos não fazem um Telles e o Fábio e Carmo os dois juntos não fazem um Mbemba. . .

      Para o Eustáquio até preferia o Raúl Meireles ao pé coxinho. . .

      Defesa e Meio campo são fulcrais, não adianta de nada termos bom ataque se estamos mal atrás.
      FC Porto
      2023-12-07 14h16m por Stelio_Kontos
      Não sei a média de idades do pessoal que comenta por aqui, mas parecem estar agarrados aos anos 80 e 90, quando os campeões nacionais só perdiam até 10 pontos por época e às vezes nem isso. As equipas portuguesas de segundo plano estão mais competitivas, têm melhores jogadores e treinam ao nível dos grandes clubes. Habituem-se. Quanto a este jogo, penso que há jogadores que vão demorar a ter nova oportunidade, e não me refiro a David Carmo, que sempre que joga tem um novo companheiro na...ler comentário completo »
      11s FCP
      2023-12-07 13h39m por Sir_jaof
      __________Diogo Costa__________
      Mário/Jorge _Pepe_Cardoso_Mendes/Jorge
      __Varela_Eustaquio/Baró/Nico__
      __________Ivan Jaime__________
      Pêpe/Concei ção__Taremi/Galeno
      ________ ___Evanilson___________

      nEquipa equilibrada. . . Enquanto não há reforços na defesa, terão de ser estes. . . No meio-campo, é só escolher o complemento à Varela e Jaime, tendo em conta às caraterísticas do jogo e momento se forma, no ataque escolher entre 2 alas ou 1 a...ler comentário completo »
      GregMiguelCastr o
      2023-12-07 12h49m por rubenferreira877
      O problema nao sao os jogadores, é mesmo o clube, os jogadores fora do clube mostram qualidade, chegam ai e pronto ja sao cepos. . . . a lista comeca na defesa sao o Carmo e Fabio Cardoso e acaba no Navarro. . . a lista é MUITO longa.

      Olhem mais para os problemas do plantel em geral e menos para os bodes de espiatorio porque se nao NENHUM jogador irá vingar. . . vai ver a entrevista do Quintero. . .
      rubenferreira87 7
      2023-12-07 12h39m por GregMiguelCastro
      Por mim pode ir de borla, ou não tens visto muitos jogos do Porto ou então estás a esquecer-te de todos os enterranços do Carmo só esta época, é lento, fraco tanto mentalmente como tecnicamente e deixa muito a desejar em termos de posicionamento. Numa coisa tens razão, estava bem era num Vitória pq não é jogador de equipa grande.
      Bancada
      2023-12-07 12h30m por davidesantos321
      É só treinadores de bancada a falar em jogadores que olhem para a quipa b o marcus era titular de caras nesta equipa ontem tirando o chico e o pepe a bola picava nos outros jogadores. O eustaquio sozinho no meio de campo nao faz milagres. . . . o namaso merecia ter mais oportunidades sempre que entra ou joga demonstra muita qualidade. Vamos ver a reacção
      Temos jogadores para mais
      2023-12-07 12h26m por Sir_jaof
      Podiam ser melhores!?
      Sim, na defesa isso é claro. . . Mas temos jogadores para jogar mais.

      Como disse abaixo, com a má qualidade dos defesas actuais (lembrar que Otamendi ou Militao começaram como suplentes no FCP. . . Já nem falo que tivemos laterais como Danilo, Alexsandro, Alex Sandro, Ricardo, etc, etc). . . Isto necessita se mais apoio dos médios, logo a jogar com apenas 2 pelo meio, fica uma manta curta, ou protegem a defesa e ficamos sem criatividade p...ler comentário completo »
      Petitor
      2023-12-07 12h24m por rubenferreira877
      Otavio de famalicao??
      Para que?? para daqui a 1 mes estarem a dizer que nao vale nada e nao sei o que mais???

      Carmo precisa de estabilidade na defesa e este porto é uma equipa de FARRAPOS, sem qualidade tecnica, vai salvando a garra e o querer que o SC lhes transmite, de resto tem 2/3 jogadores com qualidade tecnica e pourco mais. . . mas la esta nao ha dinheiro nao ha vicios. . .

      Nino por uns 10M, Piquerez por 20M, mais 15M pelo fernandez e depois por Guitane + Otavio uns 7/10M. . . haja dinheiro xD
      Halibut
      2023-12-07 12h18m por rubenferreira877
      Mas voces tem nocao que o Piquerez sai do Palmeiras so por mais de 20M???

      A Lazio afereceu 15M no verao e foram recusados. . . . alem de que o Piquerez é mais um terceiro central que um lateral. . . nao é so olhar e ver que e lateral e pronto contrata-se. . .

      O Uruguaio raramente avanca no terreno, fecha no meio campo com os centrais e da liberdade aos medios para subirem no terreno, ele nao é o jogador de fazer piscinas entre defesa e ataque. . . Para isso tinham ido buscar o Lelo ao Casa Pia
      GregMiguelCastr o
      2023-12-07 12h14m por rubenferreira877
      E ninguem se lembrou de fazer falta no jogador que faz o 2^1??? ele passa por dois jogadores do porto e eles simplesmnte ficam a olhar. . . depois a culpa é do Carmo. . . enfim, se nao o querem pode regressar ao Minho mas desta vez para Guimaraes que nos acolhemos bem
      Não há milagres
      2023-12-07 12h04m por GregMiguelCastro
      Uma defesa fraquíssima onde os melhores são dois pré-reformados (Marcano consegue parecer o Maldini ao lado do Carmo). Um meio-campo onde não existe o mínimo de criatividade e uma linha avançada onde há várias opções mas o mister opta sempre pelos mesmos jogadores indepentemente do rendimento. Este clube precisa duma limpeza de cima a baixo.
      HA
      petitor
      2023-12-07 12h04m por Halibut
      Que exagero, nunca vamos conseguir todos esses jogadores.

      Eu vendia Zaidu e Toni pois tem mercado, pelo menos 10 milhões limpos tentava fazer aqui, o Galeno embora tenha mercado para já não o vendia, ele não é mau jogador mas precisa de definir melhor, já não é a primeira vez que consegue desbloquear um jogo e neste momento também não acho os outros melhores que ele, apenas o Pepê a meu ver é melhor.

      O Wendell ficava para alternativa a uma eventual contrataç...ler comentário completo »
      Fcp
      2023-12-07 09h28m por fmn_69
      Não é novidade, com SC a equipa nunca soube defender nem atacar com inteligência. É só correr que nem loucos.
      Mas para mim o SC neste jogo(que não pude ver) fez uma coisa que peço a algum tempo nesta competição, que é experimentar. Não concordo é com a utilização de titulares. A frente os 3 deveriam ser Borges, Toni e Namaso, o ala direito Sanchez, em vez de Eustaquio o Nico ou o Franco. SC parece fazer de propósito fazer porcaria a montar o 11 qdo experimenta 3 centrais.
      BL
      Os problemas do Porto
      2023-12-07 06h44m por Bluetrain
      São evidentes os problemas que existem no Porto. Já veem dos últimos anos. Este resultado era esperado e evidente da crise. Desde a direção, treinador e jogadores, não conseguem levantar-se do nível em que estão. Porque? Porque não sabem e não podem. Ou o clube volta para traz ou tem uma revolução que o põe na frente.
      SC
      2023-12-07 04h33m por Salvadorazul
      Quando for pra outras paragens que leve aquele central de 20M com ele . . . que barrete.

      OUTRAS NOTÍCIAS

      Países Baixos
      Excesso de folgas causou estranheza ao plantel
      Quando lemos que algum jogador treinou à parte, geralmente deduzimos que o mesmo se encontra afastado do plantel e das escolhas do seu treinador. Contudo, no caso do plantel do Ajax, a ...