Notícia muito importante no sonho olímpico do futsal. Esta segunda-feira, após reunião do Comité Executivo do Comité Internacional dos Jogos do Mediterrâneo (ICMG), decidiu-se que o futsal vai substituir o futebol (sub-21) nos Jogos do Mediterrâneo na sua edição de 2030, a decorrer em Prishtina, no Kosovo.
Esta decisão acabou por se verificar depois de várias reuniões com a FIFA «e está alinhada ao compromisso do ICMG de aprimorar a inclusão de género nos Jogos. Além disso, espera-se que a mudança reduza o custo geral da organização do torneio de futebol», pode ler-se no comunicado.
Não sendo uma prova olímpica, os Jogos do Mediterrâneo jogam-se desde 1951 e acontecem sempre de quatro em quatro anos num país banhado pelo Mar Mediterrâneo. A proximidade com o mundo olímpico também está relacionada com o facto de serem os Comités Olímpicos de cada país a representarem as nações na prova.
The Executive Committee of the International Committee of Mediterranean Games (ICMG) reached a series of important decisions during its meeting held in Ljubljana, Slovenia.#ICMG #MediterraneanGames #EXCO #CIJM #Jeuxméditerranéens #Sloveniahttps://t.co/vMeOg1gQg3
— International Committee of the Mediterranean Games (@cijmmedgames) April 13, 2025