A anfitriã França recebeu e venceu a campeã Mundial Aleamanha, esta quinta-feira, por 73-69 e qualificou-se para a final do torneio Olímpico masculino, ficando à espera dos EUA ou da Sérvia.
Com uma vaga na final em jogo, a anfitriã França recebia a campeã mundial Alemanha e teve um arranque de jogo complicado, permitindo um parcial de 2-12 nos primeiros minutos, fruto de uma péssima percentagem de tiro exterior e vários erros na troca de bola. Apesar disso, a seleção gaulesa melhorou depois do desconto de tempo de Vincent Collet e começou a apostar mais no jogo interior, o que lhes permitiu ir reduzindo distância. No final do 1º período, a Alemanha vencia por 18-25.
Com o jogo a mudar de rumo, a França foi-se galvanizando com o apoio do público e intensificou a sua defesa, ao ponto de permitir aos alemães apenas oito pontos (!) no 2º período, continuando a tirar dividendos do jogo interior e da transição. Apesar disso e da grande exibição de Cordinier (11 pontos), ao intervalo estava tudo empatado a 33.
Com a ida aos balneários, o jogo abriu e ficou mais rápido, permitindo uma maior marcação de pontos e mais ataques ao cesto, especialmente dos bases das duas equipas, embora Franz Wagner, estrela alemã, estivesse algo desaparecido. Contudo, apesar do equilíbrio, a França foi mais eficaz e inteligente no ataque no final do 3º período e chegou à liderança, por 56-50.
A entrada francesa no 4º período foi fortíssima, com direito a um triplo do gigante Wembanyama, e os da casa chegaram a uma vantagem de dez pontos no marcador, o que deixou, claramente, a Alemanha desconfortável. Os germânicos demoraram a reagir ofensivamente e só se conseguiram aproximar ligeiramente nos minutos finais - ainda ficaram a dois pontos, a 40 segundos do fim -, mas foi tarde demais e a França ganhou mesmo por 73-69.
Agora, a França fica à espera de conhecer o vencedor da outra meia final, entre a Sérvia e os EUA. A final está agendada para o próximo dia 10 de agosto, sábado.