A tecnologia deu a certeza. Em comunicado conjunto da FIFA e da Adidas, marca responsável pelas bolas utilizadas no Mundial 2022, foi confirmada a atribuição do primeiro golo de Portugal contra o Uruguai a Bruno Fernandes.
«No jogo entre Portugal e Uruguai, usando a 'Connected Ball Technology' instalada na bola oficial de jogo da Adidas, a Al Rihla, fomos capazes de demonstrar, definitivamente, que não houve contacto na bola de Cristiano Ronaldo para o golo inaugural do jogo. Não foi medida qualquer força externa aplicada à bola, como demonstra o 'batimento cardíaco' no nosso medidor e respetivo gráfico», lê-se no comunicado, citado pela ESPN e o Daily Mail.
No momento do golo e no final da partida, foram visíveis alguns gestos de Cristiano Ronaldo a garantir que tinha tocado na bola após o cruzamento/remate de Bruno Fernandes, que deu vantagem à seleção lusa.
Segundo Edu Aguirre, jornalista do El Chiringuito e amigo próximo de CR7, a Federação Portuguesa colocou alguma pressão junto da FIFA para a decisão da atribuição do golo ser revista.