placardpt
Portugal q.b. em Malta

Fez falta animar a Malta

Portugal cumpriu a missão e encerrou, esta terça-feira, a dupla jornada internacional com uma vitória. Na visita a Malta, a seleção lusa venceu por 0-2 e somou mais três pontos na Liga B da Liga das Nações.

Apesar de não ter realizado a melhor das exibições, a equipa liderada por Francisco Neto fez o suficiente para levar de vencida um adversário frágil e recuperar a liderança do grupo, perdida na véspera para a Irlanda do Norte, que venceu a Bósnia e Herzegovina. Portugal soma agora seis pontos, mais dois do que as norte-irlandesas.

Longe de impressionar

A equipa lusa apresentou-se com várias mexidas no onze inicial em relação ao jogo com as bósnias. A entrada em jogo foi apática, com Malta a dar, inclusive, o primeiro sinal de perigo. A pouco e pouco, porém, Portugal assumiu o comando com naturalidade e ditou o ritmo a que se jogou.

Com a equipa maltesa cada vez mais curta no terreno e remetida aos últimos 30 metros defensivos, a equipa portuguesa acabou por ser a maior inimiga de si mesma: um jogo lento, muito apoiado em cruzamentos que a defesa adversária facilmente resolveu e com lacunas ao nível da definição. Perante este cenário, a equipa da casa foi sobrevivendo com relativo conforto até ao tempo de descanso.

Embora superior às adversárias, Portugal esteve longe de colocar na relva sintética de Ta'Qali toda a qualidade que tem mostrado noutros embates. Mas num dia menos positivo, a equipa lusa teve, ainda assim, a capacidade de completar o serviço.

No arranque da segunda parte, uma grande penalidade convertida por Carole Costa, após mão na bola de Ann-Marie Said, quebrou o enguiço. Embora o jogo não tenha mudado muito em relação à etapa inaugural, foi Portugal a continuar a ter mais iniciativa.

As substituições trouxeram outra dinâmica ao ataque português, sobretudo com a entrada de Ana Capeta. A avançada do Sporting, de resto, foi a responsável por anotar o segundo golo, já à entrada para os últimos dez minutos. O lance começou nos pés de Tatiana Pinto, também ela uma das jogadoras que saíram do banco, que desmarcou Jéssica Silva dentro da área e esta cruzou rasteiro para Capeta encostar.

Até ao final, Lúcia Alves ainda viu o ferro negar o terceiro golo. Sem que a vitória tenha estado em causa, Portugal abandona Malta na liderança do grupo 3, com seis pontos em outros tantos possíveis. A seleção nacional volta a jogar no final de maio, frente à Irlanda do Norte.

jogos em destaque
U Terça, 09 Abril 2024 - 17:30
Centenary Stadium
Katalin Sipos
0-2
Carole Costa 47' (g.p.)
Ana Capeta 77'

ESTÁDIO

Centenary Stadium
Lotação2 000
Medidas100x65
Inauguração1999
Positivo
Missão cumprida

Num jogo onde a exibição não acompanhou o resultado, é importante que Portugal tenha conseguido ser capaz de conseguir o objetivo: vencer. Nem todos os dias correm bem, mas a seleção nacional mostrou ser capaz de arranjar soluções para contornar uma exibição menos conseguida.

Negativo
Demasiado jogo direto

Sobretudo na primeira parte, Portugal teve dificuldades em ligar com qualidade ao último terço. A seleção apostou em demasia no jogo direto, fosse através do passe longo ou do cruzamento, sendo que a defesa maltesa sentiu-se confortável para defender, sempre de frente para a bola.

Forma
Malta
2023/2024
8J
6V
2E
0D
16-2G
Portugal
2023/2024
9J
4V
0E
5D
16-15G
O Árbitro

A ausência de vídeo-árbitro (VAR) dificulta a missão em alguns momentos, mas nota positiva para a arbitragem de Katalin Sipos.

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Enfim. . .
2024-04-09 21h54m por GERRARDandRONALDINHO
Monta um 11 com Lúcia à esquerda, claramente virado para jogar para dentro mas deixa a Kika sozinha no meio e com a equipa consistentemente a tentar sair pelas alas. . .
Para quê jogar com Dolores neste jogo? Não tinha vantagem física e não acelerava a troca de bola. Tatiana, que muitas vezes faz mais minutos (e mais titularidades) do que devia, fica no banco. . . (Mal entrou, fez logo a diferença - Capeta idem. . . )
Se era para transportar a bola, mais valia ter metido lá...ler comentário completo »

OUTRAS NOTÍCIAS

Futebol Inglês
Oficial
Na noite desta quinta-feira, o Manchester City renovou com um dos membros mais emblemáticos e menos mediáticos do plantel: Scott Carson vai continuar nos cityzens por mais uma ...