placardpt
      Portugal e Polónia empatam

      Festa incompleta, mas... invictos!

      Era uma noite de festa, sem pressão por aí além, e Portugal fez o mínimo para assegurar o estatuto de única equipa invicta no primeiro escalão da Liga das Nações. As muitas mudanças no onze não impediram um arranque de jogo com vários pontos positivos e com um golo justificado, mas a Polónia cresceu e salvou o empate de penálti, ameaçando ainda a vitória com Portugal reduzido a dez jogadores. Não foi com exatidão a festa que se queria, mas haverá nova oportunidade daqui a pouco mais de meio ano. Até já, Guimarães, estes rapazes voltam em breve para lutar pelo troféu.

      Sistema igual, caras diferentes

      Algumas das mudanças foram forçadas - Mário Rui, Rúben Neves e Bernardo Silva estavam fora das contas -, outras deveram-se ao contexto do jogo, que nada alteraria na classificação. Beto foi para a baliza, Kévin Rodrigues assumiu a lateral-esquerda, Pepe voltou ao seu lugar, Danilo e Renato Sanches juntaram-se a William, Guerreiro e Rafa assumiram as alas.

      ©Kapta+ / Manuel Morais

      As dinâmicas de meio-campo, desde logo, eram distintas, com confiança na capacidade de explosão de Renato Sanches que durante tanto tempo num passado mais ou menos recente andou adormecida. Parece estar mesmo de volta e muito facilitou a tarefa de subir no terreno desde cedo, com o 8 português a ter uma função na equipa que não se tem visto e que traz algumas (boas) memórias de França.

      Foi dele a primeira ameaça no D. Afonso Henriques. Danilo entregou a bola e Renato fletiu para o centro antes de rematar contra Rafa. Aproximávamo-nos dos dez minutos, tínhamos o primeiro aviso de um lado e o primeiro susto do outro, com Beto a comprometer mas Portugal a salvar-se a custo. As rédeas eram portuguesas, o domínio da posse de bola também e apesar de Dragowski ter conseguido ameaçar Beto - grande defesa do guardião - não houve grande surpresa por o primeiro golo ser português, mesmo perante aparente dificuldade em fazer a bola chegar a zonas de finalização.

      Não dava de bola corrida, foi de bola parada, com Renato Sanches a assumir a cobrança de um canto e a dar à bola um efeito exemplar que permitiu a André Silva desviar no alinhamento do primeiro poste, com um desvio que seria sempre difícil para Szczesny travar. Também de bola parada, a Polónia ameaçou ainda no primeiro tempo o empate, mas a trave da baliza de Beto negou o golo a Kedziora antes de o próprio guardião português voltar a destacar-se perante a ameaça de Frankowski.

      Castigo a dobrar

      A equipa polaca, já despromovida à Liga B, tinha ainda um objetivo a não ignorar: caso não perdesse, garantiria o estatuto de cabeça-de-série no próximo apuramento para o Europeu. Sem demonstrar mais talento do que Portugal - longe disso, até porque não havia Lewandowski - a Polónia parecia pelo menos demonstrar mais vontade no arranque do segundo tempo e depois de ameaças de Grosicki e Frankowski soube aproveitar um erro crasso português.

      ©Kapta+ / Manuel Morais

      Um mau atraso de William Carvalho permitiu a Milik isolar-se e Danilo Pereira, em posição de desespero, travou o avançado polaco em falta. Vermelho direto mostrado pelo árbitro, que entendeu que o jogador seguia isolado para finalizar, e o penálti bem convertido por Milik, que até teve de o bater duas vezes por o árbitro ter anulado o primeiro remate.

      A Polónia manteve a onda de crescimento para lá do golo, procurou aproveitar a vantagem numérica e aproximou-se do 1x2, mas Beto conseguiu pelo menos segurar o empate que permite a Portugal terminar a fase de grupos sem qualquer derrota

      U Terça, 20 Novembro 2018 - 19:45
      Estádio D. Afonso Henriques
      Sergei Karasev
      1-1
      André Silva 34'
      Arkadiusz Milik 66' (g.p.)
      Estádio D. Afonso Henriques
      Lotação30 000
      Medidas105 x 68 m
      Inauguração1965
      FaseFase de Grupos
      GrupoGrupo 3
      Lances Capitais
      34´
      GOLO Portugal!
      André Silva marca
      André Silva marca o seu 3º golo na prova (4 jogos)
      66´
      GOLO Polónia
      Arkadiusz Milik marca de grande penalidade!
      Arkadiusz Milik marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
      A Chave
      Minuto 64: o árbitro expulsa Danilo Pereira e aponta para a marca de grande penalidade, que valeria o 1x1. Em desvantagem numérica, Portugal teve dificuldades para procurar o triunfo.
      O Árbitro
      Na única decisão difícil, e apesar de Milik parecer forçar a falta, parece ter sido correto ao assinalar penálti, mas tendo em conta a recente atualização das regras e o fim do duplo castigo (com condicionantes) a expulsão de Danilo é pelo menos discutível.
      O Melhor
      Renato como no passado
      Assumia-se como o homem mais ofensivo dos três do miolo que começaram no onze e demonstrou as qualidades que lhe vimos no passado e que andaram escondidas. Capacidade de progressão com bola, em força, e ainda um índice elevadíssimo de passes certos. Além disso, foi o elemento mais rematador no primeiro tempo.
      O Pior
      Mau atraso e expulsão
      O erro de William Carvalho no atraso permitiu a Milik isolar-se e, assim, arrancar o penálti que viria a converter. Um momento infeliz num jogo que Portugal poderia bem ter vencido mesmo sem ser brilhante, porque o adversário também não o era.
      Forma
      Portugal
      2018/2019
      4J
      2V
      2E
      0D
      5-3G
      Polónia
      2018/2019
      4J
      0V
      2E
      2D
      4-6G
      Sabia que...by playmaker stats
      1.º jogo em casa que Portugal não vence desde que Fernando Santos é o selecionador (competições oficiais), ao 10.º jogo
      Portugal continua sem perder após o Mundial: 6 jogos, 4 3 vitórias, 3 empates
      Termina o ano de 2018 para a Seleção: 15 jogos, 6 vitórias, 7 empates, 2 derrotas, 22 golos marcados, 17 sofridos
      Com o empate, a Polónia é cabeça de série no sorteio da fase de qualificação para o Euro 2020, ?atirando? a Alemanha para o 2.º pote
      Portugal termina a fase de grupos de forma invicta (2V 2E): única entre as 12 seleções da Liga A da Liga das Nações sem derrotas

      Fotografias(30)

      UEFA Nations League: Portugal x Polónia
      UEFA Nations League: Portugal x Polónia
      Sondagem
      RESULTADO SONDAGEM
      PORTUGAL
      EMPATE
      POLÓNIA
      Comentários (10)
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      Portugal
      2018-11-21 13h03m por estaramosold
      Jogo fraquinho. Não entendi a colocação de William e Danilo juntos no 11.

      Rafa Silva parecia central a bloquear os remates do Renato.

      Nota mais para André Silva (pelo golo), Cancelo (titularidade assegurada), e Renato Sanches que foi o melhor em campo hoje, mais uma vez digo, tem limitações e aspectos a desenvolver claramente, mas não existe ninguém que ofereça ao jogo o que ele oferece.

      AZ
      Fernando Santos
      2018-11-21 07h54m por azulado
      Foi baralhado pelo treinador polaco. A tatica da seleccao parecia um livro aberto.
      bxtw
      2018-11-20 23h02m por jfs79
      Concordo contigo, mas a lei diz que, e foi isto que o árbitro usou, fazendo falta,
      por exemplo empurrando ou puxando o adversário, não é considerado disputa mas sim anti jogo, a mim parece-me que ele mal toca no Milik com o braço, mas se fosse ao contrário se calhar concordava com o árbitro! Outra coisa que não entendo é um árbitro Russo num jogo com um pais com tantas ligações à Russia. . . de evitar da parte de quem manda. . . era quase como pôr um árbitro Brasileiro, Moçambicano ou Angolano num jogo de um mundial com Portugal!
      RicardoFranco
      2018-11-20 22h53m por jfs79
      O william pode marcar hat tricks todos os jogos, é jogador que nunca me vai encher as medidas, é lento, na velocidade e na definição, e vejam bem o lance, pois o R. Sanches passou a bola para outra zona. . . custa-me ver o William jogar. . . fico cansado. . . e não é por ser do zbording ou do unidos ao garrafão, não gosto do homem, ponto. Gostei muito do jogo do Sanches e do R. Dias e são do carnide, mas aqui são de Portugal, e clubites à parte. . .
      De vez em quando também ...ler comentário completo »
      bxtw
      2018-11-20 22h40m por jfs79
      A lei da dupla penalização é quando o jogador faz a falta a tentar disputar a bola, ou seja se Danilo faz um carrinho ali era amarelo, como usou os braços é vermelho! Eu ainda tenho dúvida se é mesmo penalty, mas o árbitro entendeu assim. . . pena porque manchou uma boa exibição do Danilo, e o Willento que fez borrada o jogo todo lá ficou. . . Bom jogo do R. Sanches e o Ruben Dias não fica cá mais que mês e meio. . . está um senhor central! Rafa na seleção é anedota. . .
      Injusto
      2018-11-20 22h37m por RicardoFranco
      Atribuírem a culpa do golo da Polónia ao William quando foi uma brincadeira do Renato Sanches q pôs o William e o Danilo naquela posição, esperem o jogo estar completo no YB e vão lá rever quem é que brincou quando não devia. . . Continua com muita falta de critério o Renato, exige-se mais de um jogador profissional, acabou quase sempre por definir mal e alguma dessas vezes provocou contra-ataques perigosos da Polónia, fez coisas boas como a assistência e os remates de golo que o Rafa (pior ...ler comentário completo »
      ZI
      Passe do Renato Sanches
      2018-11-20 22h14m por zimbras
      O passe do Renato Sanches nem era para o William Carvalho mas sim para o Kevin Rodrigues
      LE
      Danilo-TheBeast
      2018-11-20 22h12m por Leon9999999999
      Só há uma contradição. . . Um foi campeão europeu no campo e o outro foi no banco mas são coisas da vida.
      AN
      Obrigado WC
      2018-11-20 21h53m por angryagain
      A brilhar:
      William - excelente assistência, melhor em campo (para os polacos)
      Rafa - jogo soberbo (ironia claro)

      No bolso:
      André Silva - marcou o golo da seleção. Vejam lá, a tentar destoar dos colegas!
      Danilo - Se não fosse tentar corrigir a borrada do outro, não tinha feito penalty nem deixado Portugal com 1 a menos. Para quê esforçar-se tanto? Não se compreende!
      Melhor jogador de Portugal
      2018-11-20 21h51m por iSMURF4
      Foi o melhor central da Polónia!!!

      RAFA SILVA!

      :D

      OUTRAS NOTÍCIAS

      Liga dos Campeões
      Destaque
      A Champions está de regresso
      A Liga dos Campeões está de regresso e ainda há muito por decidir. Em relação às equipas portuguesas, a que está mais bem posicionada para passar aos ...