Entrave prende-se com as medidas do estádio

    Ferreira do Zêzere rejeita subir ao CP e arrisca descida à segunda distrital

    Publicado em: 2025/06/12 16:18
    Atualizado em: 2025/06/12 16:24
    Ferreira do Zêzere rejeita subir ao CP e arrisca descida à segunda distrital

    A reta final da temporada 2024/25 foi de grande alegria e euforia para o Ferreira do Zêzere, que alcançou uma subida inédita ao Campeonato de Portugal (CP) após conquistar a 1.ª Divisão da AF Santarém. Ainda assim, este 'sonho' pode facilmente cair por terra face a um pequeno entrave entre o clube e a FPF.

    De acordo com a informação avançada pelo presidente Fábio Santos na Rádio Hertz, o Campo Eng. Lopo Carvalho - casa dos Achigãs - não contempla as medidas mínimas obrigatórias para disputar o escalão superior. Face à «inflexibilidade» da Federação Portuguesa de Futebol nesta matéria, o campeão de Santarém rejeitou a subida ao CP e arrisca, agora, um duro castigo.

    «Tínhamos o objetivo de ser campeões, subir ou não subir iria sempre depender da possibilidade de jogar em Ferreira do Zêzere. Era uma premissa máxima. Acho que não faz sentido que não se jogue a nível local. Temos de jogar na nossa casa. Não sendo possível, fica a história de termos sido campeões», referiu Fábio Santos, presidente do clube, em declarações à rádio local.

    «A Federação foi inflexível na questão das medidas do campo. Falta-nos dois metros de comprimento e dois de largura. É uma linha vermelha. Não sendo possível, essa alteração a nível burocrático era difícil de cumprir em tão pouco tempo. Saliento o esforço do município junto da Federação, mas não é possível», revelou.

    O futuro do Ferreira fica, por agora, em aberto, uma vez que esta arrojada decisão pode ter como castigo administrativo a descida à segunda divisão distrital. Ainda assim, o dirigente máximo do Ferreira do Zêzere mantém-se fiel aos seus ideais e não está preocupado com a situação.

    «O advogado que nos tem aconselhado disse-nos para ficarmos tranquilos, que dificilmente isso [descida] acontecerá. Vamos aguardar. Já lutamos lá dentro e fomos campeões, agora vamos lutar cá fora. Sendo verdade, [a lei] deveria de ser revista. É um preço que ninguém deve pagar por vencer», concluiu Fábio Santos.

    Recorde-se que o Ferreira do Zêzere terminou no primeiro posto da tabela, com 85 pontos obtidos em 30 partidas. Caso o pior cenário se confirme, o lugar de acesso ao Campeonato de Portugal será atribuído ao Samora Correia, que terminou a prestação na AF Santarém no segundo lugar.



    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Ferreira do Zêzere
    2025-06-13 13h39m por lucasroque
    A minha opinião alinha-se com a da FPF. . . há regras, têm que ser cumpridas. . . dependendo do tipo de relvado, pode ser só a questão de reposicionar uma baliza e os painéis, até um relvado novo. . . percebo que seja um investimento minimamente grande, e a FPF devia de ajudar nesses custos (seja aqui, seja na Taça), mas regras são regras, e se esta relocalização fosse temporária (só até os trabalhos serem concluídos), então desculpem, mas não têm razão. . .
    Queremos um fute...ler comentário completo »
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Zezere
    2025-06-13 01h10m por Tobin
    É lamentável esta situação mas regras são regras, e o clube já sabi das regras antes do campeonato ter iniciado.

    é um clube que merece todo os respeito e que no Futsal está a ter uma excelente campanha.

    Espero que a situação se revolva e possa disputar o CP, caso rejeite, que subs o 2º classificad da região.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Samora Correia
    2025-06-12 23h13m por sadinooo
    O clube já oficializou a subida de divisão ao aceitar o convite
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Ferreira do Zêzere
    2025-06-12 22h50m por Amoreira1939
    Não concordo com punir equipas que recusem subir de divisão, pois isso encorajaria muitas a desistir simplesmente do futebol para evitar multas e desclassificações que poriam o seu futuro em risco. Especialmente nos distritos do interior, onde já há muitos clubes que substituíram o futebol pelo futsal porque aparentemente é mais fácil manter um pavilhão e um plantel de 12 jogadores do que um campo sintético com plantel de 23 jogadores, entre outros aspectos.

    De qualquer form...ler comentário completo »
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Descida
    2025-06-12 23h31m por jorgeloopes
    Acho que só descia para a 2º se nenhum clube da A-F Santarém subisse! Se não ficava numero impar o campeonato, e o 3º da 2 divisão.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    ZZ
    2º Classificado
    2025-06-12 22h07m por zzsilva
    Editado a 2025-06-12 22h19m
    Samora Correia da AF Santarém mas é quase quase Lisboa pela próximidade, fica ao lado de VFX.

    Já tô comó outro. :-))

    Em vez de subir o clube do extremo norte do distrito pode subir o clube do extremo sul do distrito. Nada contra, foi por mérito desportivo a classificação final do campeonato, mas preferia que fosse o primeiro classificado.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    É Ribatejo
    2025-06-12 22h22m por jorgeloopes
    O Samora Correia já aceitou!
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    AI
    Regras
    2025-06-12 21h02m por AIvibranco
    São iguais para todos. País de chico-espertos que acha que é sempre possível dar "um jeitinho"

    Eu leio o manual de instruções completo quando compro um aparelho novo, ou um carro, ou um programa novo, ou aceito novos termos

    Custa ao presidente de um clube ler as regras da competição onde está e, se quer subir, LER OS REQUISITOS DA COMPETIÇÃO ACIMA antes de aspirar ser campeão e ir para lá?

    É de amador não conhecer as medidas minimas do campo no ...ler comentário completo »
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Ferreia do Zêzere
    2025-06-12 20h12m por moumu
    O campo é muito pequenoa para competições sob a alçada da FPF, acho muito bem que não aceitem, que suba o Samora Correira ous 2º classificado do Porto.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Regras
    2025-06-12 19h43m por VerdeRubro
    Aqui a única coisa que acho estranha é o porquê da equipa correr o risco de descida à 2ªdistrital. É só por não aceitar subir de divisão? Ou não cumpriram algum tramite legal?
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Comentários descabidos
    2025-06-12 19h23m por 0_Matematico
    As regras são feitas e são para cumprir e todos cumprirem igual. Não há cá abarir exceções para uns devido a localização ou afins quando outros tiveram que investir forte ou jogar fora de portas para cumprir!

    Agora, o que se pode fazer é pensar em rever a regra. Não sei porquê uma exigência tão estrita num campeonato amador. Metam margem de 3 metros ou assim, o que seja necessario para que uma significante % das equipas passe a não ter estes problemas.

    Cumprimentos a todos os entusiastas do zerozero
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    GA
    Margem? 😂
    2025-06-13 00h11m por Ganbuzino
    A margem serve para prevenir erros e acabar com dúvidas.
    Neste caso basta estender a fita métrica e contar os metros.
    Para dar uma margem de 3 metros mais valia diminuir a distância mínima exigida em 3 metros 🤷
    Apesar de tudo existe uma margem, mas entre as medidas máximas e mínimas exigidas.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    AI
    0_Matematico
    2025-06-12 21h03m por AIvibranco
    Alguém com lucidez
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Vergonha FPF
    2025-06-12 18h50m por sadinooo
    Esta inflexibilidade da federação em relação aos clubes do interior no que toca ao CNS é uma vergonha

    E siga mais um clube do Porto no lugar dum clube ribatejano só porque sim, isso é que a FPF gosta
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    sadinooo
    2025-06-13 00h40m por ACravo
    Ainda não percebi porque o clube em causa, não vai jogar num campo com as dimensões regulamentares, enquanto não resolve o problema do seu?! O Casa Pia joga a 80km de distância!. . .
    O futebol tem regras que devem de ser cumpridas. Jogar num campo sem as dimensões regulamentares é acrescentar problemas ao futebol, porque as equipas adversárias podem protestar os jogos, quando os resultados lhes forem desfavoráveis. E a lei, dá-lhes provimento!. . .
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Estádio às costas
    2025-06-13 01h28m por sadinooo
    O presidente disse que não faz sentido jogarem nos nacionais se não for para jogar na sua terra, e faz sentido

    O Casa Pia é um caso diferente pois são de Lisboa onde honestamente já ninguém queria saber do clube e inicialmente foram para Rio Maior temporariamente. Entretanto a Câmara de Lisboa demorou demasiado tempo a resolver o assunto do estádio do Casa Pia e o público de Rio Maior abraçou o clube mais do que se esperava inicialmente
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Sadino
    2025-06-12 19h48m por ricardocunha251
    Claro que sim, sobe quem cumpre os requisitos, seja do Porto, Lisboa ou Setúbal…
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    AI
    Ricardocunha251
    2025-06-12 21h06m por AIvibranco
    Editado a 2025-06-12 21h06m
    Haja mais comentários com bom senso como esses. Mania de mentalodade do coitadinho, incompetência e quererem sempre um jeitinho.

    São do interior até têm espaço e mais barato ao m2. . . acho que seria bem mais dificil a um pequeno clube do centro do Porto ou Lisboa alargar o estádio em três metros, já viram quantos m2 isso seria e o preço ao m2 nessas duas cidades?
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Sadino
    2025-06-12 20h43m por ricardocunha251
    O mal é que essas equipas pensam “vamos subir e depois vê-se” no norte tens muitas equipas na distrital já com condições para subir, o trabalho vem de trás, até tens uma aldeia de 4 mil pessoas na primeira liga, com todas as condições e brevemente terá dos melhores complexos desportivos do país, enquanto o casa pia nem estádio tem! Essas regiões tem de criar condições para isso, o que se verifica cá em cima.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    requisitos
    2025-06-12 19h51m por sadinooo
    esse é o ponto, é que os requisitos para se jogar nos nacionais estão cada vez mais apertados, daí TODOS OS ANOS haver clubes do interior a desistir da competiçao e a serem substituidos por clubes das grandes cidades

    peço desculpa mas nao consigo concordar com isto e achar que é bom para o nosso desporto
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    sadinooo
    2025-06-12 19h00m por Fcpflawww25
    O que é que tem um clube do Porto a ver com isto? Como é óbvio, passarão a vaga ao 2º classificado caso haja realmente um impedimento.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    GA
    Sadinooo
    2025-06-12 20h47m por Ganbuzino
    Podes explicar como num campeonato distrital vão substituir um clube do Alentejo por outro clube do distrito de Lisboa e Porto?

    Podes dizer quais são os casos que acontecem todos os anos? 🤔

    2 metros a menos não matam ninguém? Tens toda a razão, e se eles jogassem num campo de futebol 5 ou de ténis, morreria alguém?

    Essa conversa já me cheira a politiquisse de esquerda.
    Tadinhos dos pequeninhos, dos pobrinhos e das minorias, são sempre prejudicados, vamos dar o nosso "jeitinho português" e contornar as regras.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    sadinooo
    2025-06-12 19h20m por Fcpflawww25
    Têm que ter as condições para competirem num nível acima. Querem que contornem as regras? As regras existem para serem cumpridas. O caso ainda vai no ínicio e se apresentarem uma proposta sólida e que resolva o que a FPF exige, com certeza eles darão o aval para competirem no CPP.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Aguarda
    2025-06-12 19h04m por sadinooo
    Porque é o que acontece todos os anos, todos os anos equipas do interior são substituídas pelos vice campeões do Porto, Lisboa e até de Braga

    Mas aguarda para veres o que estou a dizer
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Situação
    2025-06-12 18h25m por Messinaldo
    É cada situação em Portugal. As vezes começo a perder a vontade pelo futebol
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    GA
    Tens solução
    2025-06-12 20h50m por Ganbuzino
    Começa a ver futsal, lá eles aceitam jogar em campos mais pequenos.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Futsal
    2025-06-12 23h17m por sadinooo
    E hás de reparar que no futsal o interior tem bastante mais destaque que no futebol

    Um dos maiores clubes do país é o Fundão, o Elétrico é um clube consolidado da Primeira e o próprio Ferreira de Zêzere está na Primeira. . . todos estes no futebol são substituída por Aroucas e Moreirenses deste país
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Município
    2025-06-12 17h39m por johny016
    Bom, eu compreendo a parte da FPF e acho que é totalmente legítimo. Mas se o próprio município está a interceder nesse sentido (eventualmente essas obras serem concluídas ao longo da época), parece-me também um bocado também falta de bom senso da Federação em saber que um clube amador dificilmente consegue juntar verbas e mão de obra para concluir essas alterações em 2 meses.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Equipas do alentejo
    2025-06-12 16h47m por Samu9
    È sempre a mesma historia, com isto das equipas do Alentejo, não querem subir por causa dos regulamentos, ou porque não tem dinheiro para a subida.
    Temos este exemplo, como o mais recente, em que o Ferreira do Zêzere, é campeão e não quer subir, por causa da regra estúpida dos estádios, é como se estivesse em "fora de jogo".
    Não percebo estas regras rígidas, principalmente para as equipas do Alentejo e da zona sul do pais. Quando o futebol amador vive tantas dificuld...ler comentário completo »
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    GA
    😳
    2025-06-12 17h39m por Ganbuzino
    "Não percebo estas regras rígidas, principalmente para as equipas do Alentejo e da zona sul do pais. "

    As regras no sul são diferentes ou queres que sejam?
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Visão estrategica
    2025-06-12 17h28m por lfb
    Visão estratégica, então, é insistir num campo que tem menos 2 metros de comprimento e menos 2 metros de largura. É isso? Que parte de não cumprir as regras é que não entendeu? O que se faz nesta situação? Joga-se noutro campo que cumpra as regras enquanto se fazem obras de melhoramento para poder jogar no CP. Até se pode aproveitar para fazer um upgrade do estádio. Isso é que é visão estratégica.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    2 metros
    2025-06-12 18h53m por sadinooo
    Não me venham com cenas, por 2m ninguém morre, são regras sim e acho bem que se cumpram mas se até o próprio município se chegou à frente a tentar chegar a uma acordo e se comprometerem a resolver isso ao longo da época, não vejo poeque não haveriam de fazer algo temporário

    É muito melhor do que obrigar o clube do Ribatejo de repente a ter que jogar "em casa" no Bonfim ou no Restelo, ou pior, substituir o clube por outro de uma associação completamente diferente
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    anedota
    2025-06-12 16h39m por LBAS
    Portanto, para evitar esta situação tinham de perder os últimos jogos de propósito!

    Estes órgãos federativos são mesmo um bando de ladrões!

    Ainda por cima nem os deixam jogar no maravilhoso CP. . .
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Gambuzino-regra estúpida dos estádios
    2025-06-14 16h43m por Samu9
    Ninguém está a criticar, apenas a dizer que não faz sentido, por apenas 2 cm, não puderem jogar no cp, principalmente, clubes do Alentejo, e que como deves saber, praticamente não tem condiçoes nehumas e pouca genta por lá a viver, e como tal, sim precisavam de mais apoios do que o resto do pais, e exceçoes a parte.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    GA
    Samu9
    2025-06-12 20h39m por Ganbuzino
    Quando há uma regra clara e tu vens com a conversa de que se fosse um clube de Lisboa ou Porto. . . não dá sequer para te levar a sério.

    Se fosse um clube da minha cidade de Viana do Castelo a regra seria só 1 metro?

    Queres que não haja regras de tamanho de um campo de futebol?
    Queres que os clubes do Alentejo joguem em campos de futebol 5?

    Essa tua mentalidade e do Sadinooo assustam-me.
    Deves ser dos que discutem com a polícia só por...ler comentário completo »
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    GA
    Qual situação?
    2025-06-12 17h47m por Ganbuzino
    Eles já foram castigados?
    Não leste a notícia?
    "O advogado que nos tem aconselhado disse-nos para ficarmos tranquilos, que dificilmente isso [descida] acontecerá. "

    Esta lei está muito bem feita para não desvirtuar o campeonato, para evitar que as equipas andem a brincar e se lembrem no fim de decidir de sobem ou não.
    Como este caso eles tem motivos válidos para não querer subir, não vai acontecer qualquer castigo e vai subir o 2°classificado.
    É fácil de entender 🤷
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Campeões distritais
    2025-06-12 18h57m por sadinooo
    "para evitar que as equipas andem a brincar e se lembrem no fim de decidir de sobem ou não. " . . . mas alguém acredita que isto acontece?

    Nunca vi um clube de Lisboa ou do Porto a recusarem participar no CNS, mas clubes de Portalegre, Santarém, Beja etc já vi. . . hmmm, porque será? São os clubes alentejanos que têm um orgulho regional muito grande e recusam se a jogar com hereges de outras regiões? Ou será que não há condições para jogar no CNS devido às medidas impostas p...ler comentário completo »
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    LBAS
    2025-06-12 16h51m por Samu9
    Concordo em absoluto, Temos este exemplo, como o mais recente, em que o Ferreira do Zêzere, é campeão e não quer subir, por causa da regra estúpida dos estádios, é como se estivesse em "fora de jogo".
    Não percebo estas regras rígidas, principalmente para as equipas do Alentejo e da zona sul do pais. Quando o futebol amador vive tantas dificuldades — falta de apoios, infraestruturas limitadas, pouca visibilidade — deveria haver abertura para encontrar soluções pontuais e realist...ler comentário completo »
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Samu9
    2025-06-12 19h46m por JonSnowball
    Só por curiosidade porque está um pouco confuso na tua resposta: sabes que Ferreira do Zêzere não é Alentejo, certo?
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Dimensões.
    2025-06-12 18h24m por jorgeloopes
    Tem que haver regras, e uma inevitabilidade tem que fazer obras e ter legal, até campos do distrito em localidades mais pequenas que Ferreira, tem as normas certas, Acho muito bem a FPF não aceitar as dimensões.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    GA
    "regra estúpida dos estádios"
    2025-06-12 17h51m por Ganbuzino
    . . . ou seja, a tua regra seria não haver regras e poderem jogar num campo de batatas?

    Tanto criticam a falta de condições dos estádios como ao mesmo tempo conseguem criticar quando tentam que as condições melhorem. Assim fica difícil!
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    12

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Luis Enrique: «Estamos a fazer uma época especial»
    Mundial de Clubes
    Treinador do PSG após a vitória frente ao Real
    No final do jogo entre o PSG e o Real Madrid, Luis Enrique não escondeu a sua satisfação pela expressiva vitória alcançada (4-0).

    NOTÍCIAS RELACIONADAS

    Vitória SC confirma renovação de contrato com Hugo Nunes
    Liga BETCLIC
    Oficial
    O Vitória SC anunciou, este domingo, a renovação de contrato com Hugo Nunes. O emblema português confirmou, através das suas plataformas oficiais, que o jovem luso ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    Douto-rado 10-07-2025, 02:25
    Douto-rado 10-07-2025, 02:24
    Douto-rado 10-07-2025, 02:22
    Douto-rado 10-07-2025, 02:19
    Douto-rado 10-07-2025, 02:09
    Douto-rado 10-07-2025, 02:06
    Douto-rado 10-07-2025, 02:01
    Adepto20 10-07-2025, 01:54
    Adepto20 10-07-2025, 01:52
    Douto-rado 10-07-2025, 01:52
    Douto-rado 10-07-2025, 01:51
    Adepto20 10-07-2025, 01:50
    Diego_Forlan 10-07-2025, 01:49
    Douto-rado 10-07-2025, 01:47
    Douto-rado 10-07-2025, 01:37
    Douto-rado 10-07-2025, 01:29