Os "canários amarelos", apelido deste emblema, estão em força no mercado e a deixar os seus fanáticos adeptos eufóricos com as últimas contratações. Nani e Robin van Persie são os mais recentes "santos" na "igreja" do Fenerbahçe. E os seus "devotos" seguidores andam nas nuvens.
Não é novidade para ninguém que os turcos vivem com muita paixão, entrega (às vezes exagerada) o seu amor ao clube. Basta recordar a forma como costumam receber as suas contratações em pleno aeroporto.
O Fenerbahçe SK, aquele que se apelida de clube do povo na Turquia (dizem que o Galatasaray é da elite), é amado e vivido com a intensidade e paixão que qualquer adepto turco gosta de dar ao seu clube. No entanto, há algo de diferente neste emblema e que levou o zerozero.pt, a perceber melhor esta realidade que Raul Meireles e Bruno Alves conhecem e que Nani irá conhecer, tal como o treinador Vítor Pereira.Além destes, são outros os pontos de ligação entre o Fenerbahçe e o campeonato português. Por lá estão agora jogadores com um passado pintado a azul e branco (Diego, Souza, Fabiano e Abdoulaye).
O clube turco, que se gaba de ter 25 milhões de adeptos (os rivais contestam este argumento), é vivido com euforia ao ponto de tocar muitas vezes o extremo. Por exemplo, a multinacional McDonald - que tem nas suas origens as cores amarela e vermelha (cores do Galatasaray) - viu-se obrigada, em Istambul, a criar franchisings amarelos e azuis (as cores do Fenerbahçe).
Os adeptos do estádio Sukru Saracoglu recusavam-se a frequentar restaurantes da cadeia mundial de fast food com as cores do rival Galatasaray. Claro que esta medida levou a que os adeptos do Besiktas também quisessem; e os responsáveis do McDonald assim fizeram, numa estratégia de marketing curiosa.18 vezes campeão turco, o Fenerbahçe tem ainda no seu palmarés nove supertaças e seis taças da Turquia. Este emblema, que se situa na parte asiática da cidade de Istambul, foi criado em 1907 e durante algum tempo mantido na clandestinidade, para evitar problemas com o Império Otomano (que durante anos governou aquelas terras).
Visto como um dos mais fortes emblemas na área financeira da Turquia, de acordo com a imprensa especializada local, o Fenerbahçe tem espantado os adeptos do futebol nesta janela de transferências, sobretudo com as contratações de Nani e Van Persie, antigos jogadores do Manchester United. «Acho que a "loucura" no mercado ainda não acabou no Fenerbahçe, deve vir mais alguém», explicou-nos Onur Dinçer, jornalista turco do jornal Milliyet.
«O principal objetivo do clube é o título, mas olha-se para esta equipa e pode esperar-se também uma boa figura europeia. Há jogadores para isso, há qualidade para isso, vai depender de como correr a pré-eliminatória da Liga dos Campeões. Na verdade, os adeptos do Fenerbahçe estão acostumados a ter jogadores de primeira classe na equipa recentemente: Anelka, Van Hooijdonk, Alex, Dirk Kuyt, Roberto Carlos... Mas, a cada ano, é uma nova aventura e entusiasmo para os adeptos. E, depois de um ano em que perdeu tudo no futebol, este movimento de transferências tornou-se um fator psicológico para galvanizar os adeptos. Mas atenção. O Fener contratou Nani, o Gala respondeu com o Podolski. O Fener foi agora buscar o Van Persie... o Galatasaray certamente vai contratar outro grande nome».
E tudo isto com Vítor Pereira no comando do Fener. «É um bom treinador, capaz de gerir o decorrer do jogo a partir do banco. Para além disso, penso que os dirigentes se fiaram nos ensinamentos que ele recebeu de Mourinho e Villas-Boas, fator que muito contribuiu para a sua contratação. Passou com sucesso no FC Porto, que é visto como uma grande "academia" de treinadores», disse-nos Onur Dinçer, conhecedor da realidade do emblema turco.