Depois de experiências internacionais na seleção de Israel sub-19 (como treinador-adjunto), sub-20 (treinador principal) e da República da Coreia (como braço-direito de Rolando Freitas), Herlander Silva vai abraçar outro projeto na carreira, uma vez que aceitou o desafio de assumir a seleção principal feminina da Lituânia.
O técnico, atualmente com 44 anos, conta com um longo passado como jogador, sendo que passou a maior parte do seu trajeto com as cores do Alavarium. Em 2014/2015 colocou um ponto final na carreira como atleta e passou para o banco de suplentes dos seguintes emblemas: Alavarium (feminino sub-18 e equipa senior), Académica, AD Sanjoanense e Artística de Avanca.
«Estou muito motivado por regressar a um país pelo qual tenho bastante carinho. Estou consciente das responsabilidades que vou ter pela frente, mas eu e o meu staff, juntamente com o trabalho diário de todos os treinadores dos clubes, vamos colocar a seleção da Lituânia no melhor caminho possível», referiu, numa mensagem divulgada nas redes sociais.
Recorde-se que esta seleção não conseguiu a qualificação para o último Women's EHF Euro 2024, uma vez que perdeu três jogos (diante da Macedónia do Norte, Espanha e Azerbaijão) e ganhou apenas um (Azerbaijão). Segue-se, agora, um novo capítulo para as duas partes envolvidas nesta experiência.