Depois dos rumores das últimas semanas, eis a confirmação oficial: Luís Monteiro será o novo treinador do Benfica feminino até 2026, depois de João Alexandre Florêncio - que esteve no cargo durante três anos - abraçar o projeto do Baník Most, emblema da Chéquia.
O experiente timoneiro, de 57 anos, estava livre no mercado, após abandonar o Vitória FC, por quem conseguiu apenas uma vitória em 21 jogos. O emblema vitoriano acabou por não conseguir a manutenção no Campeonato Placard Andebol 1.
«Num clube tricampeão nacional, não venho procurar algo totalmente diferente para encontrar uma fórmula de sucesso, porque o sucesso já existe e assenta muito nesta estrutura magnífica, nos dois pilares que são a Irene [Henriques, coordenadora do andebol feminino] e a Marina [Teixeira, adjunta e team manager], que trabalham diretamente com a equipa feminina, e assenta nas jogadoras que têm uma qualidade incrível, e no trabalho da equipa técnica dos últimos anos, que permitiu esse sucesso», começou por referir o técnico, em declarações à BTV.
«É muito importante um treinador principal, um líder de uma equipa, rodear-se de pessoas inteligentes e ter alguém com quem possa falar sobre andebol e que possa pôr em causa o conhecimento desse próprio treinador, no bom sentido. Ou seja, trazer novas ideias, não ter medo de as apresentar numa relação de respeito pela liderança», acrescentou.
Luís Monteiro foi apresentado juntamente com Marina Teixeira (treinadora-adjunto que mantém as mesmas funções) e Viktoriya Borshchenko, esta última que lidou com um grave problema de saúde (tumor na cabeça) que a obrigou a terminar a carreira mais cedo que o previsto.