Oito meses e três dias depois da primeira vez na temporada, dragões e minhotos voltam a encontrar para o primeiro round de uma final do Playoff inédito. Não só é a primeira vez que as duas equipas se vão encontrar a disputar o título de campeão nacional neste formato, como é a primeira vez que o terceiro e quarto classificado da fase regular assumem o papel de protagonista na discussão do campeonato.
Veja Também
Se o jogo é um clássico da modalidade, esta temporada ganha contornos de uma dimensão única, pois esta época, as duas equipas já se enfrentaram em sete ocasiões. Apesar da Elite Cup ter ditado um triunfo do FC Porto, a partir dessa altura, o OC Barcelos entrou numa dinâmica de quase invencibilidade frente aos dragões: foram três triunfos seguidos no período de um mês, que ditou a conquista da Supertaça António Livramento e ainda o arranque vitorioso na fase regular do Campeonato Placard e da WSE Champions League.
Já em maio, a equipa de Rui Neto levantou a Champions após bater os azuis-e-brancos nas grandes penalidades. Numa temporada de grandes altos e baixos, várias lesões e alguns momentos de dúvidas, as duas equipas apresentam-se para os derradeiros jogos da prova motivadas e na máxima força.
Em declarações ao site da Federação de Patinagem de Portugal, Ricardo Ares, treinador do FC Porto analisou o OC Barcelos: «O Barcelos é uma equipa com muitas individualidades e com um modelo de jogo muito concreto. Devemos ter o controlo das situações identificadas e ao mesmo tempo trabalhar bem as formas para lhes criar situações de perigo. É uma equipa que sai muito bem em transição, portanto o nosso ataque tem de ser bem estruturado.»
Já Rui Neto, também em declarações à FPP, foi objetivo: «Vamos iniciar a final do campeonato contra um grandíssimo adversário, onde é extremamente difícil na pista deles vencê-los, mas sabemos que para sermos campeões, temos de vencer pelo menos um jogo no dragão. Vamos em busca desse objetivo, sabendo que vamos encontrar muitas dificuldades, que não somos favoritos, mas que iremos procurar, dentro daquilo que tem sido o nosso percurso desta época.»
O primeiro jogo está agendado para as 15 horas e vai ter arbitragem de Manuel Oliveira e Fernando Vasconcelos.