Aos 35 anos, Manuel Borges decidiu encerrar a sua carreira como jogador de andebol. O experiente guarda-redes, que ingressou no FC Gaia na temporada 2020/2021, realizou o seu último jogo neste sábado, na sequência de um duelo perante o Almada AC, que terminou com vitória da turma da casa pela margem mínima (24-23).
«O nosso capitão Manuel Borges decidiu terminar a sua carreira, marcada por muitos anos ao mais alto nível, com grande dedicação, muito companheirismo e sucesso», começaram por explicar no comunicado emitido na tarde deste domingo, antes de deixarem mais palavras de apreço por um dos atletas mais experientes do plantel.
«Foi um privilégio poder contar com o Manel a representar as cores do FC Gaia. Obrigado por tudo o que fizeste pelo nosso clube, serás sempre um dos nossos», acrescentaram. O camisola 16, sublinhe-se, foi utilizado no conjunto gaiense em 134 ocasiões (12 golos), sendo que ajudou a equipa a subir para o Campeonato Placard Andebol 1 em 2025/2026.
Manuel Borges começou a praticar a modalidade em 2002/2003, na altura pelo Colégio dos Carvalhos. Seguiu-se uma curta aventura no SC Espinho, antes de representar o FC Porto durante três anos. A partir daí, vestiu as camisolas do S. Paio de Oleiros, ADA Maia (vários anos) e FC Gaia.