O mundo do futebol está longe de ser um mar de rosas, sendo cada vez mais os jogadores que tornam públicos relatos que comprovam esta mesma premissa. Tom Thorpe, antigo capitão dos sub-21 do Manchester United que atua agora no Stalybridge Celtic, deu recentemente a conhecer a luta que travou durante cinco anos contra a depressão.
«Eu estava no fundo do poço. É difícil colocar tudo em palavras sem que tenhas uma experiência própria para compreenderes. Tu não queres estar só, mas queres estar sozinho. As pessoas costumam dizer: ‘Dá para ver a luz ao fundo do túnel’, no sentido de que a resposta do ser humano é ver uma luz que lhe permita continuar. Mas com a depressão não há uma luz, não há nada. É um caso de encerramento total», começou por dizer, em declarações reproduzidas pela BBC.
O defesa-central, que coincidiu com jogadores como Lingard e Pogba nos red devils na formação do United- deixou o clube em 2015-, revelou ainda que apenas os seus pais e a sua namorada estavam a par da situação: «Eu ia a eventos familiares e colocava uma máscara. Mal chegasse a casa, a máscara caía e eu desligava, não falava com ninguém nem fazia nada.»
Thorpe esteve sem competir entre 2018 e 2022, sendo que, agora, é um dos sete jogadores que regressaram ao Manchester United para integrar o programa 'Alumni' do clube. Os red devils pretendem oferecer treinos e workshops que visam tentar assegurar novos contratos e/ou ideias para carreiras alternativas em caso de retirada prematura dos relvados.
![]() | ![]() |
![]() |