O poste norte-americano, que já passou pelo FC Porto, Michael Finke anunciou que decidiu colocar um ponto final na carreira de jogador profissional, aos 28 anos.
«Jogar basquetebol profissional sempre foi um sonho meu, desde criança. Poder viajar pelo mundo e ser pago para jogar nos últimos 5 anos foi realmente uma experiência extraordinária. Ter a oportunidade de viver em 7 países, estar imerso em diferentes culturas, conhecer novas pessoas e jogar basquetebol a um nível elevado são recordações que guardarei sempre com carinho», começou por escrever, nas suas redes sociais.
«Desde que regressei aos Estados Unidos em maio, tive muito tempo para refletir sobre o próximo passo para mim e para a minha família. Obtive a minha licença de agente imobiliário no verão, com a intenção de o fazer apenas nas épocas baixas e depois dedicar-me a tempo inteiro quando acabasse de jogar. Mas quando a nossa filha Rinnie nasceu em setembro, a minha mentalidade começou a mudar. Ter uma família e ser pai também sempre foi um sonho meu. E agora que ela está cá, vejo a vida de uma forma muito diferente. Tem sido fantástico estar perto da família e dos amigos e criar a nossa filha na nossa própria casa, aqui na nossa cidade natal, no Illinois. Para além disso, tenho gostado muito de ser agente imobiliário e de me adaptar aos novos desafios que daí advêm», acrescentou.
Apesar de tudo, Finke acredita ser a melhor decisão: «Continuo a adorar o basquetebol, mas sempre soube que chegaria uma altura em que teria de o pendurar, e parece-me que é agora. Ser pai e marido é a coisa mais importante para mim e isso estará sempre em primeiro lugar. Saber que esta é a melhor decisão para nós dá-me paz para me afastar de um jogo que tem sido tão bom para mim ao longo da minha vida.»
Ao longo da carreira, Michael Finke representou os japoneses do Yamagata Wyverns e uma série de emblemas europeus, incluindo o FC Porto, em 2022/23, por quem fez um total de 50 jogos, sem conquistar, no entanto, qualquer troféu em Portugal.