placardpt
Gil venceu na estreia de Tozé Marreco

Estreia que deixa respirar fundo

Estreia a fazer história! Tozé Marreco estreou-se no comando técnico do Gil Vicente (e na Primeira Liga) com uma vitória por 0-1 no terreno do Moreirense, que deixa os gilistas mais tranquilos na tabela. Os comandados de Rui Borges até começaram melhor, mas os gilistas responderam à letra e, com  um golo de canto de Mory Gbane, chegaram à vantagem. Os cónegos jogaram o segundo tempo no meio-campo adversário, mas pouca acutilância ofensiva acabou por levar a uma derrota.

Sinais de melhoria 

A tarde de muito calor em Moreira de Cónegos serviu de batismo para Tozé Marreco na Primeira Liga. O novo técnico gilista manteve o 4-2-3-1, alterando apenas duas peças na defesa - Alex Pinto e Buatu entraram para os lugares de Rúben Fernandes (lesionado) e Zé Carlos. Rui Borges mexeu apenas na baliza, com o totalista Kewin a dar lugar a Caio Secco.

@Catarina Morais / Kapta +

Os cónegos, apesar de confortáveis na tabela, foram quem mais vontade demonstrou de chegar à baliza nos primeiros minutos. Sempre com o seu estilo pressionante, o Moreirense ganhou metros e, através de uma bola parada, Kodisang esteve perto do primeiro golo da partida. 

O Gil Vicente pareceu sempre organizado defensivamente e foi crescendo com o desenrolar do jogo. A velocidade de Murilo e Félix Correia nos corredores foi sempre solução, mas o último passe para Alipour pareceu sempre no timing errado. Fujimoto teve a melhor oportunidade do encontro aos 20´, quando Félix encontrou o nipónico Fujimoto na área, mas este atirou contra Caio Secco. 

Na fase em que a partida abrandou de ritmo - calor não ajudou -, o Gil conseguiu adiantar-se no marcador. Canto à direita de Félix Correia e Gbane, nas alturas, cabeceou forte para o golo. Os galos marcaram passo para fazer o que nunca haviam feito: vencer no reduto do Moreirense na Primeira Liga (em oito jogos, quatro vitórias para o Moreirense e quatro empates).

Tudo sob controle

O Moreirense entrou novamente mais forte no segundo tempo, com o intuito de chegar ao empate. Camacho, de cabeça, obrigou Andrew a uma grande defesa. Depois, novamente Camacho, driblou dois adversários e rematou ao lado. O recado estava dado, mas a solidez defensiva dos gilistas, já mais baixos no terreno, nunca esteve sequer perto de se desmoronar. 

O ímpeto ofensivo nunca foi o mais acentuado por parte do Moreirense, mas chegava para chegar ao ataque e criar algumas ocasiões. Porém, a maioria das ocasiões foi facilmente resolvida pela defesa do Gil. Agarrados ao resultado, os de Barcelos aliviavam facilmente todos os cruzamentos adversários. Camacho ainda avisou num canto, mas Andrew estava atento. 

Apesar das alterações, de parte a parte, o jogo seguiu na mesma toada até ao final. O Gil Vicente respira assim melhor na tabela, com 31 pontos, mas ainda longe da manutenção. O Moreirense foi ultrapassado pelo Arouca, descendo ao sétimo lugar.

jogos históricos
U Sábado, 20 Abril 2024 - 15:30
Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas
José Bessa
0-1
Mory Gbane 38'

ESTÁDIO

Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas
Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas
Portugal
Moreira de Cónegos - Guimarães
Lotação6 153
Medidas104x68
Inauguração2002
Positivo
Gbane deu vitória

O médio gilista subiu ao segundo andar e cabeceou para um belíssimo golo. Abriu o marcador, que acabou por fechar também. Foi importante como o tampão defensivo dos gilistas, ao lado de Dominguez.

Negativo
Reação não fez mal ao Gil

A entrada do Moreirense no segundo tempo parecia prometedora, mas rapidamente se esfumou esse sentimento. Equipa apática, sem armas para mudar o marcador. Pedia-se mais ao Moreirense.

Forma
Moreirense
2023/2024
32J
12V
8E
12D
32-37G
Gil Vicente
2023/2024
35J
11V
7E
17D
44-54G
O Árbitro

Arbitragem muito tranquila de José Bessa. Sem muitas faltas, sem nenhum cartão. Controlou bem o jogo e sai de Moreira de Cónegos com nota positiva.

Fotografias(15)

Liga Portugal Betclic: Moreirense x Gil Vicente
Liga Portugal Betclic: Moreirense x Gil Vicente
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
MOREIRENSE
EMPATE
GIL VICENTE

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Jogo fraco
2024-04-20 18h11m por ricardocunha251
O Gil nem precisou de fazer muito anti jogo para vencer, os jogadores do Moreira entraram de férias.

OUTRAS NOTÍCIAS

Opinião
Opinião de Carlos Daniel
Pep Guardiola chegou ao sexto título em oito anos em Inglaterra e completou o inédito tetra com o Manchester City na Premier League, algo que nem Alex Ferguson conseguiu em 26 anos (e ...