placardpt
      Portugal derrotado pela França na Liga das Nações

      Estreia amargurada

      2023/09/22 22:23
      E2

      Nova competição, novas ambições e novo embate. Portugal viajou para Valenciennes e defrontou França na abertura da Liga das Nações. O resultado terminou num 2-0 favorável às gaulesas mas existem bastantes ilações a serem retiradas.

      Os olhos estiveram postos nas recuperações de bola de Ana Borges e nas várias defesas de Patrícia Morais. O duelo terminou com uma vantagem de dois golos para as francesas, mas Portugal - com um onze inicial em tudo idêntico ao que Francisco Neto tem vindo a utilizar - esteve na discussão pelo resultado quase até final.

      Com a lesão de Jéssica Silva, Telma Encarnação assumiu a titularidade e ainda houve espaço para o regresso de Ana Dias aos relvados com a camisola da seleção portuguesa.

      Entre a fervura e a ansiedade 

      A entrada das equipas no encontro mostrou um maior equilíbrio do que o esperado. A França preconizava ser um teste exigente, mas a equipa das quinas conseguiu diminuir o «fosso» existente entre ambas e discutiu o jogo até mais não poder.

      @Getty /

      França. A seleção que ocupa, atualmente, o quinto posto do ranking. A ameaça tornou-se veemente a partir do primeiro quarto de hora, depois de um período de troca de bola, mas apenas à passagem da meia hora é que Grace fez as graças dos franceses - perdoem-nos a frase forçada.

      Com algumas dificuldades em parar as ofensivas francesas já dentro da área, a seleção portuguesa teve como maior pecado do duelo a abordagem ao lance do golo de Grace Geyoro. O espaço deixado para a médio do Paris SG pareceu condenar uma entrada em jogo melhor do que a esperada. Mas não foi assim que se sucedeu...

      Na discussão até ao «pontapé na mesa»

      Passou o golo, passou o intervalo, veio a emoção. Portugal tentou ao máximo no decorrer da segunda parte. Com Ana Borges imperial na recuperação de bola no flanco e uma Patrícia Morais que, durante grande parte da segunda parte, virou uma autêntica muralha, ainda houve esperança entre as comandadas de Francisco Neto num golo do empate.

      A ligação entre o meio-campo e o ataque parecia muito condicionada pelas ações defensivas francesas - Wendie Renard e Elisa De Almeida não brincaram em serviço. Kika Nazareth teve pouca bola e não teve espaço para a criatividade habitual. Mesmo assim, Portugal deu a volta a essas condicionantes e conseguiu fazer algum frissom à baliza de Constance Picaud.

      Ana Capeta entrou para brilhar, mas parece estar numa senda infeliz. Foi a bola ao poste no Mundial, a bola ao poste na Supertaça e, agora, a ilusão de um golo cantado que não aconteceu. Daí, veio o clichê. «Quem não marca, sofre».

      Portugal enfrentou muros, mas o duro «pontapé na mesa» de Selma Bacha aos 89 minutos sentenciou a esperança de angariar pontos na estreia lusa na Liga das Nações. Agora, acontecerá Barcelos e a Noruega.

      jogos em destaque
      U Sexta, 22 Setembro 2023 - 20:10
      Stade du Hainaut
      Tess Olofsson
      2-0
      Grace Geyoro 27'
      Selma Bacha 89'

      ESTÁDIO

      Stade du Hainaut
      Stade du Hainaut
      França
      Valenciennes
      Lotação25 172
      Medidas105x68m
      Inauguração2008
      Positivo
      Postura defensiva - para lá do golo sofrido

      O título deste aspeto poderia ser apenas «Ana Borges», mas é de enaltecer, igualmente, a postura defensiva demonstrada por Portugal ao longo do encontro. O momento do golo sofrido foi a maior fragilidade, mas o restante do duelo mostrou crescimento.

      Negativo
      Desatenção no momento crítico

      A abordagem no decorrer do lance do golo sofrido deixou muito a desejar. A defesa ao primeiro poste mostrou-se muito desequilibrada e com espaço aberto para Grace Geyoro «fazer o que quiser».

      Forma
      França
      2023/2024
      0J
      0V
      0E
      0D
      0-0G
      Portugal
      2023/2024
      0J
      0V
      0E
      0D
      0-0G
      O Árbitro

      Sem grandes decisões associadas, a árbitra Tess Olofsson teve uma exibição ponderada e com muito pouca coisa a apontar. Soube controlar o jogo, com um critério uniforme.

      Sondagem
      RESULTADO SONDAGEM
      FRANÇA
      EMPATE
      PORTUGAL
      Comentários (2)
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      Aspirar à manutenção na Liga A. . .
      2023-09-25 01h42m por alfacinha50
      Portugal com o pior ranking das nações que estão no Grupo A2, em 19º do RM FIFA, confrontado com a França, 5ª desse mesmo RM, se percebeu que diferenças há e que não é só por se desejar, que resultados contra equipas deste nível acontecem.
      Certo é que, de cada um dos Grupos, as duas primeiras classificadas garantem a manutenção na Liga A.
      As terceiras classificadas irão a um play-off.
      Quem ficar em quarto, desce automaticamente à LIGA B.
      Um resultado final...ler comentário completo »
      Pelo menos 1 ponto, pá. . .
      2023-09-25 00h04m por GERRARDandRONALDINHO
      Portugal precisa de começar a conseguir marcar golos nestes grandes jogos. . . França tem a vantagem física/atlética mas de resto Portugal não fica nada atrás. É preciso finalizar.
      A equipa tem de começar a rematar mais (sobretudo Diana, Norton, Jacinto, Telma. . . ) e a terminar mais jogadas, meter medo ao adversário.
      A Diana Silva continua a desperdiçar uma barbaridade de jogadas. . . Se vai partir da direita e recuar tanto para receber bolas, então Portugal precisa de o...ler comentário completo »

      OUTRAS NOTÍCIAS

      CLA 1-1 MAR em direto!
      Começou a 2ª parte. Sai o Marítimo com a bola em seu poder! Acompanhe aqui o Santa Clara x Marítimo em direto e ao minuto, com todas as estat?ticas e as curiosidades mais interessantes.