placardpt
    Benfica em vantagem contra o Marseille

    Espírito de Eriksson durou uma hora

    Numa grande noite europeia na Luz, o melhor momento deu-se ao intervalo. De Paneira a Sheu, passando por Álvaro ou Carlos Manuel, muitas glórias de outros tempos formaram um corredor para homenagear o mítico treinador sueco, a contas com uma doença que lhe permitirá apenas mais uns meses de vida. Sentiu-se emoção, viram-se muitas lágrimas e cantou-se, a plenos pulmões, como se na antiga Luz estivessem os milhares que não arredaram pé. Aí, igualaram-se noites como a que levou os encarnados a uma final europeia, frente ao Marseille. Durante o jogo, o ambiente até pode não ter sido tão infernal, mas esteve a uma boa temperatura. E, em campo, a equipa distanciou-se do adversário.

    A vantagem que as águias levam para o Vélodrome até podia ter sido mais dilatada. Seria, por alguns períodos do jogo, justo que isso acontecesse, só que as águias, contra um adversário a viver momento conturbado (foi a quinta derrota seguida), vacilou quando já não se contava.

    Adeptos desaparecem, equipa aparece

    Schmidt meteu os mesmos de Alvalade @Kapta+
    O mais estranho do começo do jogo foi a debandada que se verificou nas bancadas, nas zonas onde estão os grupos organizados de adeptos do Benfica. Um protesto por questões policiais que tiraram dos setores das claques praticamente toda a gente e desviaram a atenção de muitos. Nem tanto das equipas.

    Nunca se viu Aursnes de olhos para a bancada, mas as zonas ocupadas no campo fizeram com que o Marseille canalizasse para aquele lado alguns dos ataques iniciais. Depois, também pelo corredor central teve algum espaço para situações promissoras. Mas foi só Florentino e João Neves, dupla que se cimenta nesta fase final de época, acertarem o bloqueio para que o Benfica passasse a dominar por completo.

    Sem surpresa, o golo de Rafa chegou, acompanhado de um bom envolvimento de Tengstedt, o avançado que só da baliza se desvia. Voluntarioso, trabalhador e muito dado ao jogo, teve mérito na assistência para o 27, tal como outras ações relevantes que teve - só mesmo frente à baliza não apresentou o mesmo nível.

    Primeira parte teve setor dos NN assim @Kapta+
    No regresso dos balneários, já depois da tal homenagem que deixou em lágrimas grande parte do estádio, deu-se ainda mais Benfica. Embalados pelo espírito de Eriksson, que tanto futebol, vanguardismo e nível deu aos encarnados, os atuais quiseram descobrir desde já um pedacinho de pano com vista às meias-finais. Algo para que o golo de Di María serviria na perfeição, após combinação com Neres. Ou seja, o quarteto ofensivo de Schmidt funcionava em pleno nos golos.

    Só que...

    Se o mérito ofensivo esteve visível, mesmo que com a equipa a poder marcar mais, o defensivo voltou a ser menor. Depois de um longo período sem que os franceses conseguissem ir à baliza de Trubin com perigo (para além de muito diminuídos em termos anímicos), eis que surge o relançamento da eliminatória, num golo de Aubameyang em que António Silva ficou bastante mal na fotografia.

    Regressou alguma intranquilidade, fruto de um período que é negativo, sobretudo pelos resultados, e que deixa a nu algumas debilidades. Renascido, o Marseille voltou a discutir o jogo e o Benfica, até aí bastante capaz coletivamente, regressou ao comum desta época: constantes bolas depositadas em Di María e Rafa Silva, ambos muito desgastados e sem o auxílio que se esperava de João Mário e Marcos Leonardo, entretanto lançados para jogo.

    Vitória e... críticas

    Inesgotável Di María @Kapta+
    A reta final foi típica de um clube a viver uma turbulência, como se escreveu na antevisão. Mais assobios do que aplausos aquando do apito final, por se pretender que a equipa arriscasse mais do que arriscou. O alvo era bem claro: Roger Schmidt, que não demorou muito a sair e que o percebeu ao entrar no túnel, altura em que os assobios se voltaram a ouvir com insistência.

    Uma vez mais, o Benfica ganha vantagem curta em casa. Uma vez mais, vai a França defendê-la.

    U Quinta, 11 Abril 2024 - 20:00
    Estádio do Sport Lisboa e Benfica
    Michael Oliver
    2-1
    Rafa Silva 16'
    Ángel Di María 52'
    Pierre Aubameyang 67'
    Estádio do Sport Lisboa e Benfica
    Lotação64 642
    Medidas105x68m
    Inauguração2003
    FaseQuartos-de-Final
    Mão1ª Mão
    A Chave

    Do nada... Mentalmente, o Marseille estava arrasado e parecia que o Benfica estava mais perto do terceiro, só que, num lance infeliz, as águias deixaram que Aubameyang fugisse e marcasse. Tudo ficou muito diferente do que até então.

    O Árbitro

    Arbitragem regular, sem grandes casos e a deixar jogar.

    O Melhor
    Ele quer mesmo a prova europeia

    Di María até pode ser, aqui e acolá, alvo de esporádica crítica, mas o empenho que tem corará de vergonha muito futebolista que se acha em plena pujança. Corre, finta, remata, pensa, passa, defende (ai se não defende...) como se de um jovem se tratasse. Di María faz jus à máxima de lidar com cada jogo como se do último se tratasse. Devia contagiar mais quem o rodeia...

    O Pior
    Outra vez, António

    Na segunda temporada na equipa principal, António Silva vai-se cimentando ao lado de Otamendi, mas tem corrido muito melhor a nível interno do que externo. Depois das duas expulsões na Liga dos Campeões, agora foi num lance em que tinha de ser mais agressivo e implacável que o português falhou.

    Forma
    Benfica
    2023/2024
    49J
    32V
    9E
    8D
    99-48G
    Marseille
    2023/2024
    43J
    17V
    13E
    13D
    70-54G
    Sabia que...by playmaker stats
    Se contabilizarmos apenas a Europa League sem pré-eliminatórias, o Benfica é a 2.ª equipa com + jogos em casa invicto (29).

    Apenas o M'gladbach conseguiu melhor registo: 35 jogos sem perder, série que começou na estreia na prova em 1972/73 até 1986/87 frente ao Vitória SC.
    O Benfica qualificou-se em 76% das ocasiões que venceu por 2-1 em casa na 1.ª das provas europeias.

    Atenção que o Marseille foi eliminado apenas 1 vez em 4 ocasiões com este resultado fora de casa na 1.ª parte da eliminatória
    O Benfica não perde em casa na Liga Europa há 30 jogos consecutivos. A última derrota aconteceu a 18 dezembro 2008 sob o comando de Quique Flores (vs Metalist)
    Há 11 anos que um jogador do Benfica não marcava 18+ golos nas competições europeias:
    62/26 José Águas
    64/65 Eusébio
    68/69 Torres
    80/81 Nené
    06/07 Nuno Gomes
    13/14 Cardozo
    23/24 Rafa Silva
    Há 11 anos que o Marseille não registava 5 derrotas consecutivas numa temporada.

    Em 2013/14, os franceses acabaram por ficar fora das provas europeias e terminaram a fase de grupos da Champions League só com derrotas.
    O Benfica, na Luz, a contar para a Liga Europa 2023/24 marcou sempre 2 golos.

    Há quatro jogos consecutivos que as aguias não perdem em casa para as provas europeias (2 vitórias e 2 empates)
    O Benfica não perde há 4 jogos frente ao Marseille, só perdeu o primeiro jogo entre as duas equipas na década de 80.

    As águias marcaram pela primeira vez 2+ golos em casa frente ao Marseille.
    O Benfica é a maior vítima de Pierre Aubameyang nas competições europeias com 6 golos marcados:
    3 Dortmund
    2 Arsenal
    1 Marseille
    Pierre Aubameyang quebrou o maior jejum de golos (4 jogos) nos últimos 6 meses.

    Marcou o 10.º golo na Liga Europa, o melhor marcador da edição. Fez o 12.º golo nas provas europeias em 2023/24 pelo Marseille.

    Fotografias(23)

    Liga Europa: SL Benfica x Marselha
    Liga Europa: SL Benfica x Marselha

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    ZH
    AngelEyes
    2024-04-12 22h12m por zhar
    O nagelsman ate podia ser realidade para relançar a carreira. . . neste momento não ha muitas vagas no topo europeu. . . em italia e frança não é para o estilo dele (talvez psg mas parecem apostados em mudança da ultima decada) , espanha só se for o barça que o xavi esta de saida , alemanha não me parece que haja vagas , em inglaterra o united parece apostado em dar carta branca ao ten haag , só se for liverpool ou chelsea (que não me cheira que queira ir para aquele desastre) . . .
    zhar
    2024-04-12 21h55m por AngelEyes
    O Nagelsmann é fora da nossa realidade. Está a treinar a seleção alemã e o foco dele deve-se dirigir para os melhores clubes das principais ligas europeias. O Abel não é extraordinário, mas vejo nele uma personalidade forte e um grande espírito de liderança, para além de ser muito exigente, que é o que o nosso clube precisa. Não me parece ser outro JJ, até porque o Abel não teve todos os recursos que o JJ teve no Flamengo e conseguiu aproveitar muito bem os jovens da formação, incluindo o Endrick.
    ZH
    AngelEyes
    2024-04-12 21h51m por zhar
    Concordo que o mourinho seria uma pessima ideia mas não concordo que o abel seja solução. . ia ser outro JJ quando voltou para cá. . . concordo com o marco silva a 100% e gostava de ver o naglesman
    ZH
    . . .
    2024-04-12 21h49m por zhar
    Em relação ao ody infelizmente não são muitas as pessoas que alem de falarem dos óbvios defeitos conseguem depois falar das muitas qualidades e dos 6 anos de bom nível no benfica e de tudo o que deu . . defendo-o sim. . . ate ederson e oblak tiveram (e teem) defeitos. . . infelizmente uma facção dos adeptos tomou o jogador de ponta . . . é o que é e nem me vou alongar mais nisso
    Benfiquista_N10
    2024-04-12 21h49m por AngelEyes
    Ainda me lembro bem desse lance do Lisandro, acho que até foi com o Yebda. Foi absurdo, deve ter sido o proençinha xD
    Benfiquista_N10
    2024-04-12 21h45m por AngelEyes
    Dos tugas, o meu favorito em termos de futebol jogado é o Marco Silva, de longe. Gosto do Abel, acho que tem o que é preciso para meter o Benfica na linha. O Mourinho é uma péssima ideia, a meu ver. Dificilmente ia dar certo para um projeto a longo prazo e é muito caro, para além do futebol tbm já não ser grande coisa e não ter muito a ver com o Benfica. Dos estrangeiros, gosto do Slot (Feyernoord), do Imanol (Real Sociedad) e do Motta (Bolonha). Também gosto do treinador do Nice, o...ler comentário completo »
    ZH
    Benfiquista_N10
    2024-04-12 21h44m por zhar
    Primeiro. . . os 20 e 30M . . . o futebol e o mundo alteraram completamente nos ultimos 10 anos em relaçao a transferencias. . . nem minimamente é comparavel os jogadores de qualidade mundial que foram comprados nessa altura com os jogadores que o benfica tinha no inicio da decada de 2000. . . depois mais para a frente começaram as vendas dos jogadores da academia potencializados na equipa principal que do que me lembro o JJ pouco teve de merito. . . é famoso os casos de desaproveitamento d...ler comentário completo »
    Angel
    2024-04-12 21h42m por Benfiquista_N10
    Em 2006/7 ou 08, o lisandro simulou puramente na grande area do Benfica, sem ninguém tocar nele, cavou um penalti loooool
    Angel
    2024-04-12 21h39m por Benfiquista_N10
    Caso o Roger seja despedido ( o que não acredito), qual seria a tua melhor opção, abel, mourinho? Marcos Silva? Este último não foi associado.
    Benfiquista_N10
    2024-04-12 21h38m por AngelEyes
    Ahah não percebi
    Benfiquista_N10
    2024-04-12 21h38m por AngelEyes
    Ainda me lembro de um jogo, acho que foi em 2003, em que o Deco pisa um jogador nosso e o nosso é que leva amarelo eheh
    Angel
    2024-04-12 21h37m por Benfiquista_N10
    Sorry xd eu estava a ser irónico ahahah não fiz entender isso sorry xd
    Benfiquista_N10
    2024-04-12 21h35m por AngelEyes
    Então e onde é que eu errei xD? Carta branca! Podiam fazer tudo e mais alguma coisa
    Angel
    2024-04-12 21h28m por Benfiquista_N10
    Carta Branca??? O Porto??? No ano seguinte, anularam aquele peru do Baia. . . mas os putos de hoje em dia não sabem o que é verdadeiramente o "Porto". . . .
    zhar
    2024-04-12 21h26m por AngelEyes
    Sim, eu lembro-me. Ao menos o Jorge Costa foi expulso. Pedir mais naqueles tempos já era pedir a mão toda xD
    Zhar
    2024-04-12 21h26m por Benfiquista_N10
    Mudou a filosofia do Benfica, tu alguma vez vendeste alguém por 20 M por 30 Milhoes e vice versa? Foi com o dinheiro das vendas, que o LFV construiu aquele património. . . . quer gostes ou não, este Benfica que vês hoje, tudo começou com a era JJ. . .


    O trapattoni tinha melhor equipa que os adversários? Loooool o porto dava 10. 0 em termos de plantel do Benfica, o Sporting meio equilibrado, ganhamos por incompetência dos outros dois grandes. . . pior treinador da...ler comentário completo »
    Benfiquista_N10
    2024-04-12 21h23m por AngelEyes
    Ah pensava que estavas a falar sb o Benfica. O Porto naquela altura tinha carta branca para esse tipo de coisas. Eram outros tempos
    Angel
    2024-04-12 21h19m por Benfiquista_N10
    Sim, maior do que esta vergonha, houve jogo sujo e o árbitro não expulsava nada. . .
    Senao te recordas aconselho a colocar no YouTube maior vergonha em portugal
    ZH
    AngelEyes
    2024-04-12 21h17m por zhar
    Sim essa final da taça foi uma vergonha completa. . os jogadores do benfica eram agredidos a torto e a direito e foram verdadeiros herois. . . numa arbitragem minimamente competente o porto tinha acabado o jogo com 8 (ou menos)
    ZH
    Benfiquista_N10
    2024-04-12 21h08m por zhar
    O JJ mudou a filosofia do clube? ilumine-me nessa sua lógica! o JJ que apanhou uma das melhores equipas de sempre do benfica ganhou um titulo na nacional e passou depois 3 anos miseráveis e nos deixou com aquela vergonhosa imagem de se ajoelhar no estadio do dragão. . esse JJ? o mesmo JJ que na 2a passagem pelo benfica foi um desastre completo? esse JJ?

    Em relação ao ody , se não é odio é amor. . . gostam muito do rapaz para andarem sempre com ele na boca. . . e não vale a pe...ler comentário completo »
    Benfiquista_N10
    2024-04-12 21h06m por AngelEyes
    Maior vergonha do que a final da Liga Europa contra o Sevilha? Uau.
    Angel
    2024-04-12 20h58m por Benfiquista_N10
    Não concordo com a parte do "senão fosse o Camacho", depois do trapattoni foi sempre em queda livre, a partir do JJ, o Benfica cresceu. . . Quanto a esta taça, foi a maior vergonhaaaaaa de arbitragem que vi desde que acompanho o Benfica. . . . . . . . . . .
    Benfiquista_N10
    2024-04-12 20h50m por AngelEyes
    E não ganhávamos nada há 8 anos! Aquela TP foi o primeiro título que vi o Benfica a ganhar e foi o Camacho o obreiro. Vai estar sempre na história do Benfica. Não era brilhante, mas o Benfica não precisava disso naquela altura.
    Benfiquista_N10
    2024-04-12 20h48m por AngelEyes
    Sabe Deus o que valeu aquela Taça de Portugal. A última que tínhamos ganhado tinha sido em 96. E foi contra o super Porto do Mourinho. Era uma equipa com muitas limitações, mas com garra e não virava a cara à luta. O Camacho tirou-nos da lama e se não fosse ele, não havia Trapattoni, Koeman ou JJ. Podes crer nisso.
    Zhar
    2024-04-12 20h43m por Benfiquista_N10
    Sabes quem mudou a fisolofia do clube? Jorge jesus aquele treinador que talvez não gostes. . . camacho ganhou 1 taça de pt apenas, fazer dele mais do que parece é que é ignorância. . . . 2004/05 ganhamos um campeonato, logo este argumento dos 10/15 morrem na praia. . . . Ninguém aqui tem ódio ao rapaz, tu fazes dele mais do que ele é, para isso basta ver onde ele anda e se joga. . .

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    com video
    O Moreirense FC fecha a época com chave de ouro, batendo o Estoril Praia por 2-1, com o golo decisivo a ser um remate espectacular de Franco. Os visitantes tiveram ascendente em grande parte do jogo ...