Chico Conceição entrou para decidir

Espalhar brasas e derrubar o Muro

2024/06/18 22:13
ENVIADO ESPECIAL Pedro Jorge da Cunha, em Leipzig:

Esperar que um Muro caia com sopros e festinhas, só nas histórias de encantar. A realidade pedia a agitação de Chico Conceição, o espalha brasas, e teve de ser ele a decidir este Portugal-Chéquia, no sofrimento dos descontos. 

Primeiro toque na bola, cruzamento de Pedro Neto, também lançado tarde e - pensava-se - a más horas, e golo. Porquê tanto tempo para entender o óbvio? 

O futebol moderno exige contundência e crueldade, características dispensáveis numa sociedade de bem, mas fundamentais para uma equipa conquistar o Euro24. 

O lado bom desta Guerra Fria ganha no limite é este: a equipa crescerá em cima da lição de ineficácia e o próprio selecionador perceberá que a qualidade deste grupo desaconselha tanta gente atrás durante tanto tempo. 

Revolução pela Esquerda

Não há volta a dar, não há uma segunda oportunidade para deixar uma boa impressão no primeiro embate. Portugal ameaçou, ameaçou, ameaçou tempo a mais, mas um Muro só cai por vontade do povo. 

Por uma Revolução. Roberto Martínez foi demasiado conservador, mexeu demasiado tarde e nunca desfez os três centrais. Só no limite da espera, nos segundos de desespero, o selecionador apostou na irreverência de Neto e Conceição. 

Difícil de entender. Depois de tanta bola e balas de borracha, o golo salvador. Pela esquerda. Neto a cruzar, um dos milhares defesas checos a falhar e Chico, no sítio certo, a decidir. 

Suspiros de alívio, pela justiça feita, mas também pela dificuldade em perceber o que o jogo há muito pedia. 

Porquê tamanho conservadorismo num jogo em que Portugal era tão superior?

Porquê a manutenção de uma linha de três, que retira um elemento aos dois setores da frente?  

Porquê o adiamento de uma decisão óbvia perante um bloco mais do que baixo dos checos? 

Vitinha e Bruno no comando operacional

O filme desta Revolução tardia é simples. Portugal foi melhor em tudo, durante todo o jogo. Mas encontrou inesperadas dificuldades no mais importante: fazer golos.

Vitinha e Bruno agarraram o jogo pelos colarinhos, fortíssimos com bola, mas foi estranho perceber qual a intenção de Roberto Martínez ao incluir Nuno Mendes no lote de três centrais, com Cancelo a fazer de terceiro médio no processo ofensivo. 

Portugal foi ameaçando aqui e ali, através de arrancadas de Rafael Leão, dois remates de Cristiano e um pontapé de Bruno, mas sabia a pouco. Uma mudança de regime não se faz às custas de conversas e murmúrios com um Muro. E este Muro checo era mais valente do que parecia. 

No primeiro remate a sério à baliza de Diogo Costa, Lukas Provod inaugurou o marcador ao minuto 62 e deixou o bloco português de cabelos em pé. 

O que fazer? 

A noite dos baixinhos

Na primeira medida tomada a partir do banco, Roberto Martínez lançou Gonçalo Inácio (para manter os três centrais) e Diogo Jota. O avançado do Liverpool mexeu, sim, ainda teve um golo anulado, mas só mesmo num autogolo de Hranac a equipa portuguesa foi capaz de celebrar.

Eram tantos checos na zona defensiva, que algum haveria de falhar. 

Empate refeito, o relógio a avançar perigosamente e Roberto Martínez, numa cartada aparentemente já fora de horas, acertou em cheio. Brincou com a sorte, sim, mas foram os últimos trunfos os que decidiram. 

O selecionador terá uma opinião contrária mas, para quem esteve em Leipzig, Portugal foi demasiado compreensivo e conservador quando possuía armas e condições para esmagar a Chéquia. 

Sobra o essencial: três pontos e um Muro destruído. Para que não haja mais barreiras até ao final feliz.  

bwin
U Terça, 18 Junho 2024 - 20:00
Red Bull Arena
Marco Guida
2-1
Francisco Conceição 90'
Lukas Provod 62'
Robin Hranác 69' (p.b.)
Red Bull Arena
Lotação47 069
Medidas105 x 68 m
Inauguração2004
FaseFase de Grupos
JornadaGrupo FJornada 1
Lances Capitais
62´
GOLO Chéquia!
Lukas Provod marca
69´
GOLO Portugal
Robin Hranác marca na própria baliza!
88´
GOLO INVALIDADO Portugal
DIogo Jota ainda consumou a reviravolta, mas Ronaldo, aquando do cabeceamento, estava em fora-de-jogo. O lance acabou anulado pelo vídeoárbitro
90´
+2
GOLO Portugal!
Francisco Conceição marca
A Chave

Neto e Conceição, naturalmente. O desespero, por uma vez, foi salvador. Roberto Martínez sentiu que não havia mais nada para dar no seu plano de jogo e arriscou com os agitadores-mor. Foram eles a derrubar o insensível Muro checo. Tarde, mas a tempo. 

O Árbitro

Noite simples para o juiz italiano, sem problemas de maior. Acertou ao punir Rafael Leão com amarelo, por simulação. Não teve lances de dificuldade máxima para decidir. 

O Melhor
Vitinha + Bruno = paraíso com bola

Vitinha e Bruno Fernandes no meio-campo garantem uma qualidade com bola de que poucas seleções no planeta se podem gabar. Ter bola não é tudo, certo, mas saber o que com ela fazer é meio caminho andado para ter soluções durante os jogos. Faltou mais qualquer coisa no último passe, outra certeza a definir e a decidir. Mas com Vitinha e Bruno, ainda por cima atrás do pé esquerdo de Bruno, a Seleção só pode crescer.

O Pior
Inácio para quê?

Lançar Gonçalo Inácio e manter uma linha de três centrais com Portugal a perder... é uma ideia difícil de entender, para quem está de fora a analisar. Roberto Martínez quereria ganhar largura nas alas com Nuno Mendes mais liberto, mas a equipa gritava por mais uma unidade na frente capaz de perturbar os checos. 

Forma
Portugal
2023/2024
6J
4V
0E
2D
15-9G
Chéquia
2023/2024
5J
4V
0E
1D
14-6G
Sabia que...by playmaker stats
Portugal venceu a Chéquia pela 3.ª vez em Campeonatos da Europa, em 4 jogos
5.ª vitória consecutiva de Portugal frente à Chéquia
2.º Europeu consecutivo que Portugal começa com uma vitória:
2020 Hungria, 3-0
2024 Chéquia, 2-1
Sondagem

RESULTADO SONDAGEM

PORTUGAL
EMPATE
CHÉQUIA

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
EU
Blueonblue
2024-06-20 12h13m por EuNaoSouTroll
Porquê enxovalhar?
Falei em bipolares na distribuição que temos de opiniões, entre adeptos, ambos utilizando os outros para nos comparar. Só te disse que não temos que olhar para os outros para analisar o que vai de bom ou mau na nossa selecção, só isso.

Não quis ofender ninguém, peço desculpa se interpretaste dessa forma.

De resto, não está em causa ser um Euro, é óbvio que há muita mais qualidade do que havia no passado. Em causa estiveram (para m...ler comentário completo »
RC1996
2024-06-20 11h21m por GERRARDandRONALDINHO
Foi o «homem do jogo da UEFA» e então? Um é um valor numérico e outro é uma designação que nem sabemos quem atribuiu - o que é que uma coisa tem a ver com a outra?
Quantas vezes o "Herói do Público" da SportTV não coincide com o "Homem do Jogo" atribuído pelos comentadores e analistas do canal, p. e. ?
E desde quando é que opinião da UEFA é de valor absoluto e final e serve como argumento de autoridade? Com franqueza. . .

Vitinha, para mim, não só não foi quem cu...ler comentário completo »
GERRARDandRONAL DINHO
2024-06-20 10h37m por RC1996
O vitinha foi o homem do jogo da UEFA e tu estás a dizer que o 8 não foi merecido? Meu deus :)
Sou fã do Vitinha mas. . .
2024-06-20 09h42m por GERRARDandRONALDINHO
8 é absurdo. . . Tanto ele como o BF e o Bernardo nunca conseguiram meter o último passe, encontrar o espaço nas costas da defesa checa e falharam inúmeros passes. . .
Vitinha perdeu tempo com bola e, partindo muitas vezes da posição 6 (com bola!), arrastou demasiado as posses de bola PT e tornou o jogo ainda mais lento.

Nuno Mendes, mesmo partindo daquela posição de central-esquerdo em apoio a Pepe, conseguiu fazer um jogo bastante completo tanto defensivamente como...ler comentário completo »
Melhor comentario
2024-06-19 15h54m por CapitaoHaddock
LuckyLuke
Melhor comentario
Roberto Martinez
2024-06-19 15h49m por LuckyLuke
Depois de ler alguns comentários por aqui, que 90% são comentários clubistas. Acho que o Roberto Martinez esteve muito mal.
Pergunto, Porque razão o Roberto Martinez que teve 3 jogos amigáveis e cumpriu toda a qualificação para o Euro24 com esta equipa, porque raio o homem vai inventar na tática e na escolha de jogadores, logo no primeiro jogo do Euro24? mais,
Ele tem jogadores de qualidade elevada, a jogar nas melhores ligas, para todas as posições, porquê andar a jogar...ler comentário completo »
EuNaoSouTroll
2024-06-19 14h28m por Blueonblue
pois! Quando é para enxovalhar as opiniões são válidas, quando é para comparar somos bipolares.

A propósito a Croácia já perde com os "fraquinhos>" albaneses. Ups, estou a ser bipolar!

Isto é um Europeu, não o Campeonato de Portugal.
EU
zyxw_4321
2024-06-19 13h56m por EuNaoSouTroll
Acho que somos é bipolares.
Vê lá que temos tantos users a usar as outras selecções para desculpar o que fazemos, como para criticar o que fazemos.

Eu quero lá saber se a vizinha tem 1 Ferrari, ou se partiu a perna. Nem eu preciso do Ferrari dela, nem me dói nada a mim se ela partir a perna. Não percebo.
EU
Blueonblue
2024-06-19 13h54m por EuNaoSouTroll
Eu posso bem com o que os outros fazem de mal.
Lembrar também, já que estamos focados nos outros e não nos próprios, que a Espanha espetou 3 batatas à Croácia que nos ganhou sem espinhas há pouco tempo (amigável ou não) e que a Alemanha espetou 5 batatas (independentemente da Escócia ser para mim a selecção mais fraca em prova).

Nós temos que corrigir o que nós fazemos de mal, não o que os outros fazem. Agora parecias os adeptos do nosso clube a desculpar as nossas má...ler comentário completo »
So criticos !!
2024-06-19 13h52m por paulosousa19
Se era o Fernando Santos é porque jogávamos à defesa!
Com o Roberto Martinez só inventa etc . . .
Vocês vêm futebol ou pensam que isto é um jogo da Playstation ??
Massacre do inicio ao fim não é fácil para nenhuma equipa jogar contra 11 jogadores num espaço de 25 metros de campo . . . em que te retiraram profundidade e aonde povoaram todas as zonas do campo com mais que um jogodor !!
Portugal ganhou e ganhou bem os Checos nem sequer deram luta marcaram um golo na ...ler comentário completo »
ZY
Toupeiral
2024-06-19 13h52m por zyxw_4321
A galinha da vizinha é sempre melhor que a minha.

A Itália precisou de prolongamento para ganhar à Áustria e de penaltis para passar por Espanha e Inglaterra. Teve uma sorte descomunal na meia final, onde levou um banho de futebol. Tivéssemos sido nós a ganhar com esses desempenhos, e teria sido "à grega".

E o que mais não falta é gente que questiona essa "supremacia" da Argentina contra os Países Baixos ou contra a França.

Por alguma razão, só quando são os outros a ganhar é que têm mérito. Vá-se lá saber porquê.
EU
Toupeiral
2024-06-19 13h49m por EuNaoSouTroll
As 2 não são mutuamente exclusivas.
Sermos frios não nos obriga a jogar mal ou como dizes "impositivamente". Só a tomar melhores decisões. E isso passa por massajar menos egos individuais e obrigar todos a estar a lutar em prol do colectivo que jogar mal.
Em 2026. .
2024-06-19 13h43m por Toupeiral
. . . os brasileiros foram sintéticos e cruéis com a sua sentença inapelável: «Portugal é campeão da Euro Copa. . . à grega!. . . »

Para quando uma selecção impositiva, marcante, com reconhecimento geral pela supremacia do seu futebol como aconteceu com a Argentina em 2022, com Itália em 2021, com França em 2018?!. . .
Lenhadores
2024-06-19 13h23m por AmoFutebolAmoSLB
Para o próximo jog eu colocava o ponta como 3º central descaído, porque o CR7 é bom de cabeça. E colocava o Pepe a ponta de lança, porque o Pepe ganha muitos confrontos no x1.

Colocava também o Nuno Mendes a extremo direito para aproveitar o pé esquerdo, e a defesa esquerdo o Cancelo.

Por fim, testava o Neve À baliza e colocava o Diogo Costa a trinco porque tem bom passe. . . .

Temos tudo para ganhar o torneio, com esta versatilidade, é só colocar as peças nos sítios certos, de modo a surpreender os adversários.
LE
pedrinho_dgl
2024-06-19 12h13m por Lenhadores
Acho que não percebeu.

O problema da entrada do Inácio não foi o Mendes ir para o lugar dele. Foi entrar em central por troca de um lateral, para que o lateral que jogava a central fosse para a lateral. Isto é que não lembra ao careca.

E que tal, mandar apenas o central-lateral subir, e quem sabe, porventura, tirar o tal lateral e meter peso na frente??. . .
Fernando Martinez
2024-06-19 12h10m por keyser_soze
Parece uma possessão à Exorcista; o espirito do Beatão está metido no espanhol.
Vade Retro!!
Jogamos para o lado e para trás 70% do tempo, joga o Grupo Excursionista do Mendes, o Bernardo Silva da Seleção envergonha o gémeo que joga no Manchester City, lá nem na bancada este aparecia. O Gonçalo Inácio na altura em que foi lançado, fez tanto sentido como a Ivete Sangalo a actuar no Reverence Valada.
Enfim, siga a dança!
LE
Não percebo
2024-06-19 12h07m por Lenhadores
Não percebo tanta alegria com a exibição.

Vitória justa mas tirada a ferros num jogo que não teve assim tantas oportunidades. Tanto o mais por vencer fez a Bélgica e levou que contar no seu primeiro jogo.

Verdade que o autocarro não permitia mais e a táctica deu para secar os checos, mas exige-se mais.

GR e centrais estiveram bem, mas esta táctica é tão deslocada da realidade que se viu em algumas jogadas Ruben Dias a centra para a área (!). ler comentário completo »
Equivocos
2024-06-19 11h33m por Blueonblue
tanto do selecionador como dos comentaristas daqui que pelo que leio, são todos da escola do Guardiola!

O selecionador equivocou-se nos centrais. Para quem tem Inácio, António Silva, e até mesmo Danilo, foi adaptar o Nuno Mendes, que mesmo assim fez um belo jogo. E depois as últimas substituições a faltar 4 minutos para o términus da partida fizeram-me lembrar o. . . Sérgio Conceição.

A França e a Inglaterra jogaram bem menos que Portugal! Mas como somos o ...ler comentário completo »
schols18
2024-06-19 11h31m por pedrinho_dgl
E era um 4x3x3/4x2x3x1 em processo ofensivo. Quando Portugal tinha bola o Nuno Mendes abria e o Cancelo ia para o meio campo. Mas em processo defensivo o Nuno Mendes passava para central esquerdo e o Cancelo ficava no flanco esquerdo.
Como Portugal passou quase todo o tempo com bola, a linha de 3 centrais não foi tão evidente.
TI
Portugal
2024-06-19 11h28m por tink
À exceção da demora na última substituição, que deveria ter acontecido 10 minutos mais cedo, compreendo o pensamento do Martinez. No próximo jogo, vamos mudar certamente, mas já o íamos fazer porque Portugal coloca as peças mediante os adversários. Aposto que o próximo 11 será:
Diogo Costa na baliza, como é óbvio.
Na defesa, acredito que vamos voltar ao mais tradicional com N. Mendes, R. Dias, A. Silva e Cancelo, porque o Pepe não me parece que faça 3 jogos seguidos...ler comentário completo »
Jogo
2024-06-19 11h22m por Milhouse-
Um jogo razoável para começar. Um jogo que deu para perceber que Portugal não é candidato a nada, não chega dizer que somos candidatos, é preciso mostrar que somos.

O resultado acaba por ser justo, mais posse de bola, mais oportunidades.

Rafael Leão rende mais a sair do banco.

Roberto Martínez teve sorte com as substituições, mexeu tarde na equipa, mas, deu resultado.

É preciso melhorar para o próximo jogo.
Toupeiral
2024-06-19 11h18m por -Andrezinho-King
Com tanta barbaridade que depositas aqui todos os dias, não te cansas ?!
Tatica
2024-06-19 11h12m por schols18
Como é que o Inácio entrou para a seleção continuar com três centrais se até ele entrar a seleção não jogou com três centrais? Pergunto sinceramente porque não compreendi. Pareceu desde início um 4x3x3.
LE
É aproveitar
2024-06-19 11h09m por Lenhadores
que não vamos ter muitos mais jogos com defesas e GRs como os deste jogo. . .
Nomes vs Equipa.
2024-06-19 11h03m por Sotkio
O onze foi o que se esperava na Selecção Mendes. O problema é que uma equipa não é o conjunto de 11 jogadores mais famosos.

De resto foi Portugal no seu melhor. A sofrer sempre muito mais do que seria de esperar.

Ronaldo já não é letal, preferia ver o Ramos. Bernardo Silva é mesmo BS, é perda de tempo te lo em campo. Se jogarmos o próximo jogo sem eles, vai ser evidente que Ramos e Conceição fazem muito mais mossa aos adversários.